#boraviajar? Ative as notificações e receba nossas melhores ofertas. ATIVAR

Governo estuda permitir operação conjunta da Azul, Gol e Latam.

Renata Coelho Mastandrea
Postado em Martes 21, Abril 2020 em Recomendações

Foi divulgado pela agência Reuters que o Governo Federal avalia uma alternativa para as companhias aéreas brasileiras impactadas pela pandemia de Covid-19, enquanto a ajuda financeira do BNDES está em negociação. A ideia é permitir que as empresas operem voos conjuntamente, aproveitando a queda na demanda, durante o coronavírus. 

Segundo a Reuters, a proposta está em discussão pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e pelo Ministério de Infraestrutura.

“O que se estuda é: em vez das três voarem uma mesma rota com voos vazios, elas poderiam se juntar, oferecer um voo só”, disse uma das fontes. “É um forma de você otimizar as rotas mínimas para continuar operando. A maioria das capitais já está com um voo só. E isso é uma alternativa temporária enquanto durar o tempo de crise. A demanda continua baixa e hoje não tem competição no Brasil”, acrescentou a fonte.

Uma segunda fonte disse que a proposta não vai prejudicar a concorrência. “Não é cartel, nem code share. É otimização. As três (Gol, Azul e Latam) vão vender bilhetes iguais, mas vão operar um voo só. Cada uma vai vender o seu.”

Procurada pela Reuters, a Abear, associação que reúne Latam e Gol, informou que não comenta negociações entre as empresas e as autoridades competentes.

As fontes não deram um prazo para uma possível implementação do plano, mas as companhias aéreas têm pressa diante das consequências econômicas da pandemia sobre o setor.

Fonte: Reuters




Todos os preços em um só lugar. Faça sua busca!

Origem - Coloque sua cidade, país ou região
Destino - Coloque sua cidade, país ou região
Ainda não defini as datas