#boraviajar? Ative as notificações e receba nossas melhores ofertas. ATIVAR

Mudanças Aeroporto Galeão!

Postado em Sexta 23, Agosto 2019 em Recomendações

O Aeroporto  Santos Dumont está passando por manutenções desde o dia 12 de agosto desse ano. Com isso, o Aeroporto Internacional Tom Jobim – Rio Galeão, está se preparando para receber a nova demanda de passageiros que será direcionada ao aeroporto. 

Manutenção Santos Dumont 

A manutenção em que o Aeroporto Santos Dumont está passando é de praxe e prevista pela administradora do aeroporto. Essa manutenção na pista principal é realizada a cada dez anos e tem como objetivo garantir a segurança dos serviços de pouso e decolagem do aeroporto. 

A expectativa é que, até dia 21 de setembro desse ano, apenas a pista auxiliar seja utilizada. Com isso as aeronaves maiores precisarão ser direcionadas a outro aeroporto. 

Adaptações Galeão 

Para receber esse novo fluxo de passageiros, direcionadas pelas companhias aéreas Gol, Latam e Azul algumas mudanças e adequações estão sendo feita do Aeroporto Galeão.  

Entre as melhoras estão reforço na equipe de todos os setores do aeroporto,  a disponibilização de mais carrinhos elétricos para circulação no aeroporto e disponibilização de mais ônibus para circulação externa entre os terminais de embarque e desembarque. 

A Latam e a Gol anunciaram que todos os voos programados para o Santos Dumont serão direcionados para o Galeão. Já a companhia aérea Azul anunciou que parte dos voos permanecem no Santos Dumont. São os voos com partida para Campos, São José dos Campos, Ribeirão Preto e Vitória. As outras rotas são direcionadas ao Galeão. 

De modo geral, esse novo fluxo representa cerca de 200 voos transferidos diariamente, aproximadamente 767 mil passageiros extras durante o período de interdição de pista principal do Santos Dumont. 

Direitos do passageiro 

Pensando em assegurar os direitos dos passageiros que estiverem seu voo direcionado para outro aeroporto o Procon, Programa de Proteção e Defesa do Consumidor, anunciou que a informação sobre mudança de aeroporto deve ser feita pela companhia aérea com até 72 de antecedência. Caso esse prazo não seja respeitado, o consumidor poderá solicitar reacomodarão para outro voo ou reembolso  total do valor da passagem aérea. 

Além disso, o Procon afirmou que as companhias aéreas deverão facilitar o translado se os viajantes comparecerem ao aeroporto errado por falta de informação. Dessa maneira, o translado de um aeroporto a outro deverá ficar por conta a companhia aérea. 

As empresas aéreas afirmaram que irão oferecer translado gratuito para todos os passageiros que precisarem se direcionar do Aeroporto Santos Dumont para o Galeão. Esse transporte será feito por ônibus com partida de hora em hora e por ordem de chegada. 

Planejamento do embarque 

A administração dos aeroportos enfatizou sobre a importância de chegar com antecedência para o embarque. Para voos nacionais, a indicação é estar no aeroporto com duas horas de antecedência e para voos internacionais, a indicação é de 3 horas de antecedência. Dessa maneira, mesmo que haja a necessidade de mudança de aeroporto, ainda haverá tempo para que o passageiro consiga embarcar. Vale lembrar que a distância entre os dois aeroportos é de aproximadamente 30 minutos, sendo que nos horários de pico esse tempo pode chegar a mais de uma hora. 

A quem recorrer 

A concessionária que administra o Aeroporto Internacional Tom Jobim – Rio Galeão, informou que o aeroporto tem capacidade para receber, esse que seria um aumento de 73% dos passageiros que passam pelo local, com segurança e conforto. 

De qualquer maneira, agentes do Procon estarão nos aeroportos para solucionar possíveis problemas e disponibilizou os telefones (21) 99371-9647 e (21) 99332-8289 para registro de queixas. 

A Latam também divulgou um número para esclarecimentos e dúvidas: 4002-5700 para as capitais e 0300-570-5700 para as demais localidades.

Em caso de qualquer esclarecimento ou dúvida, basta entrar em contato com as companhias aéreas. 

A estimativas é que voos marcados para depois de 21 de setembro não tenham alterações. 


Origem - Coloque sua cidade, país ou região
Destino - Coloque sua cidade, país ou região
Ainda não defini as datas
Comparar Turismocity com:
Viajanet
SubmarinoViagens