Renata Coelho Mastandrea

10 erros comuns que cometemos ao viajar

Atualizado em Martes 15, Junio 2021 Postado em Martes 15, Junio 2021 em Dicas de Viagem

A viagem perfeita não existe, e está tudo bem. Como diz Sun-Tzu em “A Arte da Guerra”, nenhum plano resiste ao contato com o inimigo, justamente a graça de viajar é saltar para o inesperado, deixar-nos surpreender e encontrar a graça para resolver situações inusitadas.

No entanto, existem alguns erros que comentemos ao viajar, dos quais é melhor aprender com a experiência de outra pessoa, erros que nos deixam pouco ensinamento em comparação com a dor de cabeça que causam. Confira a lista neste post!

10 erros comuns que cometemos ao viajar.
10 erros comuns que cometemos ao viajar.

 

Saiba quais são os 10 erros mais comuns que cometemos ao viajar

1. Levar muito mais do que precisa.

O erro mais comum ao viajar está nas malas. Em vez de fazer as malas de acordo com a viagem, tentamos levar a casa conosco como se não fosse voltar em 15 dias, tentando cobrir qualquer possibilidade climática, mesmo se formos para destinos onde não chove há 10 anos.

Acabamos correndo o risco de pagar excesso de bagagem, temos menos espaço para lembranças e o deslocamento entre os diferentes pontos do nosso roteiro torna-se incômodo.

2. Não levar em consideração a taxa de roaming.

O melhor seria deixá-lo no hotel e não tocá-lo durante toda a estadia, mas é um luxo que poucos podem pagar hoje. O melhor é estar atento ao que o seu plano cobre e ao que não cobre, seja para aproveitá-lo ou para tomar precauções.

Para evitar sobretaxas de roaming (seu terminal pode entrar neste modo automaticamente quando detectado em uma rede estrangeira), você deve desligar os dados assim que entrar no avião e colocá-lo em modo avião durante toda a viagem. Você poderá se conectar ao wi-fi sem problemas e evitar que o dispositivo tente se conectar à rede de dados do país em que você está.
 

Roaming celular, saiba como evitar em suas viagens.
Roaming celular, saiba como evitar em suas viagens.

 

3. Não deixar tempo suficiente entre as conexões

Outro erro comum que cometemos ao viajar e que pode custar caro: Você reserva um voo que tem baldeação em Guarulhos, São Paulo. Você chega às 12 horas, o outro vôo sai às 13. Tudo bem, total é uma questão de andar com a sua bagagem de mão até o outro portão. Mas, como disse Forrest, problemas podem acontecer.

Um problema climático, um atraso devido a problemas técnicos na decolagem, tudo pode acontecer. Se o valor da passagem for o mesmo, é melhor permitir um tempo razoável entre um voo e outro, para evitar o estresse de correr por um aeroporto gigante e desconhecido, suando nervosamente três horas em suas férias.

4. Sobre a moeda local e câmbio

Existem muitos destinos onde você precisará de dinheiro em moeda local para pegar um táxi ou fazer o traslado do aeroporto para o hotel. Pagar com cartão normalmente não é uma opção e se for com dólares ou euros estará fazendo contas sem ter a certeza de que está pagando o que é certo, porque ainda não tem parâmetros para aquele lugar.

O melhor é dirigir-se a uma das casas de câmbio que normalmente existem em todos os aeroportos e adquirir o dinheiro na moeda local. Outra dica: pague todos os taxistas com notas pequenas. Tenham trocado sempre.

5. Levar muitos objetos de valor

Leve o menos possível de valor com você na viagem. Afinal, você está de férias. O segredo é não adicionar possíveis vetores de preocupação à sua viagem.

6. Esquecer de liberar o seu cartão de crédito ao viajar.

Vai viajar e não liberou o cartão, saiba que você pode ter problemas. A maioria dos cartões como medida de segurança ao ver uma transação fora do país podem bloquear o cartão.

Como você pode imaginar, se acabou de chegar a um país que não conhece, pode ser um grande transtorno ficar sem cartão de crédito antes mesmo de chegar ao hotel.

O melhor é dar ao trabalho de ligar para a empresa do cartão, liberá-lo e viajar tranquilo.em cartão de crédito antes mesmo de chegar ao hotel. O melhor é dar ao trabalho de ligar para a empresa do cartão, liberá-lo e viajar tranquilo.
 

Antes de viajar, lembre-se de liberar os cartões de crédito.
Antes de viajar, lembre-se de liberar os cartões de crédito.

 

7. Não verificar bem os requisitos de visto de seu destino.

Acontece com mais frequência do que você gostaria de acreditar: você chega a um país exótico com muita vontade de visitá-lo, absorver sua cultura e assim por diante, e no primeiro controle dizem que você precisa de um visto especial para entrar como turista.

Na melhor das hipóteses isso pode ser resolvido no próprio aeroporto, mas há casos em que você deve retornar assim que chegou. Não deixe de conferir se você for viajar para destinos incomuns.

8. Receber lista de compras de outras pessoas

É muito comum quando a gente vai pra fora do país, amigos e familiares fazerem a lista do que querem de lá e quem está começando a viajar acaba caindo nessa furada.

O que a pessoa não se dá conta é que mesmo que seja só uma “coisinha” a gente vai perder tempo procurando coisas em lojas ao invés de passear!

Com as bagagens cada vez mais restritas, não caia na tentação e avise pro amigo ou familiar que não vai dar ou melhor, nem avise da viagem!

9. Não fazer seguro de viagem.

Fazer uma viagem internacional sem seguro viagem é um erro terrível, a gente nunca sabe quando vai realmente precisar. Em muitos países não existe sistema de saúde pública, e a conta de um corte onde você só levou alguns pontos por exemplo, pode ser exorbitante.

Por isso é melhor sempre se prevenir antes de viajar! Na Europa é exigido o seguro viagem para turistas e no Turismocity você pode adquirir tranquilamente o seu seguro de viagem e viajar tranquilo.

10. Viajar na alta temporada

Você vai pagar caro no passagem aérea, hotéis, parques estarão lotados. Acredite, viajar na alta temporada pode ser uma furada e evite se tiver outra opção. Quando é alta temporada, os preços dos hotéis, passagens aéreas, passeios ficam mais altos, além disso os pontos turísticos ficam super lotados, então você terá que dividir o espaço com muitas pessoas e talvez nem aproveite tanto assim o destino.

O ideal é buscar a baixa temporada do lugar para onde estiver indo.Assim você poderá curtir tudo o que o destino tranquilo e   e com preços bem mais em conta! Agora que você foi avisado, pode começar a planejar sua próxima viagem tranquila.

Vale ler também:

Origem - Coloque sua cidade, país ou região
Destino - Coloque sua cidade, país ou região
Ver datas mais baratas
1 passageiro, econômica

Você quer ser o primeiro a saber quando houver voos baratos??