#boraviajar? Ative as notificações e receba nossas melhores ofertas. ATIVAR

Fileteado Portenho!

Postado em Quarta 11, Setembro 2019 em Recomendações

Se você já viajou para Buenos Aires, é provável que tenha reparado em um tipo diferente de pintura nas fachadas de bares e restaurantes, na escrita de nomes de comércios e até mesmo nos transportes públicos. Essa arte que mistura cores, contrastes, linhas, sombras e simetria é o chamado Fileteado Portenho

O que é o Fileteado Portenho

O Fileteado Portenho é um tipo de arte decorativa e popular declarada em 2006 como Patrimônio Cultural de Buenos Aires e, desde 2015, Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO. 

Surgiu no final do século XIX em Buenos Aires com a chegada de imigrantes, principalmente italianos, e tinha como objetivo ser uma arte decorativa rápida e elegante. 

As primeiras pinturas eram feitas em paredes, portas, quadros e até mesmo em transportes públicos e carros de carga. Com a alta disseminação dos desenhos, o governo federal argentino proibiu que a arte fosse reproduzida em automóveis. A proibição não parou os artistas, logo trataram de arrumar novas superfícies e os desenhos continuaram sendo feitos por toda Capital Federal Argentina. O Fileteado Portenho nasceu na mesma época que o tango e os dois se tornaram grandes representantes da cultura do país. 

Hoje, essa arte popular conta com uma exposição permanente no Museo de la Ciudad em Buenos Aires e dia 14 de setembro é comemorado o dia do Fileteado Portenho em honra ao dia 14 de setembro de 1970, quando aconteceu a primeira exposição dedicada inteiramente a esse tipo de pintura. 

Principais bairros do Fileteado Portenho

Principalmente os bairros que receberam os maiores fluxos de imigrantes são os que tem os maiores números de representações desse tipo de arte. No final do século XIX era comum a chegada de 4 barcos com cerca de 1500 imigrantes cada em Buenos Aires. Todas essas pessoas buscavam melhores qualidades de vida e oportunidades de trabalho no porto. 

Os bairros de San Telmo, Abasto, Boedo e La Boca eram os mais procurados pelos imigrantes para residir e por isso, se tornaram os principais bairros onde a arte fileteada é encontrada. As pinturas são encontrada desde grandes painéis até a pequenas placas de rua e números de casa. 

De forma geral, havia uma competição entre os pintores da arte para ver quem fazia as pinturas mais bonitas e chamativas e havia uma variedade de superfícies onde as artes eram empregadas.  

Tour Fileteador Portenho – 054 travel

Apesar de ser um dos maiores representativos da expressão cultural e artística argentina, não havia um passeio turístico que pudesse apresentar essa arte para estrangeiros e argentinos interessados em conhecer a história dos fileteados. Pensando nisso, a 054 travel criou um tour para fornecer essa experiência. O Fileteado Porteño Tour 054, carrega o slogan “um clássico como o tango” e tem como objetivo a verdadeira imersão na arte popular. 

O tour começa por San Telmo, um dos bairros que abrigou, e até hoje abriga, muitos imigrantes. O ponto de partida é o Bar El Federal onde é possível ver as primeiras artes fileteadas do passeio. 

Bar El Federal 

O ponto de partida desse tour está localizado nas ruas Carlos Calvo e Perú, em San Telmo. O bar El Federal tem mais de 150 anos e é um dos símbolos de San Telmo. É considerado bar notável pelo Ministério de Cultura da Cidade de Buenos Aires. Seu interior de madeira é decorado com diversas placas seguindo estilo do filetes, os avisos publicitários do século passado e outros detalhes são parte da sua coleção de peças únicas. 

Iglesia San Pedro Telmo

Uma das paradas é a Iglesia San Pedro Telmo onde, no seu interior, diversas peças sacras são pintadas em quadros de fileteados. É o caso da imagem do Papa, de Jesus Cristo e outras figuras religiosas importantes. San Pedro Telmo é conhecido como padroeiro dos estrangeiros e por isso, a igreja se tornou importante ponto para os moradores. 

Casas de artistas 

O tour recorre pelas casas de importantes artistas fileteadores como Martiniano Arce, Juan Carlos Castagnino,  Jorge Muscia e Alfredo Genovese. O passeio também passa por casas de pessoas importantes da época como por exemplo Estevan de Luca, um militar e poeta que faleceu em 1972 e que a fachada de sua casa permanece inalterada. 

Mercado de San Telmo 

Mais uma parada importante do tour. É um mercado construído em 1987 e importante para a economia de San Telmo, principalmente na época dos imigrantes. No lugar é possível experimentar pratos argentinos como empanadas, choripans, vinhos e doce de leite. A arquitetura é de inspiração italiana. 

Casa de Catalunya 

Na Casa Catalunya, , funciona uma biblioteca, um teatro e um restaurante. Essa é mais uma representação da mistura de etnias em Buenos Aires. No lugar é possível experimentar comidas espanholas e aproveitar uma exposição de arte. 

Associação dos fileteadores – Hora de colocar a mão na massa!

Esse é, com certeza, o ponto alto do passeio! É o momento de colocar as mãos na massa e fazer sua própria arte fileteada. Isso acontece sobre a coordenação de um artista fileteador que irá apresentar os passos para uma obra típica da cultura argentina. Nessa parada, o fileteador explica sobre a diferença dos pincéis e técnicas usadas pelos artistas. É uma maneira de mergulhar em uma cultura de forma divertida e completa. Depois de fazer a sua própria obra fileteada, você pode ficar com a lembrança e levá-la para casa! 

O tour 

O tour realizado pela 054 travel tem duração de cerca de 4 horas no total, contando as caminhadas no bairro, paradas e também a aula de fileteado. Os passeios são realizados com guia e tem a possibilidade de ser em espanhol, inglês ou português. Além disso, o café da manhã tradicional argentino, com duas medialunas e café puro ou café com leite, está incluído no Bar El Federal. 

Segundo a agência, não há um número mínimo de pessoas para a realização do tour e ainda é possível fazer privativo com a família. Todos os materiais para a aula de fileteado portenho também estão incluídos. 

De modo geral, a experiência de fazer um tour específico para aprender sobre o fileteado portenho e ainda ter uma aula para aprender um pouco de suas técnicas e colocar em prática pintando é uma imersão profunda na cultura e um passeio diferente e interessante. A experiência será marcante na sua viagem para Buenos Aires!  


Origem - Coloque sua cidade, país ou região
Destino - Coloque sua cidade, país ou região
Ainda não defini as datas
Comparar Turismocity com:
Viajanet
SubmarinoViagens