Gabrielle Barbosa

Fileteado Portenho, arte decorativa e popular de Buenos Aires

Atualizado em Jueves 12, Agosto 2021 Postado em Jueves 12, Agosto 2021 em Recomendações de viagem

Se você já viajou para Buenos Aires, é provável que tenha reparado em um tipo diferente de pintura nas fachadas de bares e restaurantes, na escrita de nomes de comércios e até mesmo nos transportes públicos. Essa arte que mistura cores, contrastes, linhas, sombras e simetria é o chamado Fileteado Portenho. Reconhecido como Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO, o Fileteado Portenho: A arte decorativa e de Buenos Aires faz parte da paisagem urbana da cidade. 

 

Casa em Buenos Aires pintada com a arte do fileteado portenho.
Fileteado Jean Jaures Tulio Ovando.

 

Fileteado Portenho: a arte decorativa e popular de Buenos Aires.

O que é o Fileteado Portenho em Buenos Aires?

O Fileteado Portenho é um tipo de arte decorativa e popular declarada em 2006 como Patrimônio Cultural de Buenos Aires e, desde 2015, Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO. Surgiu no final do século XIX em Buenos Aires com a chegada de imigrantes, principalmente italianos, e tinha como objetivo ser uma arte decorativa rápida e elegante.

As primeiras pinturas eram feitas em paredes, portas, quadros e até mesmo em transportes públicos e carros de carga. Com a alta disseminação dos desenhos, o governo federal argentino proibiu que a arte fosse reproduzida em automóveis. A proibição não parou os artistas, logo trataram de arrumar novas superfícies e os desenhos continuaram sendo feitos por toda Capital Federal Argentina.

Hoje, essa arte popular conta com uma exposição permanente no Museo de la Ciudad em Buenos Aires e dia 14 de setembro é comemorado o dia do Fileteado Portenho em honra ao dia 14 de setembro de 1970, quando aconteceu a primeira exposição dedicada inteiramente a esse tipo de pintura.

Passagens aéreas para Buenos Aires 

hotéis em Buenos Aires
 

História do Fileteado Portenho em Buenos Aires

De origem humilde e popular, o desenvolvimento do fileteado portenho foi produto do impulso dos imigrantes italianos que chegaram por volta do final do século XIX. Eles utilizaram o fileteado para decorar suas carroças; primeiro, com mínimos detalhes; depois, incorporando as iniciais de seus donos. 

Com os anos adicionaram a sua iconografia pássaros e flores de acanto, entre outras coisas. Finalmente, elaboraram um manual com normas sobre o equilíbrio e os elementos, além de aperfeiçoarem seus traços e materiais. Assim, o fileteado passou a embelezar caminhões e os colectivos (ônibus da cidade) e os próprios motoristas começaram a competir para serem os donos da locomoção mais artística.

O contexto social de sua origem é semelhante ao do próprio tango: a crescente classe trabalhadora do século XIX, com suas carroças, mercados e uma imigração que transformava os habitantes em cidadãos. Hoje suas cores vivas e terminações florais evocam a nostalgia de qualquer portenho.

Sua popularidade cresceu por causa do turismo do tango e, na atualidade, é utilizado para expressar o que é genuinamente portenho. Tanto que, a UNESCO o declarou Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade em 2015.

 

Ônibus com a pintura de fileteado em Buenos Aires. Patrimônio da Unesco.
Fileteado Portenho, arte decorativa e popular de Buenos Aires

 

Onde encontrar o Fileteado Portenho em Buenos Aires?

Os bairros de San Telmo, Abasto, Boedo e La Boca eram os mais procurados pelos imigrantes para residir e por isso, se tornaram os principais bairros onde a arte fileteada é encontrada. As pinturas são encontrada desde grandes painéis até a pequenas placas de rua e números de casa.

Na linha B, a estação Carlos Gardel você encontra obras dos fileteadores Andrés Compagnucci  e León Untroib. Na linha E, a estação Boedo conta com a assinatura de Pedro Cuevas. Já na estação Corrientes, da Linha H, Enrique Santos e Carlos Gardel são homenageados por Jorge Muscia e Alfredo Martínez.
 

Faça o tour Fileteado Portenho com a 054 travel.

Como é tour Fileteado Portenho?

O tour realizado pela 054 travel tem duração de cerca de 4 horas no total, contando as caminhadas no bairro, paradas e também a aula de fileteado. Os passeios são realizados com guia e tem a possibilidade de ser em espanhol, inglês ou português. Além disso, o café da manhã tradicional argentino, com duas medialunas e café puro ou café com leite, está incluído no Bar El Federal. 

Segundo a agência, não há um número mínimo de pessoas para a realização do tour e ainda é possível fazer privativo com a família. Todos os materiais para a aula de fileteado portenho também estão incluídos. 

De modo geral, a experiência de fazer um tour específico para aprender sobre o fileteado portenho e ainda ter uma aula para aprender um pouco de suas técnicas e colocar em prática pintando é uma imersão profunda na cultura e um passeio diferente e interessante. A experiência será marcante na sua viagem para Buenos Aires!  

O Fileteado Porteño Tour 054, carrega o slogan “um clássico como o tango” e tem como objetivo a verdadeira imersão na arte popular. O tour começa por San Telmo, um dos bairros que abrigou, e até hoje abriga, muitos imigrantes. O ponto de partida é o Bar El Federal onde é possível ver as primeiras artes fileteadas do passeio. 

 

O Fileteado Portenho é um tipo de arte decorativa e popular declarada em 2006 como Patrimônio Cultural de Buenos Aires.
Arte decorativa pintada a mão por imigrantes italianos, em Buenos Aires. 

 

Bar El Federal 

O ponto de partida desse tour está localizado nas ruas Carlos Calvo e Perú, em San Telmo. O bar El Federal tem mais de 150 anos e é um dos símbolos de San Telmo. É considerado bar notável pelo Ministério de Cultura da Cidade de Buenos Aires. Seu interior de madeira é decorado com diversas placas seguindo estilo do filetes, os avisos publicitários do século passado e outros detalhes são parte da sua coleção de peças únicas. 

Iglesia San Pedro Telmo

Uma das paradas é a Iglesia San Pedro Telmo onde, no seu interior, diversas peças sacras são pintadas em quadros de fileteados. É o caso da imagem do Papa, de Jesus Cristo e outras figuras religiosas importantes. San Pedro Telmo é conhecido como padroeiro dos estrangeiros e por isso, a igreja se tornou importante ponto para os moradores.

Casas de artistas 

O tour recorre pelas casas de importantes artistas fileteadores como Martiniano Arce, Juan Carlos Castagnino,  Jorge Muscia e Alfredo Genovese. O passeio também passa por casas de pessoas importantes da época como por exemplo Estevan de Luca, um militar e poeta que faleceu em 1972 e que a fachada de sua casa permanece inalterada. 

Mercado de San Telmo 

Mais uma parada importante do tour. É um mercado construído em 1987 e importante para a economia de San Telmo, principalmente na época dos imigrantes. No lugar é possível experimentar pratos argentinos como empanadas, choripans, vinhos e doce de leite. A arquitetura é de inspiração italiana. 

Casa de Catalunya 

Na Casa Catalunya, , funciona uma biblioteca, um teatro e um restaurante. Essa é mais uma representação da mistura de etnias em Buenos Aires. No lugar é possível experimentar comidas espanholas e aproveitar uma exposição de arte. 

 

Buenos Aires e o fileteado portenho.
Fileteado Portenho: A arte decorativa e de Buenos Aires faz parte da paisagem urbana da cidade. 

 

Associação dos fileteadores – Hora de colocar a mão na massa!

Esse é, com certeza, o ponto alto do passeio! É o momento de colocar as mãos na massa e fazer sua própria arte fileteada. Isso acontece sobre a coordenação de um artista fileteador que irá apresentar os passos para uma obra típica da cultura argentina. Nessa parada, o fileteador explica sobre a diferença dos pincéis e técnicas usadas pelos artistas. É uma maneira de mergulhar em uma cultura de forma divertida e completa. Depois de fazer a sua própria obra fileteada, você pode ficar com a lembrança e levá-la para casa!
 

Para dicas e roteiros de Buenos Aires, recomendamos o My Little Buenos Aires 

Origem - Coloque sua cidade, país ou região
Destino - Coloque sua cidade, país ou região
Ver datas mais baratas
1 passageiro, econômica

Você quer ser o primeiro a saber quando houver voos baratos??