Dinheiro ou cartão?
Dinheiro ou cartão?
Uma das principais dúvidas de quem viaja para o exterior é em relação a como fazer o pagamento em outros países o que compensa mais? Levar dinheiro em espécie ou usar cartão de crédito ou débito? Qual seja sua opção para a viagem é importante saber que sempre pagamos taxas, cabe pesar o que vale mais a pena ou não.
IOF
O IOF é o Imposto sobre Operações Financeiras e é um imposto federal pago por pessoas físicas e jurídicas ao efetuarem operações de crédito, câmbio, seguros ou operações de títulos e valores mobiliários.
Ou seja: fazer um empréstimo, comprar dólares para viajar, fazer saques com o cartão de crédito, fazer algum investimento… O IOF cobrado varia conforme o tipo de operação financeira e o valor dessa operação.
Dinheiro
Uma das opções é levar dinheiro em espécie. Para fazer isso, nossa dica é ficar sempre de olho na cotação da moeda que vai comprar e se possível ir fazendo pequenas compras para não correr o risco de ter um aumento de cotação e você acabar saindo no prejuízo.
De qualquer modo, mesmo comprando dinheiro em espécie acabamos pagando taxas de IOF. A taxa aplicada para esse tipo de transação é de 1,1%. Ou seja, além da cotação, é preciso agregar ao valor pago a taxa de IOF.
Vantagens de comprar dinheiro em espécie
- Controlar melhor o dinheiro. Quando você tem um montante em mãos e pode gastar apenas aquilo que está com você, fica mais difícil perder o controle.
- IOF melhor em relação ao usado com cartões de crédito e débito.
Desvantagens de comprar dinheiro em espécie
-A verdade é que andar com grandes montantes de dinheiro não é nada seguro.
- Cotação flutuante. A cotação pode mudar em pouco tempo então não é possível ter uma noção de qual valor pagar na moeda amanhã, por exemplo.
- Notas falsas. Por isso indicamos sempre comprar dinheiro em casas de câmbio autorizadas. Em outras casas de câmbio é muito comum que o dinheiro entregue seja falso.
- Sobra de dinheiro. Você pode ficar com dinheiro no final da viagem e precisar comprar reais de novo, o que pode te deixar em desvantagem.
Cartão de crédito ou débito
A primeira coisa a se fazer se você pretende usar seu cartão no exterior é desbloquear essa função. Na maioria dos bancos é possível fazer isso pelo aplicativo ou pelo site. De qualquer forma, o cartão só poderá ser utilizado com função de uso no exterior desbloqueada.
O IOF aplicado para comprar com cartão de crédito ou débito no exterior é de 6,38% sobre o valor gasto em moeda estrangeira. Bem mais do que a taxa aplicada para compra de moeda em espécie. Além disso, o calculo leva em conta o câmbio do dia.
Algo que merece uma atenção especial é referente ao saque no exterior. Além da taxa de IOF é cobrada uma taxa de transação do seu próprio banco e do banco que facilita esse serviço. Dessa maneira, é importante saber com o seu banco o valor de cada taxa aplicada para ter certeza se vale a pena ou não.
Vantagens de Cartões de crédito ou débito
- Muito mais segurança.
- A cotação cobrada é do dólar comercial e não turismo. O turismo, que compramos em espécie, é sempre mais caro.
- Comodidade. Depois de desbloquear a função internacional você não precisa se preocupar com mais nada.
Desvantagens de Cartões de crédito ou débito
- é muito fácil perder o controle financeiro. Com o cartão de crédito podemos perder a noção dos gastos.
- Taxas são altas.
- Alguns serviços e estabelecimento aceitam apenas dinheiro.
Conclusão
O mais indicado é comprar um pouco de dinheiro em espécie para serviços como táxis e outros e usar o cartão de crédito somente para compras maiores e outras necessidades. De qualquer maneira, antes de viajar, procure o gerente da sua conta para saber todas as taxas cobradas em transações internacionais.