Ouro Preto é uma cidade do interior famosa por ser uma cidade histórica e pelo seu Carnaval que une os estudantes das federais da cidade e mais de todas as partes do Brasil. Mas a verdade é que a cidade é um charme só e é possível fazer muitos passeios em Outro Preto.
Nessa nota te contamos algumas opções para conhecer a cidade mineira e se apaixonar ainda mais por cada cantinho dela!
Outro Preto é uma cidade colonial no interior de Minas Gerais conhecida pela arquitetura barroca e ruas de paralelepípedos e muitos morros. Além disso, as igrejas também chamam atenção pela imponência, como toda boa cidade do interior - e ainda mais mineira - e também pelas charmosas pracinhas.
A cidade é extremamente importante para a história do Brasil, já que durante o Ciclo do Ouro foi ponto chave e acabou sendo construída por artistas e escravos deixando o lugar totalmente único apesar da inspiração em cidades europeias.
Outro diferencial é que a cidade tem muitas opções de passeios na natureza, o que atrai ainda mais turistas para conhecer esse pedacinho de história e charme em Minas Gerais.
Alguns dos principais passeios em Ouro Preto:
Sempre indicamos fazer um tour pela cidade porque dessa maneira você conhece os principais pontos turísticos, tem a possibilidade de ouvir a história do lugar e ainda pode escolher os lugares que gostou mais para voltar depois.
Esse tour sai do seu hotel e o primeiro lugar para conhecer é o centro histórico de Ouro Preto para observar a arquitetura e pontos turísticos por lá. A igreja de São Francisco é um ponto super interessante, uma obra do escultor barroco Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho. Outra igreja importante e que você conhece nesse passeio é a igreja do Pilar.
A última igreja do tour é a igreja do Carmo, construída pelo pai de Aleijadinho. Junto com essa igreja está o museu do Oratório, onde é possível ver mais de 150 oratórios antigos e imagens dos séculos XVII e XX.
Quando você tiver com fome, iremos recomendar alguns dos melhores restaurantes do centro histórico para que você possa degustar a deliciosa comida mineira por conta própria. Você vai adorar!
A próxima parada é a Praça Tiradentes onde é feita a visita ao museu da Inconfidência. Esse passeio tem a duração de 8h e muita chance de desbravar essa cidade.
O Museu Aleijadinho é um dos cartões postais principais de Ouro Preto e com certeza é um dos passeios que não podem faltar se você visita a cidade. Ele funciona desde 1968 na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias e possui mais de 250 peças sacras e documentos do famoso artista barroco.
A Igreja de São Francisco de Assis é uma igreja no estilo barroco com elementos rococó mas que merece destaque porque a própria UNESCO destacou o lugar quando declarou a Cidade Histórica de Ouro Preto como Patrimônio da Humanidade afirmando ser uma obra-prima da arquitetura brasileira e um dos principais monumentos do Barroco nacional.
A Praça Tiradentes é um ponto de encontro importante na cidade. É ali que estão construções emblemáticas como: o Museu da Inconfidência e o Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas da UFOP.
O Museu da Inconfidência é um museu histórico e artístico que ocupa a antiga Casa de Câmara e Cadeia de Vila Rica (antigo nome de Ouro Preto) e mais quatro prédios auxiliares na cidade de Ouro Preto. Tem exposições com esculturas, arte sacras, pinturas e documentos que relatam a história da cidade e do Ciclo do Ouro.
Os ingressos custam R$ 10 para a entrada inteira e R$ 5 meia.
Um passeio muito recomendado para quem está em Ouro Preto é fazer uma visita ao Instituto Inhotim. Esse é o maior acervo de arte contemporânea do Brasil, localizado em Brumadinho.
Além de ser um museu (o maior a céu aberto do mundo), também é uma área de Reserva Natural constituída pela Mata Atlântica. Esse passeio tem a duração de 8h desbravando e conhecendo todo o Instituto.
Conhecer as cachoeiras é totalmente essencial na sua viagem a Ouro Preto! Nesse passeio você vai conhecer a Cachoeira do Cabral formada por três cascatas, a Cachoeira do Cruzado com queda de 20 metros, a Cachoeira da Carranca com uma queda de 8 metros e a Cachoeira do Cascalho com três quedas de 10 metros de altura e uma piscina natural.
Para esse passeio a trilha é de 1,6 quilômetros em uma trilha de nível fácil e o passeio total tem duração de 6h30.
Esse tour é mais um para conhecer a natureza da região de Ouro Preto. O Pico do Itacolomi está na divisa entre Ouro Preto e Mariana.
O passeio começa com um trilha 14 quilômetros de extensão no total, com parada na Fazenda do Manso. O Pico do Itacolmi é uma formação rochosa que atinge os 1.772 metros de altura. E você vai caminhar até o topo tendo lindas paisagens.
Para quem chega de avião o aeroporto mais próximo é do Belo Horizonte. Da capital mineira a Ouro Preto são 2h de viagem e você pode fazer o aluguel de carros para seguir essa viagem.
Aproveite para buscar passagens aéreas baratas para Belo Horizonte.