Renata Coelho Mastandrea

Conecte SUS: Como emitir o certificado de vacinação da Covid-19

Atualizado em Lunes 6, Septiembre 2021 Postado em Lunes 6, Septiembre 2021 em Noticias

Você sabia que você pode emitir o seu certificado de vacinação da COVID-19 em inglês, espanhol e português? Neste post vamos ensinar o passo a passo de como emitir o certificado de vacinação da COVID-19 no app ConecteSUS

Com as fronteiras de alguns países abrindo, ter este documento traduzido em mais idiomas vai facilitar ainda mais a entrada de brasileiros em países que já estão recebendo brasileiros 100% vacinados. 

Todas as pessoas 100% vacinadas contra a covid-19 (duas doses ou dose única no caso do imunizante da Janssen), podem emitir o seu emitir o certificado de vacinação contra a COVID-19 em 3 idiomas. O recurso já está disponível no aplicativo ConecteSus, do Ministério da Saúde. 


 

Conecte SUS: Como emitir o certificado de vacinação da Covid-19

Foto reprodução: cajamar.sp.gov.br

Como emitir o certificado de vacinação da COVID-19? 

Para emitir a carteira de vacinação digital, você deve acessar o site ou aplicativo do ConecteSUS, disponível na Play Store (Android) e na Apple Store (IOS).  

Ao realizar o login, é possível ter acesso ao histórico de exames, consultas e serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). 

No campo da vacina, a plataforma disponibiliza as informações sobre o imunizante aplicado, a data de vacinação, lote de fabricação e também é possível gerar um certificado digital com QR Code para quem tomou apenas a 1ª dose da Coronavac, Astrazeneca e Pfizer, o certificado é gerado em português. Já para quem tomou as 2 doses, há opção de mudar o idioma para inglês ou espanhol. 

 

Veja o passo a passo de como emitir o certificado de vacinação da COVID-19 

Passo 1: No site do ConecteSUS você vai precisar criar uma conta no site gov.br - Feito isso basta clicar em Vacinas, conforme sinalizado na imagem abaixo. Nós optamos em fazer diretamente do desktop. No App o caminho é o mesmo. 

 

 

Passo 2: NÃO clique em Carteira de Vacinação Digital, pois nessa página sairá apenas a versão em português). Você deve clicar nos quadrados das doses, como sinalizamos

 

 

Passo 3: Nessa tela, você vai clicar no quadrado azul em Certificado de Vacinação
 

 

Passo 4: No topo da tela, é possível clicar na bandeira correspondente do idioma que você gostaria de gerar o comprovante: português, inglês ou espanhol. Feito isso, é só gerar os PDFs que será emitido o seu certificado de vacinação contra a COVID-19.
 

 

Feito isso, o certificado de vacinação da COVID-19 é emitido em formato PDF e pode ser baixado direto do app pelo usuário do serviço. No comprovante constam os dados pessoais e as informações sobre a fabricante das vacinas aplicadas nas duas doses, além da data de criação do documento.

 

Modelo Certificado - Foto: Reprodução


 

Como usar o ConecteSUS? 

O cadastro no Conecte SUS é simples, feito em poucos minutos com número do CPF ou da Carteira Nacional de Saúde. Basta entrar na loja de aplicativos do seu celular ou tablet e fazer o download de forma gratuita. O registro também pode ser feito em qualquer computador com acesso à internet através do site conectesus-paciente.saude.gov.br – pelo portal, o usuário também consegue acessar a ferramenta. O formato digital permite que os brasileiros consultem todas as vacinas aplicadas nas redes pública e privada – não só a da Covid-19 – deixando para trás as antigas carteirinhas de vacinação de papel, que podem sofrer rasuras ou até serem perdidas com o tempo.

Quanto tempo demora para as informações da vacina constarem no ConecteSUS?

Normalmente em torno de 7 dias ou até antes. A responsabilidade pelo cadastro das informações da vacina na plataforma do ConecteSUS é do posto de saúde que aplicou a vacina. Caso não apareçam as informações na plataforma do ConecteSUS após 7 dias, sugerimos que você entre em contato com o posto de saúde que aplicou a(s) sua(s) dose(s) da vacina e peça para que eles realizem o cadastramento.

Veja também:

Encontre passagens aéreas e hotéis 

Saiba quais são os requisitos para entrada no Brasil

Países abertos para os brasileiros e requisitos

Onde fazer o teste RT-PCR fora do Brasil 

Passagens aéreas 

Origem - Coloque sua cidade, país ou região
Destino - Coloque sua cidade, país ou região
Ver datas mais baratas
1 passageiro, econômica

Você quer ser o primeiro a saber quando houver voos baratos??