#boraviajar? Ative as notificações e receba nossas melhores ofertas. ATIVAR

Bagagem extraviada: O que fazer se perder sua bagagem?

Renata Coelho Mastandrea
Postado em Miércoles 19, Agosto 2020 em Recomendações

Bagagem extraviada: O que fazer se perder sua bagagem?

Você chega ao seu destino, depois de muitas horas de viagem, você vai até a esteira para procurar sua bagagem, espera muito tempo e ela não aparece. Não se desespere e respire fundo que, como tudo, tem solução. Se isso acontecer com você depois de ler esta nota, você vai se livrar de muito estresse, então preste atenção.

Por que as malas foram perdidas?

Os principais motivos pelos quais uma mala pode se perder são os seguintes:

1. Eles a mandaram em outro vôo por engano.

2. Em uma parada curta, a conexão é perdida ou o segundo vôo não chega.

3. Eles colocaram na esteira errada.

Prepare-se

Veja aqui algumas dicas para que, caso isso aconteça com você, consiga resolver o mais rápido possível:

1- Atribua um nome à sua bagagem (se possível dentro e fora), onde aparecem os seus dados pessoais.

2- Guarde muito bem a passagem com o código da sua mala. No momento do envio, eles colam a passagem na sua mala e lhe dão uma cópia do código (muitas vezes colam no seu cartão de embarque). Certifique-se de não perder este tíquete, você precisará dele. Uma dica para quem costuma perder os papéis, é tirar uma foto, para que fique no seu celular caso perca a passagem por algum motivo. Este código permitirá que você rastreie sua mala e saiba onde ela foi digitalizada pela última vez.

3- Contrate um seguro de viagem nele você garante que, em caso de perda, ele o ajudará a rastrear sua mala e o recompensará financeiramente.

Reclame

1- Comunique o incidente no aeroporto:  As companhias aéreas são responsáveis ​​pela perda, deterioração, destruição ou atraso da bagagem que se encontre sob a sua guarda. Corra para o balcão da companhia aérea para relatá-lo. É aí que você terá que mostrar o código a eles e eles rastrearão onde foi feito o check-in pela última vez.

2- Solicite o Relatório de Irregularidade de Bagagem (PIR), antes de sair do aeroporto, para registrar que o acidente foi causado enquanto a mala estava em mãos da companhia aérea e não sua. Eles vão lhe entregar um relatório escrito com o detalhe do atraso e vão pedir um endereço para o qual enviar caso chegue nos próximos dias. Não saia desse balcão sem o PIR. E novamente, tire uma foto dele.

3- Leia as políticas da Companhia Aérea sobre o assunto, que podem ser facilmente encontradas no site da Companhia. Geralmente são semelhantes, embora não sejam exatamente iguais, portanto, você terá que verificar detalhadamente em cada caso. Em geral, todos eles têm um valor de indenização ao passageiro por dia por mala atrasada.

4- Ligue para o seu seguro de viagem O seguro de viagem pode oferecer indenização em caso de: 
- Atraso de bagagem: o seguro cobre as despesas de compra de roupas e itens básicos enquanto sua mala não aparece. Geralmente são $ 100 USD por dia até 3 dias.

- Bagagem perdida ou roubada. Neste caso, pagarão o custo da sua bagagem. As coberturas variam de $ 500 a $ 5.000 USD.

Rastreie sua bagagem

Você pode rastrear o status de sua bagagem no site World Tracer digitando o código de reclamação no PIR e seu sobrenome. Algumas companhias aéreas têm seu próprio sistema de reclamações.

Prazos: A reclamação deve ser feita sim ou sim por escrito à companhia aérea. Os prazos de entrega variam de acordo com o tipo de incidente. Em caso de atraso, o limite é de 21 dias. Se após essas 3 semanas a mala ainda não aparecer, ela será considerada perdida e outra reclamação deverá ser feita à companhia aérea, desta vez por bagagem perdida.

Possíveis cenários

Cenário 1: A bagagem aparece antes dos 21 dias. Pronto, agora você pode aproveitar sua viagem (caso isso aconteça com você na saída) ou relaxar que todas as suas coisas já estão em casa (no caso de acontecer com você retorno). Em 95% dos casos este cenário é cumprido.

Cenário 2: 21 dias se passam e não aparece sua mala. Nesse caso você tem que ir para a reclamação formal onde te fazem preencher um formulário com todos os seus dados e detalhando sua mala e tudo contém na mesma. Também pedirão os recibos de todos os seus pertences, incluindo a própria mala, para determinar o valor monetário de sua bagagem. Se após o fornecimento dessas informações a mala ainda não aparecer, eles avaliarão seu caso e oferecerão uma indenização financeira pelo extravio, que, novamente, dependerá da Política da companhia aérea, bem como de cada caso.

Encontre aqui voos baratos para a sua próxima viagem!




Todos os preços em um só lugar. Faça sua busca!

Origem - Coloque sua cidade, país ou região
Destino - Coloque sua cidade, país ou região
Ainda não defini as datas