Guia Rio de Janeiro!

O Rio de Janeiro é uma das cidades mais visitadas por turistas estrangeiros no Brasil. E não é pra menos, a cidade tem lindas praias, e atrações turísticas muito conhecidas como o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor. Além disso, muitos turistas procuram a cidade para aproveitar uma das festas de Carnaval mais famosas do país!
A história do Rio de Janeiro
Você sabia que o Rio de Janeiro já foi a capital do Brasil? A cidade do Rio de Janeiro foi a primeira sede do governo português porque o porto da cidade se tornou o principal para a distribuição de ouro e diamante. A importância foi tanta que, mesmo depois da independência do Brasil, a cidade continuou sendo a capital do país. Com a inauguração de Brasília, em 1960, o Rio de Janeiro passou a ser a capital do estado do Rio de Janeiro.
Uma curiosidade é que o estado do Rio de Janeiro tem a maior produção de petróleo do país. O estado do Rio de Janeiro é o menor estado da região sudeste mas é o terceiro estado mais populoso do país, atrás de São Paulo e Minas Gerais.
E é na cidade do Rio de Janeiro que acontece o Carnaval mais famoso do Brasil. Os desfiles de escolas de samba mais importantes acontecem no Sambódromo, um espaço com capacidade para 60 mil pessoas e que foi construído a partir de um projeto do famoso arquiteto Oscar Niemeyer.
Aeroportos no Rio de Janeiro
A cidade possui dois aeroportos preparados e equipados para receber turistas de toda parte do Brasil e do mundo. Os aeroportos são o Aeroporto do Rio de Janeiro – Antônio Carlos Jobim, conhecido como Tom Jobim ou Galeão e Aeroporto Santos Dumont.
Recentemente, os dois aeroportos passaram por melhorias então estão prontos para garantir uma boa estrutura para os turistas de qualquer parte.
O Aeroporto Santos Dumont tem uma localização privilegiada e é tombado, considerado patrimônio do estado por ter uma bela arquitetura, além de vista para o mar e para o Pão de Açúcar. O Santos Dumont está no centro do Rio e pouco mais de 10 km de Copacabana e aproximadamente 20 km de Ipanema e Leblon.
O Galeão ou Tom Jobim foi construído principalmente para os voos internacionais. O aeroporto Galeão é maior que o Santos Dumont e concentra os voos internacionais do Rio e também diversas rotas domésticas. O Santos Dumont realiza apenas voos domésticos.
De qualquer maneira, os dois aeroportos possuem estrutura e diversas opções de transporte tanto público como particular para os turistas vindos de todas as partes.
Transporte no Rio de Janeiro
No Rio de Janeiro é muito comum a utilização do transporte público tanto para moradores locais como para turistas. O metrô é uma das formas de transporte mais indicadas na cidade por ser um deslocamento rápido e eficaz.
Metrô: para o deslocamento para pontos turísticos e a zona sul do Rio de Janeiro, o metrô é o meio de transporte mais indicado.
#Dica: baixe o aplicativo do metrô para ter acesso às rotas. O aplicativo está disponível para Android e IOS.
Ônibus: há muitas linhas de ônibus no Rio de Janeiro e esse é uma das formas de transporte mais comuns na cidade. Muitas linhas de metrô fazem integração com linhas de ônibus para complementar um trajeto sem que o passageiro precise pagar mais por isso.
#Dica: só fique atento, por questão de segurança, ao trajeto que a linha faz. Também procure sempre fugir das horas de maior movimento onde o ônibus pode estar muito lotado e a viagem pode ser muito desconfortável.
Táxi/ transporte por aplicativo: essa é uma alternativa que pode estar entre as mais econômicas e confortáveis. Como o Rio de Janeiro é uma cidade grande e que recebe muitos turistas é fácil conseguir táxi ou carro por aplicativo.
#Dica: lembre-se sempre, quando for pedir transporte por aplicativo, verificar a placa, o modelo do carro e conferir a foto do motorista indicada no aplicativo. Quando for usar o táxi, procure sempre por carros sinalizados.
Bike Rio: como em diversas cidades do Brasil e do mundo, é possível alugar uma bicicleta disponibilizada em parceria do Itaú e prefeitura da cidade. A alternativa, além de saudável e econômica, pode ser boa ideia para quem gosta de passear nos calçadões das praias. As viagens devem ser de uma hora, mas se você quiser ficar mais tempo com a bicicleta é só aguardar alguns minutos e pegar uma bicicleta de novo sem taxas extras. O importante é não deixar exceder o tempo máximo de uma hora para não pagar multa.
#Dica: Para pegar as bicicletas, baixe o aplicativo Bike Rio para saber as estações mais próximas e disponibilidade de bicicletas.
Patinete: os patinetes, assim como as bicicletas, funcionam como um aluguel e são opões para quem deseja passear pelo Rio com agilidade. Vale lembrar que os patinetes devem ser conduzidos nas ruas e não nas calçadas. Também é recomendado o uso de capacetes mas não há punições para quem não usa o equipamento de segurança. Os patinetes só podem ser usados por pessoas maiores de 18 anos.
#Dica:
Temperatura Rio de Janeiro
O Rio de Janeiro é uma cidade que faz calor o ano inteiro e dificilmente as temperaturas estão menores que 20 graus. No verão, alta temporada, é muito comum que as temperaturas ultrapassem os 40 graus.
O mês mais quente é janeiro e nesse mês também pode haver dias de chuva intensos. O verão no Rio de Janeiro coincide com Ano Novo e Carnaval, então, se você for viajar para o Rio nessa época, se prepare para usar protetor solar e para ver a cidade cheia!
Na primavera e outono as temperaturas são mais amenas mesmo com dias ensolarados. Além disso, de abril a agosto as chuvas diminuem.
O inverno no Rio de Janeiro pode ter temperaturas mais baixas, fazendo os dias mais frios alcançarem a marca dos 15 graus, o que para os cariocas, pode ser muito frio! Mas é uma época que permite um turismo mais tranquilo, já que a maioria dos turistas escolhem o verão para visitar o Rio de Janeiro.
#Dica: o inverno no Rio de Janeiro é uma boa época para ir à praia já que elas costumam estar menos cheias e as temperaturas estão amenas, nem tão frio e nem tão quente. Tendo um clima agradável para aproveitar as redes das praias para jogar uma partida de futevôlei com os amigos ou família!
Pontos turísticos do Rio de Janeiro
O Rio de Janeiro abriga os pontos turísticos mais famosos do Brasil. É no Rio de Janeiro que se encontra o Pão de Açúcar e o Corcovado, com a famosa estátua do Cristo Redentor de braços abertos. Entre as praias mais frequentadas estão Copacabana, Ipanema, Leblon e Barra da Tijuca.
Há muita coisa a se fazer no Rio de Janeiro. A cidade tem uma infinidade de pontos turísticos de beleza natural e também um lado urbano muito diversificado e onde a cultura se destacada.
Passeios que não podem faltar:
Passeio de bondinho ao Pão de Açúcar
O passeio de bondinho é muito tradicional no Rio e permite uma vista aos pontos turísticos mais famosos como o Cristo Redentor, as praias do Leme, Copacabana, Ipanema e Leblon, a Pedra da Gávea, Botafogo e até uma parte do centro da cidade.
As viagens acontecem de 20 em 20 minutos e tem um custo de aproximadamente 80 reais sendo que é possível usar carteirinha de estudante para pagar meio ingresso. A bilheteria abre às 8 horas e encerra às 19h50.
Atenção: o bondinho do Pão de Açúcar e o Cristo Redentor são duas atrações diferentes, por serem dois pontos turísticos imperdíveis no Rio de Janeiro, as pessoas podem confundir e achar que são uma única atração turística!
Ir ao Cristo Redentor
O Cristo Redentor é uma das sete maravilhas do mundo e por isso atrai pessoas de todas as partes do mundo que desejam observar a cidade do Rio de Janeiro de uma localização privilegiada. O Cristo está localizado no alto do morro do Corcovado no Parque Nacional da Tijuca e foi inaugurado em outubro de 1931. É uma escultura de 30 metros de altura, 8 metros de pedestal, que pesa mais 1100 toneladas e está a 709 metros acima do nível do mar.
O ingresso para a visitação inclui translado. Por ser um ponto turístico de muito fluxo, chegando a receber uma média de 10 mil visitas por dia, é recomendado chegar cedo para evitar uma fila muito grande ou no final do dia, próximo ao horário de encerramento.
As visitas ao Cristo Redentor podem ser feitas diariamente das 8 às 19 horas e a média de ingressos é 75 reais.
Andar no calçadão de Copacabana
O calçadão de Copacabana é um dos pontos turísticos importantes do Rio de Janeiro. Nele você pode aproveitar para fazer atividade física, andar de bicicleta ou apenas caminhar aproveitando a vista pro mar!
Assistir ao pôr do sol no Arpoador
Esse é um dos passeios clássicos para quem vai ao Rio de Janeiro. A pedra do Arpoador fica na extremidade direita da praia de Ipanema e a melhor época para esse passeio é o verão, quando o sol se põe sobre o mar.
Café no Parque Lage
O Parque Lage foi um engenho de açúcar e foi tombado em 1957 como Patrimônio Histórico e Cultural da Cidade do Rio de Janeiro. Está aos pés do Morro do Corcovado e possui uma grande área verde. O parque abre diariamente das 8 às 17 horas. A entrada no Parque Lage é gratuita.
Conhecer o Museu do Amanhã
O Museu do Amanhã foi projetado por Santiago Calatrava e é um museu experimental. Nele, as pessoas interagem com experimentos, pesquisas, jogos e painéis. Além disso o edifício ocupa uma área de 15.000 metros quadrados composta pelo museu, jardim, ciclovia e piscina reflexiva.
O museu funciona de terça a domingo, das 10 às 18 horas com entrada gratuita na terça feira e nos outros dias o valor é de 20 reais sendo que o ingresso pode ser comprado pelo site.
A Praça Mauá, de frente para o Museu, foi revitalizada recentemente e se tornou um ponto turístico também imperdível para um passeio de bicicleta, um piquenique em família ou aproveitar a vista para o mar.
Perto do Museu do Amanhã também está o museu AquaRio e o MAR. O AquaRio é considerado o maior aquário marinho da América do Sul, com funcionamento de segunda a domingo das 10 às 18 horas. O ingresso pode ser adquirido pelo site do AquaRio e brasileiros pagam mais barato.
O MAR é o Museu de Arte do Rio e tem funcionamento de terça das 10 às 19 horas e de quinta a domingo das 10 às 17 horas. O valor do ingresso é de 20 reais.
Aproveitar as praia do Rio de Janeiro
Seja Leblon, Ipanema, Copacabana, praias da Barra da Tijuca, Prainha e Praia da Macumba no Recreio dos Bandeirantes, é impossível ir ao Rio de Janeiro sem conhecer as belas praias. Cada uma com uma paisagem de tirar o fôlego e um passeio bastante democrático e refrescante para o calor de 40 graus do Rio de Janeiro.
Conhecer o Centro Histórico do Rio de Janeiro
O centro histórico do Rio de Janeiro é um ponto importante da história do Brasil por ter sido cenário do período imperial até a república. Por ali é possível conhecer a Biblioteca Nacional, o Theatro Municipal, o Museu Nacional de Belas Artes, o Paço Imperial, a Rua do Ouvidor, o Centro Cultural Banco do Brasil, o Cais do Valongo, o Mosteiro de São Bento e muitos cafés e restaurantes tradicionais. Nessa região, você encontrará passeio para todos os gostos!
Visitar Santa Teresa
O bairro Santa Tereza está no lato de uma colina e é possível chegar de bondinho. Lá, além de mansões e restaurantes sofisticados, é possível aproveitar o samba e uma vista para a baía.
Também é um bairro com estúdios de artistas e onde está o Museu da Chácara do Céu onde é exibida arte europeia e brasileira.
Aproveitar uma noite na Lapa
A Lapa é um dos tradicionais bairros boêmios do centro do Rio de Janeiro. O lugar tem desde barraquinhas com churrascos a casas de sambas e bares com drinks sofisticados. Na região é possível aproveitar desde as casas de samba raiz a baladas com música pop, eletrônica e funk. É na Lapa que está o Circo Voador, famosa casa de show que recebeu Legião Urbana, Cazuza Barão Vermelho, Kid Abelha e tantas outras bandas que marcaram a história do rock brasileiro
Visitar o Jardim Botânico
O Jardim Botânico do Rio de Janeiro é um dos mais tradicionais do Brasil, com quase 200 anos de história. Esse é um passeio para fazer com crianças, aproveitar um fim de tarde ou uma atividade física ao ar livre. A entrada no Jardim Botânico é paga.
Para aproveitar ao máximo o Jardim Botânico você pode baixar o aplicativo Jardim Virtual com o mapa do Jardim Botânico e principais pontos do lugar!
Visitar a feira de artesanato da Praça General Osório
É possível visitar várias feiras de rua no Rio de Janeiro. A Feira da Praça General Osório ou Feira Hippie é uma das mais conhecidas pela localização numa das melhores partes da zona sul, em Ipanema. Se você gosta de artesanato e produtos locais, essa feira tem diversas opções de compra!
Ir a um ensaio de escola de samba
Não tem jeito, o Rio é conhecido por ser berço do samba e do Carnaval. Por isso, em qualquer época do ano, é possível visitar uma escola de samba e vivenciar a experiência dos ensaios de Carnaval.
Conhecer a Igreja da Candelária
A Igreja da Candelária é uma das mais tradicionais do Rio de Janeiro. Inaugurada em 1811 ainda com obras inacabadas e tem uma fachada considerada uma das mais lindas do mundo. A igreja está voltada para a Baía de Guanabara e tem vitrais alemães. A visitação pode ser feita de segunda a sexta às 7:30, sábado das 8 às 12 e também às 16 horas e no domingo das 9 às 13 horas!
Aproveitar a noite no Baixo Gávea
O Baixo Gávea é um lugar onde as pessoas se reúnem nas calçadas para beber e conversar. É conhecido por ter a vida noturna agitada e por ser ponto de encontro de quem deseja fazer amizade e se divertir. Por ali, vale a pena experimentar drinks e aperitivos de bares tradicionais do Rio de Janeiro.
Dica extra!
Se você deseja um passeio um pouco mais sofisticado e que retrate a tradição carioca, uma diária no Copacabana Palace é o passeio perfeito!
O Copacabana Palace é o hotel mais tradicional do Rio de Janeiro e o favorito das celebridades. Uma diária no hotel promete estadia de luxo e recepção impecável. O hotel tem dois prédios e um total de 226 acomodações com móveis de época e obras de arte originais.
O Copacabana possui três restaurantes: o Mee, asiático, Cipriai que é italiano e o Pérgula. O hotel conta com piscina, academia e spa.
Com tantas opções, com certeza o Rio de Janeiro proporciona uma viagem inesquecível para pessoas de todas idades e gostos!