Muitos viajante estão contando nas redes sociais que nos últimos meses, sobretudo na Europa, devido ao regresso à normalidade aérea em termos de número de voos operacionais, sua bagagem foi extraviada. Mas não entre em pânico, estamos aqui para ajudá-lo, então preste atenção no que você deve fazer se isso acontecer com você e sua mala for perdida.
Alguma das causas mais comuns de bagagem extraviada são:
Aproveite para encontrar passagens aéreas baratas e hotéis.
Antes de mais nada, algumas dicas para que, caso isso aconteça com você, você consiga resolver de forma mais rápida e eficiente.
Se possível, coloque-o por dentro e por fora, com todos os seus dados pessoais.
No momento do check-out, as companhias aéreas colocam um bilhete na sua mala e fornecem uma cópia do código (geralmente eles o colocam no seu cartão de embarque). Certifique-se de não perder este bilhete porque em caso de bagagem extraviada é com ele que você conseguirá localizar sua bagagem e garantir que ela é sua.
Uma dica é tirar uma foto do código, assim ele fica guardado no celular e você não irá perdê-lo. Este código permitirá que você rastreie sua mala e saiba onde ela foi digitalizada pela última vez.
Vários seguros de viagem incluem a possibilidade de proteção à bagagem. Sendo assim, isso garante que em caso de extravio a seguradora ajude a rastrear sua mala ou possam te recompensar financeiramente.
A primeira coisa que você deve fazer se não encontrar sua bagagem é relatar o problema no balcão da companhia aérea. As companhias aéreas são responsáveis pela perda, dano, destruição ou atraso da bagagem sob sua custódia, portanto, assim que perceber o extravio, vá até o balcão da companhia aérea para relatar o ocorrido.
É aí que você terá que mostrar a eles o código de bagagem e eles rastrearão onde foi o último check-in.
Faça essa solicitação antes de sair do aeroporto para registrar que o acidente ocorreu enquanto a mala estava nas mãos da companhia aérea e não nas suas. Eles lhe darão um relatório escrito com os detalhes do atraso e pedirão um endereço para onde enviar a bagagem extraviada no caso de que ela chegue nos próximos dias. Não deixe esse balcão sem o RIB. E novamente, tire uma foto dele.
Se você não conseguir relatar o problema no aeroporto, tem 7 dias para fazer a reclamação no caso de voos domésticos e 10 dias no caso de voos internacionais. De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), "a falta de reclamação (protesto) dentro dos prazos indicados presumirá que foram entregues em boas condições, salvo prova em contrário e torna inadmissível qualquer ação contra a transportadora aérea, exceto em caso de fraude do Oriente."
Isso pode ser facilmente encontrado no site da companhia aérea. Eles geralmente são semelhantes, embora não exatamente iguais, então você terá que verificar detalhadamente em cada caso. Em geral, todos eles têm um valor de indenização ao passageiro por dia por bagagem atrasada.
Você pode solicitar à companhia aérea o que é conhecido como “kit pernoite” com produtos básicos de higiene pessoal.
As companhias aéreas, além disso, devem compensar seus passageiros por atrasos com um bônus de despesas diárias ou através do reembolso dos recibos, por isso é muito importante guardar todos os recibos.
O passo seguinte para resolver o problema de bagagem extraviada é entrar em contato com o seu seguro viagem. Eles poderão ajudar na localização da mala, contato com a companhia e garantir que seus direitos sejam aplicados. Além disso, em caso de não conseguir recuperar a bagagem, eles poderão ajudar no processo de indenização.
Você pode acompanhar o status de sua bagagem no site World Tracer digitando o código de reclamação e seu sobrenome. Existem algumas companhias aéreas que têm seu próprio sistema de reclamação e você pode conferir o andamento diretamente com as cias aéreas.
Há prazos diferentes dependendo do caso de atraso no recebimento de sua bagagem
Neste último caso, deverá ser feita outra reclamação, desta vez por bagagem extraviada. Um formulário é preenchido com todas as informações, detalhando sua mala e tudo o que ela contém.
Se depois de fornecer essas informações, a mala ainda não aparecer, eles avaliarão seu caso e oferecerão uma compensação financeira pelo prejuízo que dependerá da política da companhia aérea e do caso.
Esse post pode ser útil pra você: