Formulário para viagem de menores de idade!

Postado em 2018-01-10 16:57em Recomendações

Preparar a viagem de avião de crianças sem os pais ficou um pouco mais fácil, já a Anac liberou o formulário para viagem com menor de idade.

Em seu site já é possível encontrar o formulário para autorização de viagem de menores de 12 anos desacompanhados dos pais ou responsáveis em voos nacionais. O documento pode ser preenchido eletronicamente e deve ser impresso e apresentado no embarque.

Para voos nacionais, crianças até 12 anos podem viajar acompanhadas dos pais, de familiar maior de idade até o terceiro grau (comprovado documentalmente o parentesco) ou de pessoa maior de idade com a expressa autorização do pai, mãe ou responsável. A partir de 12 anos, em território nacional, a criança pode viajar desacompanhada e o embarque pode ser feito sem necessidade de autorização. Importante dizer que nenhuma criança menor de 12 anos poderá viajar sozinha. 

FORMULÁRIO
Para preencher o formulário são necessários dados do pai, mãe ou responsável legal; da criança; e do acompanhante maior de idade. Dos primeiros, deve ser incluído nome completo, tipo e número do documento, órgão expedidor e data da expedição, CPF, cidade de residência, telefone de contato e grau de parentesco do viajante.

Sobre a criança, é preciso colocar nome completo, data de nascimento, sexo, naturalidade, número do documento (que pode ser certidão de nascimento, RG ou passaporte), órgão expedidor e data da expedição, bem como a cidade de destino. E, sobre os acompanhantes, deve estar registrado o nome completo, número e tipo do documento, órgão expedidor e data da expedição, CPF, cidade e UF de residência do acompanhante.

Cada autorização impressa é válida somente para um trecho da viagem, ou seja, então atente-se  que uma mesma autorização não vale para ida e volta. No caso do transporte aéreo, a autorização fica retida pela empresa aérea; se a passagem for de ida e volta ou possuir conexões, um novo formulário para cada trecho deve ser apresentado.

Já que a Anac liberou o formulário para viagem menor de idade, para mais informações acesse o site da Anac: clique aqui.

Fonte: Agência Brasil.