#boraviajar? Ative as notificações e receba nossas melhores ofertas. ATIVAR

Como Tirar Passaporte?

Postado em Terça 6, Agosto 2019 em Recomendações

Tirar o passaporte pode ser parte essencial da viagem. Muitas pessoas tem dúvida se vale a pena realizar o processo para a emissão do documento mas se perguntam: como tirar o passaporte

Por isso, a TurismoCity preparou um post completo explicando cada um dos passos que você precisará realizar para ter o documento em mãos. 

Por que tirar o passaporte 

Nem sempre viajar para o exterior necessita do documento de passaporte. No caso dos Países do Mercosul, ou seja, Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Colômbia, Equador, Peru, Guiana e Suriname, o passaporte não é solicitado. Mas se você deseja ir para outros lugares como Europa e Estados Unidos, o documento é obrigatório. 

Ainda no caso dos Estados Unidos é necessário além do passaporte, tirar o visto. Verifique sempre antes de viajar quais os países exigem essa documentação. Então, vamos começar pelo passaporte!

Mesmo que não seja exigido o passaporte para o lugar que pretende viajar, vale a pena tirar o documento. Ele tem a validade de 10 anos e pode ser usado como documento de identificação fora do Brasil. 

Como tirar o passaporte 

O primeiro passo para tirar o passaporte é entrar no site da Policia Federalir em ‘passaporte’ e depois  em ‘requerer passaporte’. 

Nessa parte você precisará preencher os dados necessários e pagar a GRU, ou seja, a taxa gerada pela Polícia Federal para a emissão do documento. A taxa em 2019 é de 257,25 reais e é a única taxa a ser paga no processo de emissão. 

Depois do pagamento da GRU será liberado o agendamento para o passaporte. Apesar da maior parte do processo ser realizado online através do próprio site da PF, é necessário fazer uma etapa presencial. 

O lugar de atendimento pode ser escolhido por você conforme a disponibilidade de horário e dias do site. 

Dica: os postos de atendimento nas grandes cidades costumam estar sempre cheios, então, caso tenha viagem marcada, realize o agendamento o quanto antes. Assim, além de conseguir um bom dia para se apresentar no posto de atendimento também consegue que o documento fique pronto a tempo! Uma boa alternativa é tentar agendar esse atendimento para tirar o passaporte em cidades menores.

Como tirar o passaporte: documentação 

Um passo extremamente é ter toda documentação em mãos. 

No dia do atendimento presencial irão solicitar alguns documentos que serão recolhidos no dia. Os documentos são:

Comprovante de pagamento da GRU

Sabe aquele documento que você pagou antes mesmo de realizar o agendamento presencial? Então, esse documento é necessário no dia do agendamento então tenha-o em mãos. 

Documento de identidade

Documento de identidade é de extrema importância mas deverá ter, no máximo, 10 anos de emissão. 

Certificado de reservistas

Homens com mais de 19 anos precisam apresentar a documentação de quitação de serviço militar. 

Titulo de eleitor

É preciso apresentar o título eleitoral e também os comprovantes da última eleição, inclusive de segundo turno. Caso não tenha mais os comprovantes é possível tirar no site do Tribunal Eleitoral. O importante é ter a situação regularizada pois em caso da não apresentação dos comprovantes, os agentes olharão no site do Estado para verificar se há pendências eleitorais. Em caso de pendências, a solicitação de passaporte não será realizada.

CPF

Também é necessário o documento para emissão de passaporte.  

Como tirar passaporte: atendimento presencial 

Seguindo nossa dica de procurar terminais em cidades menores (e próximas da sua, claro), os atendimentos serão muito rápidos. Isso porque ele é realizado a partir da hora marcada por você junto com a marcação do dia de atendimento. 

No local pedirão os documentos, você assinará um documento afirmando que os dados estão corretos e também tirará uma foto que vai no documento de passaporte. No dia do atendimento também será coletada as digitais. 

Depois de passar por esse processo irão entregá-lo uma guia. É importante guardá-la com cuidado porque será utilizada para a retirada do documento. Geralmente o passaporte fica pronto de 6 a 12 dias mas não se preocupe: chegará um e-mail avisando que o documento ficou pronto e na maioria dos casos, esse aviso chega antes do prazo determinado.

Você também precisará estar atento quanto ao tempo de retirada. Se o documento não é retirado em 90 dias, três meses, ele é cancelado. 

Atenção: o passaporte não pode ser retirado por outra pessoa! Você precisará estar no posto onde foi atendido com documento de identificação e a guia de retirada. 

Como tirar o passaporte: segunda via 

A verdade é que não existe segunda via para passaporte. E a má notícia é que se o seu passaporte venceu, você precisará passar por todo o processo acima, inclusive um novo pagamento de GRU. 

Aqui é importante ainda que, no dia do atendimento presencial, você apresente o passaporte antigo. Ele será devolvido para você e em caso de visto para entrada em outros países que estejam no passaporte antigo, precisará ser apresentado juntamente com o novo passaporte. 

E aí, aprendeu como tirar o passaporte? Agora é só realizar o processo e ficar de olho nas nossas promoções para fazer aquela viagem que você sempre sonhou!

Por: Gabrielle Barbosa


Origem - Coloque sua cidade, país ou região
Destino - Coloque sua cidade, país ou região
Ainda não defini as datas
Comparar Turismocity com:
Viajanet
SubmarinoViagens