Dayane Pelo Mundo

Viajar Sozinha

Atualizado em Miércoles 24, Noviembre 2021 Postado em Miércoles 24, Noviembre 2021 em Recomendações de viagem

Você sabia que hoje em dia cada vez mais as mulheres querem sair e se aventurar sozinhas por esse mundo? Meu nome é Dayane Silva, tenho 31 anos, moro em São Paulo, conheci 14 países e sou uma dessas mulheres. Viajar Sozinha é tudo de bom e eu garanto que você vai amar essa experiência. 

Hoje a convite do Turismocity, vou contar um pouco da minha experiência sobre viajar sozinha e de como começar a se aventurar sem medo por esse mundão! 
 

Quando comecei a viajar sozinha?

Comecei a viajar com 18 anos, mas a minha primeira viagem sozinha foi com 30 anos. Eu fui para Amsterdam, na Holanda em 2019. Essa viagem se iniciou depois de um intercâmbio que fiz na Irlanda, e que foi o máximo! Fazer uma Eurotrip, sempre foi um dos meus grandes sonhos e como não tinha companhia, decidi viajar sozinha. E querem saber de uma coisa? Foi à melhor decisão da vida.

Essa aqui sou eu em Amsterdam. Feliz da vida e me sentindo livre. Livre para viver uma nova aventura, livre para aprender mais sobre mim, livre para conhecer novas pessoas e novas culturas. Viajar sozinha é se redescobrir, é ser livre!
 

Viajar Sozinha: Experiência necessária para a nossa vida.


Depois de Amsterdam, fui para Bruxelas, na Bélgica de ônibus. Isso mesmo, fui de ônibus de um país para o outro. Mais uma experiência incrível que vivi por lá. Continuando a minha experiência de ônibus. Fui da Bélgica para a França. E lá estava eu, conhecendo a Torre Eiffel em Paris e visitando a dona Monalisa no Museu Du Louvre.
 

Viajar Sozinha: Experiência necessária para a nossa vida!
Paris, França


E não parou por ai. Da França, eu fui parar em Portugal. Mas dessa vez, eu fui de avião provar os deliciosos pasteis de Belém, pisar no local que Pedro Álvares Cabral saiu com destino ao Brasil e saber mais sobre as histórias da Torre de Belém. 
 

Viajar Sozinha: Experiência necessária para a nossa vida!
Lisboa, Portugal


E depois de provar o pastel de Belém em Portugal, eu fui terminar essa Eurotrip comendo uma pasta na Itália.

Como fazer o planejamento para viajar sozinha?

Costumo dizer que, planejamento é tudo o que precisamos para realizar uma viagem ou qualquer outra conquista, como comprar um carro, uma casa ou fazer um intercâmbio.

Você precisa começar a se planejar antes. Estipule uma data para realização desse objetivo e trabalhe com foco para realizá-lo na data definida por você. Pesquise passagens e hospedagens com no mínimo 6 meses de antecedência, ou quanto antes melhor.

Comece pesquisando sobre o lugar que você quer viajar. Precisamos conhecer um pouco do lugar que estamos indo, antes de começar a planejar a nossa viagem. Entre em contato com pessoas que já foram para esse lugar. Converse com elas, pergunte sobre a segurança do lugar. Entre em grupos de viagem do Facebook, sigam pessoas no Instagram que possam lhe oferecer dicas e falar um pouco da cultura do local e acompanhe sites de viagens como o Turismocity e quanto custa viajar.
 

É muito caro viajar sozinha?

DEPENDE! Se você não se organizar e deixar para fazer tudo em cima da hora, você vai pagar mais caro sim.

Uma dica que pode reduzir muito o custo da sua viagem, além de se planejar com antecedência é se hospedar em hostel, que são quartos compartilhados.

Outra dica é, alimentação. Ao invés de ir em restaurantes caros, você pode comprar comidas em algum mercado e usar a cozinha do hostel para fazer a sua refeição.

É perigoso viajar sozinha?

Muitas pessoas ficam com medo de viajar sozinhas por achar perigoso, ou pelo o que os outros vão pensar.

Posso ser assaltada ou seqüestrada? Várias coisas como essas devem passar ai na sua cabeça, certo? Mas, eu vou te dizer uma coisa: PARA AGORA!

Eu não vou dizer que você não vai correr nenhum risco, pois eu estaria mentindo. Porém, nós moramos em um país que tem uma das maiores taxas de criminalidade do mundo. Então, nós corremos riscos por aqui mesmo. Mas mesmo assim, não deixamos de sair, trabalhar e de viver.

Vai viajar sozinha? Se cuida, fica atenta, veja o lugar que você vai entrar, não confie em qualquer pessoa, evite sair à noite por ruas desertas e sempre avise alguém de confiança o local para onde você vai viajar.

E não se esqueça, siga sempre os seus instintos, eles sempre estarão certos. Se não se sentir bem em algum lugar, vai embora ou procure ajuda. E se mesmo assim estiver com medo de ir, vai com medo mesmo. Enfrente os seus medos, esse mundo é maravilhoso e precisa ser explorado por todos nós! Acredite em você!
 

Viajar Sozinha: Experiência necessária para a nossa vida!


Onde se hospedar quando viajar sozinha?

Já falei para vocês como se hospedar em hostel pode diminuir os custos da sua viagem, mas não é só isso.

Você pode até viajar sozinha, mas nunca estará sozinha. No hostel você vai ter a oportunidade de conhecer pessoas do mundo inteiro e até fazer grandes amizades. Eu digo isso por experiência própria. Nas minhas viagens por esse mundo a fora, eu conheci muitas pessoas, e muitas eu levo comigo até hoje. Tornaram-se grandes amigos.

E para você que não quer ficar em um quarto com homens e mulheres, você tem a opção de reservar um quarto feminino, com 4, 6, 8 pessoas, tudo depende do hostel que escolher, do seu gosto e o quanto quer pagar.

Antes de fazer a sua reserva, não esqueça de pesquisar sobre o local. Veja as avaliações e notas que o local recebeu dos seus hospedes anteriores. Veja a localização do hostel, se fica perto do centro, das atrações turísticas, de transporte público e quanto tempo levará do aeroporto até lá.

E não se esqueçam, levem sempre um cadeado com vocês. Mantenham os seus pertences sempre trancados. Afinal, estamos em um quarto compartilhado. Segurança nunca é demais e leve apenas o que vai usar.

Organize a sua mala de acordo com a quantidade de dias que vai ficar no local. Uma mala muito grande pode atrapalhar a sua viagem e você vai acabar nem usando tudo o que levou. Então, não deixe para fazer a mala em cima da hora e não se esqueça de sempre pesquisar qual a estação climática do local, para saber qual o tipo de roupa levar.

Faça um seguro viagem

Esse é um assunto muito importante. Não só para quem vai viajar sozinho, mas sim para todos. O seguro viagem para muitos lugares é obrigatório. Mas mesmo que você tenha uma viagem agendada para algum lugar que não seja obrigatório, eu recomendo fazer. Sempre estaremos na torcida de nunca precisar usar, mas caso aconteça alguma coisa na sua viagem, é ele que vai te salvar.

Vem Comigo? O mundo é grande demais e está esperando por você. Viajar sozinha foi e continua sendo uma das melhores experiências da minha vida. E o que eu posso dizer para vocês? Viva cada momento como se fosse o último. Não deixe de fazer nada por falta de companhia ou por medo. Manda esse medo embora, mas se ele insistir em ficar, levante, enfrente e vai com medo mesmo. Se joga que esse mundo é todo seu e você é livre para viver tudo aquilo que quiser. Para mais dicas como essa, me sigam no Instagram: @dayanepelomundo.

Te encontro por esse mundão!

Obrigada, Turismocity.

Dayane Silva

Origem - Coloque sua cidade, país ou região
Destino - Coloque sua cidade, país ou região
Ver datas mais baratas
1 passageiro, econômica

Você quer ser o primeiro a saber quando houver voos baratos??