Renata Coelho Mastandrea

4 razões para sair de férias

Atualizado em Martes 10, Agosto 2021 Postado em Martes 10, Agosto 2021 em Recomendações de viagem

Você é daqueles que acham que não tem tempo de tirar férias? As férias não são apenas um direito do trabalhador, mas são necessárias para que o organismo funcione melhor, para que você tenha uma boa qualidade de vida e um alto nível de desempenho profissional. 

Na verdade, você pode não se dar conta, mas passamos muito tempo trabalhando e por isso podemos sobrecarregar o cérebro, que deixa de ser produtivo e oferecer bons resultados se não tiramos alguns dias para recarregar as energias e relaxar. Sair de férias é tão importante quanto atingir uma meta.
 

4 razões para sair de férias agora mesmo!
Dados mostram que 80% dos trabalhadores se mostram estressados com o trabalho, mas também que 57% têm férias atrasadas no final do ano.

 

Por que tirar férias é tão importante? 4 razões para você pensar nisso já!

Não importa o tempo de duração das férias, se serão 30 dias, 7 dias, ou 3 dias, o importante para o organismo é um tempo para desacelerar e depois voltar com tudo e conquistar objetivos. 

Temos uma vida mais longa

Se você quer ter uma vida mais longa e saudável, saiba que tirar férias colabora nesse processo. Um estudo do Instituto Nacional do Coração, Pulmão e Sangue mostrou que os trabalhadores que tiram férias todos os anos podem reduzir os riscos de doenças em 21%. 

Em contrapartida, estudos feitos pelo Framingham Heart Study mostraram que homens que deixam de tirar férias por vários anos aumentam o risco de ataque cardíaco em 30%. 

A exposição prolongada ao trabalho sem férias pode ser maléfica também porque as longas horas de trabalho aumentam o risco de doença cardíaca coronariana em 40%.

Melhora o funcionamento do cérebro

Segundo um estudo realizado pela Harvard, quando o cérebro está descansado ele consolida melhor o conhecimento, aprimorando e memorizando novas habilidades. As férias também são importantes para que o cérebro volte ao seu auge de sua produtividade já que não temos uma reserva mental. 

Outro motivo para acreditar que tirar férias é crucial para o melhor funcionamento do cérebro é que, segundo estudos, as férias nos ajudam a solucionar melhor os problemas já que quando não estamos ativamente em uma tarefa, nosso cérebro consolida as ideias atuais com os conhecimentos anteriores. Assim, gera novas ideias e soluções eficazes!
 

Encontre passagens aéreas no Turismocity e viaje agora mesmo!
 

 

A nossa produtividade aumenta 

Trabalhar sem descanso tem um efeito negativo no cérebro e no desempenho cognitivo. Além disso, não é novidade para ninguém que estar em destinos multiculturais aumenta a criatividade, mas essa teoria foi estudada e validada ainda com mais afinco pela Biblioteca Nacional de Medicina. 

Para quem trabalha com criatividade e está enfrentando um bloqueio criativo, talvez tirar férias seja uma boa opção para solucionar o problema. 

Os estudos mostram ainda que cada 10 horas de tempo de folga representa um aumento nas avaliações de desempenho de 8% no ano seguinte! Ou seja: mais dias de folgas e descansos, mais produtividade!​ ​ 

 

Quando saímos de férias ficamos mais felizes

Parece clichê – é óbvio - falar que tirar férias ajuda para que sejamos mais felizes, mas estudos realizados pela Universidade de Saúde Ocupacional e Ambiental sugerem que há menor propensão à depressão ou a episódios depressivos quando se tira mais tempo de férias. 

As férias melhoram ainda o sono, já que as pessoas dormem em média, uma hora a mais depois de voltar de um feriado e ainda as férias nos levam a ter uma melhor perspectiva da vida ao mesmo tempo que nos motiva a atingir objetivos.
 

Estava pensando que tirar férias é um luxo? Acontece que tirar férias e descansar um pouco é vital para o bom funcionamento do corpo, cérebro e para manter seus níveis de felicidade em alta. 

Tudo isso porque as férias ajudam a se desconectar da correria do dia a dia e se conectar com suas motivações, sua criatividade e dão sensação de satisfação e contentamento para o organismo.

Origem - Coloque sua cidade, país ou região
Destino - Coloque sua cidade, país ou região
Ver datas mais baratas
1 passageiro, econômica

Você quer ser o primeiro a saber quando houver voos baratos??