Renata Coelho Mastandrea

Trem do Fim do Mundo em Ushuaia: um passeio único pelas melhores paisagens da Terra do Fogo

Atualizado em Viernes 29, Octubre 2021 Postado em Viernes 29, Octubre 2021 em Recomendações de viagem

Você sabia que existe um trem em Ushuaia que atravessa o Parque Nacional Tierra del Fuego passando por paisagens incríveis? 

O Trem do Fim do Mundo em Ushuaia percorre cerca de 7 km, entre a estação do Trem do Fim do Mundo e a estação do Parque Nacional Tierra del Fuego. Pode ser feito dentro da excursão ao Parque Nacional Tierra del Fuego, ou de forma privada.

Se você pensa em viajar para Ushuaia, preste atenção a esta nota porque pegar o Trem do Fim do Mundo é algo que você não pode perder.  

Aproveite para encontrar passagens aéreas para Ushuaia e hotéis em Ushuaia.

Por que Trem do Fim do Mundo?

O Trem do Fim do Mundo começou a operar em 1902, em trilhos de madeira e com uma locomotiva a vapor, seus vagões eram puxados por bois, cavalos, que, posteriormente, foi substituída por uma "decauville", uma espécie de ferrovia estreita de metal, que se tornou o meio de transporte mais importante em operação na cidade de Ushuaia.

Também denominado "comboio dos presos", este comboio fazia o trajeto da prisão de Ushuaia ao monte Susana e arredores, onde os reclusos faziam diariamente o seu percurso para carregar o material (madeira e pedra) para a construção do mesmo.

Em 1949, um forte terremoto, ocorrido na cidade de Ushuaia, causou um colapso que impossibilitou os trilhos do trem e seu posterior abandono por muitos anos, até 1994. 

Após 40 anos, foi reativado, retomando 7 km do antigo percurso, que era de 23 km, não mais com o mesmo propósito, mas como atração turística da região.

Trem do Fim do Mundo em Ushuaia: um passeio único pelas melhores paisagens da Terra do Fogo.
Trem do Fim do Mundo em Ushuaia: um passeio único pelas melhores paisagens da Terra do Fogo. 


Qual é o percurso do Trem do fim do Mundo?

O trem sai da estação Fin del Mundo e passa pela ponte Quemado, sobre o rio Pipo. No áudio, que você pode escutar em até 7 idiomas, eles vão te contar o porquê do nome do rio Pipo e muitas outras curiosidades.

O melhor da viagem são suas paisagens, formadas pelo rio Pipo em ziguezague, a cachoeira La Macarena, o cemitério de árvores e o majestoso bosque de lengas, que inclui uma parte inacessível do Parque Nacional Tierra del Fuego.

A primeira parada é na Estação Macarena. Lá você pode descer, caminhar alguns metros até a cachoeira da Macarena e tirar fotos. Além disso, é o local onde eles oferecem a você a compra das fotos que tiraram antes de embarcar no trem.

Em seguida, o passeio continua até o Parque Nacional Tierra del Fuego. Atravessa-se a orla do parque por cima do comboio, passa-se pelo denominado “cemitério das árvores”, onde está cheio de tocos (restos de troncos abatidos, que não ultrapassam os 50 metros de altura).

Uma vez na Estação do Parque Nacional, todos os passageiros descem e a locomotiva é movida para retornar.

Se você contratou uma excursão para visitar o Parque Nacional Tierra del Fuego, lá estarão esperando por você para continuar sua jornada. 

Se você quiser fazer uma caminhada por conta própria, pode fazê-lo e avisar que voltará no próximo trem (leve em consideração os horários). Caso contrário, eles podem retornar no próximo trem, que parte 10 minutos depois.

Com suas locomotivas a vapor e carros elegantes com grandes janelas e aquecimento, faz você se sentir como se estivesse em um trem de um filme de fantasia.

Trem do Fim do Mundo em Ushuaia - Percurso
Trem do Fim do Mundo em Ushuaia - Percurso 


Argentina abre fronteiras 

Como chegar à estação de trem do Fim do Mundo?

A Estação Fim do Mundo está localizada a 8 km da cidade de Ushuaia, pela rota nacional 3. 

Você pode chegar de carro particular, táxi ou transfer, seja em uma excursão que também inclui uma visita à Terra do Fogo ou em um modo particular.

Na estação, além de comprar ingressos, é um local icônico para tirar fotos nos cartazes e visitar seu interior. Há também um local onde se vendem lembranças. Nas paredes há fotos antigas do trem e você também pode ver as oficinas onde as peças do trem são montadas e fabricadas.

No site do Tren del Fim del Mundo você encontrará todas as informações para fazer esse passeio. 

Trem do fim do mundo em Ushuaia

12 lugares imperdíveis para conhecer na Argentina 

Quais são os serviços oferecidos pelo Trem do fim do Mundo?

Podem ser contratadas diferentes categorias de serviços / vagões, que variam de preço. Todos os vagões têm ar condicionado e grandes janelas para apreciar a paisagem.

Na classe econômica, nenhum outro serviço, além do áudio para ouvir o guia.

Na primeira classe superior, também existe um menu de prato com duas bebidas (uma pode ser fria e outra quente), acompanhada de uma lembrança e doces de oferta. No caso do serviço matinal, é oferecido um café da manhã completo.

Na classe premium, é oferecido o mesmo cardápio anterior com lembranças e doces, mas com 3 bebidas incluídas e mais opções de alimentação. Também tem embarque prioritário.

No atendimento especial VIP você viaja no vagão presidencial, onde há apenas 8 lugares. Você pode escolher um prato á sua escolha com bebidas. Depois, há uma mesa de doces para degustar e também algumas recordações para observar.

Contam com atendimento exclusivo para grupos, cujas reservas são feitas com antecedência e no horário de sua conveniência. Deve ser solicitado com pelo menos 7 dias de antecedência e está sujeito a disponibilidade.

Quais o horários de funcionamento do Trem do Fim do Mundo em Ushuaia? 

O trem opera atualmente das 10h00 às 12h20, saindo da Estação Fim do Mundo no inverno e no verão, já os preços podem variar de época para época. Saiba mais aqui

Veja também:

5 passeios ao ar livre perto de Buenos Aires 

Origem - Coloque sua cidade, país ou região
Destino - Coloque sua cidade, país ou região
Ver datas mais baratas
1 passageiro, econômica

Você quer ser o primeiro a saber quando houver voos baratos??