Renata Coelho Mastandrea

Aluguel de Carros: dicas para alugar carro para viajar

Atualizado em Miércoles 2, Junio 2021 Postado em Miércoles 2, Junio 2021 em Dicas de Viagem

Você vai fazer uma viagem e precisa alugar um carro? Confira neste artigo algumas dicas para alugar um carro e economizar na hora de viajar. 

Aluguel de Carros: dicas para alugar carro para viajar. 


Aluguel de carros: Economize na hora de alugar um carro na hora de viajar! 

Use um comparador de preços antes de realizar a reserva do aluguel do seu carro

Economize no aluguel de carros: No Turismocity, você pode comparar entre 900 locadoras de carros em mais de 50.000 destinos e encontrar o menor preço pesquisando na seção carros no nosso site. É fácil e rápido de usar! Conheça o comparador de aluguel de carros do Turismocity.
 

Pesquise se você terá que ter a Permissão Internacional para Dirigir (PID) para alugar um carro

A Permissão Internacional para Dirigir (PID) é uma licença de habilitação internacional com as mesmas informações da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), só que traduzida em nove idiomas. A exigência da PID - Permissão Internacional - para a locação de um carro varia muito de país para país. 

Muitos países como Argentina, Uruguai, Chile, Estados Unidos, Canadá, Portugal, Alemanha, Inglaterra, Irlanda e França aceitam a CNH brasileira enquanto você estiver viajando por eles apenas por turismo. Já no Japão, por exemplo, não aceitam nem a PID, muito menos a nossa CNH. Os países integrantes do Mercosul, exigem somente a CNH - Carteira Nacional de Habilitação. O que vale também se você for alugar um carro nos Estados Unidos, com exceção do estado da Georgia - para retiradas ou até mesmo passagem por este estado é obrigatório estar com a PID. 

Confira o passo a passo para tirar a Permissão Internacional para Dirigir (PID).
 

Alugue seu carro com antecedência e faça uma reserva com cancelamento gratuito

O custo do aluguel de um carro geralmente fica mais alto próximo a data que você procura, por isso o melhor é sempre pesquisar e comparar com antecedência para obter melhores preços. Ao fazer a reserva online, você tem a opção de pegar o carro no horário agendado e caso o modelo escolhido não esteja disponível, você ganhará um upgrade sem custo adicional. Muitas locadoras de veículos oferecem a opção de cancelar a reserva sem nenhum custo adicional até 24-48 horas antes do horário de retirada do carro. Imprevistos podem acontecer, como um cancelamento de um voo  e com essa opção de cancelamento gratuito você estará coberto e não vai perder dinheiro.
 

Não retire o carro no aeroporto

Você sabia que é muito mais caro retirar o carro no aeroporto? Ao optar por retirá-lo no escritório da empresa, o custo costuma ser menor e você pode economizar mais da metade do valor total. Por exemplo, um aluguel de carro por 7 dias em Miami, retirando no aeroporto, custa cerca de 418 dólares e com retirada em um escritório a apenas 20 minutos de distância, o preço cai para 157 dólares, sendo que o custo de um Uber não passa de 30 dólares. Vale lembrar, que os horários de fechamento e abertura dos escritórios são diferentes dos aeroportos.

Aluguel de Carros: dicas para alugar carro para viajar.
Aluguel de Carros: dicas para alugar carro para viajar. 


Quilometragem livre ou controlada na hora de alugar um carro?

Quando você for alugar um carro, é bom saber o quanto você vai percorrer, pois como sabemos algumas locadoras dão a opção de escolha entre quilometragem livre ou controlada. Escolha sempre a quilometragem livre, porque na sua contratação o preço é fixo e você tem toda a liberdade para passear, vale lembrar que essa opção não é válida para locações mensais, quando cada locadora estipula uma quantidade máxima de rodagem, e se atingida, acarretará na cobrança de um valor adicional por quilômetro rodado. 
 

Quais são os tipos de seguros de locação de carros?

  • Collision Damage Waiver / Loss Damage Waiver / Theft Protection (CDW/LDW) – cobre os danos causados ao veículo e caso de colisão, incêndio, roubo etc.
  • Liability Insurance / Third-Party Insurance(LI) – cobre danos que você venha a causar em um acidente que envolva outros carros e seus passageiros (terceiros).
  • Personal Accident Insurance (PAI), que em alguns contratos aparece como CPP, (Carefree Personal Protection) PAEC ou PTI – cobre danos médicos que os ocupantes do carro tenham, se houver um acidente com o carro.
Aluguel de Carros: dicas para alugar carro para viajar.
Aluguel de Carros: dicas para alugar carro para viajar. 


Por fim, fique de olho no contrato e nas taxas extras

Decidido qual carro alugar, é hora de ficar atento ao contrato e taxas a serem cobradas. Leia o contrato com atenção antes de sair dirigindo, ok?! Algumas coisas que você precisa prestar atenção:

  • Valor da franquia é o quanto você precisará pagar para acionar o seguro caso você seja o responsável por algum acidente.
  • Verifique se o seguro do carro cobre todos os motoristas, porque por via de regra os seguros cobrem apenas o responsável pelo contrato.
  • Combustível: Tanque cheio ou vazio? Muitas locadoras oferecem as duas opções e a melhor escolha é receber o carro de tanque cheio e devolvê-lo igual.

Veja também:

Faça download do nosso app de viagem e venha parte da comunidade do Turismocity Brasil nas redes sociais para descobrir rapidamente as melhores ofertas. 

Origem - Coloque sua cidade, país ou região
Destino - Coloque sua cidade, país ou região
Ver datas mais baratas
1 passageiro, econômica

Você quer ser o primeiro a saber quando houver voos baratos??