Chip Internacional!
Uma das dúvidas mais frequentes para quem viajar ao exterior é sobre como fazer para continuar conectado durante toda a viagem. Isso porque estar conectado é muito importante na hora de usar mapas, procurar endereços ou até mesmo para usar as redes sociais e compartilhar momentos da viagem. O fato é que estar conectado é indispensável nos dias de hoje!
Saber se comprar um chip internacional vale a pena é algo que desperta a curiosidade em grande parte dos viajantes. É por isso que preparamos um post especial mostrando alguns prós e contras de comprar chips para usar em outro país para que você entenda se esse gasto com chip internacional vale a pena ou não. Saiba que essa escolha também depende muito do seu tempo de viagem, do quanto você pretende gastar para isso e qual o conforto que você quer ter. Além disso, depende também da quantidade de internet e pacotes de dados que deseja.
Preparamos um post explicando cada uma das alternativas e mostrando o que vale a pena e o que não vale na hora de contratar um serviço de dados no exterior.
Roaming internacional
Talvez sua primeira ideia para continuar conectado seria usar o pacote de roaming internacional e usar o seu chip e internet brasileiros para estar conectado. O roaming é um serviço disponibilizado pela própria operadora do seu celular para que você consiga fazer ligações e usar a internet de qualquer parte do mundo.
Na teoria essa parece a forma mais simples mas na prática é a mais cara. Um pacote de 10MB de internet podem custar 100 reais e os pacotes de ligação podem ser ainda mais caros.
O que torna esse serviço mais caro é que as tarifas são contadas de minuto em minuto. Porém quando as ligações são para o exterior, uma ligação de 10 minutos tem o custo de uma ligação de 1 minuto. Se o tempo da ligação for de 1 minuto e 10 segundos a tarifa será de 2 minutos.
Compra de chip internacional no Brasil
Algumas empresas também fornecem chips que podem ser entregues na sua casa no Brasil para serem usados fora. Essa opção é mais barata do que contratar o roaming da sua operadora mas ainda assim acaba sendo salgada. Essa opção fornece algum conforto já que você poderá chegar no país usando os dados e navegando na internet.
Comprar o chip internacional vale a pena dessa maneira quando a sua viagem é de alguns dias, assim o plano não sai tão caro e você tem a comodidade de chegar usando o pacote que escolher. Vale lembrar ainda que não precisa de tanta pressa: a maioria dos aeroportos pelo mundo tem serviço de wifi, então você poderá ficar conectado para se comunicar com familiares e até mesmo para contratar transportes por aplicativo.
Compra de chip internacional
Comprar chip internacional vale a pena de modo geral. Isso porque acaba sendo a forma mais barata de continuar conectado. Você precisará apenas comprar o chip com uma operadora local, colocar crédito no número comprado e ativar a linha. Essa forma é a mais barata porém precisará ficar atento quanto ao número novo. Se o seu celular tiver a capacidade para abrigar dois chips, nenhum problema! Mas caso contrário, lembre-se que o número brasileiro ficará guardado.
E onde encontrar o chip internacional
Na maior parte dos aeroportos é possível comprar o chip, ativar a linha, colocar crédito e sair usando ainda no aeroporto. Uma grande comodidade e facilidade. Por isso, pesquise as companhias e operadoras de celular que operam no país de destino.
Caso o aeroporto não conte com esse serviço você poderá pesquisar na internet a loja mais próxima e efetuar a compra.
Essa opção pode ser boa tanto para quem terá estadias curtas como para quem ficará por jornadas mais longas. Direto com a operadora você terá acesso a pacotes promocionais que farão sentido para o tempo da sua viagem e que também serão bons para que você economize!
Atenção: é importante comprar chip direto de lojas de operadoras, assim você não corre o risco de comprar um número que não funcione. Outra coisa importante é ter um celular desbloqueado. Caso isso não aconteça você não conseguirá usar um chip internacional.
Chip internacional vale a pena ?
A resposta é SIM! Se você tiver um aparelho de celular desbloqueado, com toda certeza essa é uma das maneiras mais baratas de se manter conectado por toda sua viagem.
Por: Gabrielle Barbosa