Gabrielle Barbosa

Comida Típica Brasileira: 13 Pratos que você só come no Brasil

Atualizado em Sábado 21, Agosto 2021 Postado em Sábado 21, Agosto 2021 em Recomendações de viagem

O Brasil é um país multicultural e isso faz com que muitas coisas sejam únicas como os diferentes sotaques e principalmente os diferentes pratos culinários que tornam a gastronomia brasileira tão diversa e única. Nesse artigo vamos valar da Comida Típica Brasileira: 13 Pratos que você só come no Brasil. 

Mesmo dentro do país a gastronomia pode mudar muito e enquanto no nordeste as comidas podem ser mais fortes e apimentadas, no sudeste a gastronomia tem mais cara de fazenda. 

Essas coisas fazem com que viajantes internacionais se encantem não apenas com as belezas naturais e espontaneidade do povo brasileiro mas também com as diferentes opções de boas comidas para qualquer horário do dia.

 

Comida Típica Brasileira: 13 Pratos que você só come no Brasil

Na verdade, se for parar para analisar a gastronomia brasileira percebemos a influência de muitas culturas, isso acontece por causa da imigração que influencia a forma de viver e torna a mistura tão rica e diferente. Confira as 13 Comida Típica Brasileira e que você não come em nenhum outro lugar:
 

Brigadeiro

Parece ser simples e tão parte da cultura brasileira, mas não é assim para os outros países. O brigadeiro tem uma história política e curiosa: acredita-se que ele foi feito pela primeira vez na comemoração da primeira vez que as mulheres puderam votar e foi usado porque era bem simples, com apenas dois ingredientes indispensáveis: chocolate em pó e leite condensado. Hoje em dia, o doce é presente em praticamente todos os aniversários! 
 

Brigadeiro

 

Feijoada

Um dos pratos mais deliciosos do Brasil é com certeza a feijoada. Feita em várias partes do país é a pedida perfeita para os dias mais frios mas também bem vinda com refrescos. A receita vem do tempo da escravidão. É, com certeza uma das comidas brasileiras mais famosas! Geralmente se come às quartas ou aos sábados. 
 

Feijoada

 

 Passagens aéreas no Turismocity 
 

Pastel 

O pastel é aquele alimento super presente nas feiras de rua e que é mais uma variação de outra cultura. Dessa vez, uma variação do guioza e dos rolinhos primavera da culinária oriental. Essa é uma das comidas brasileiras mais famosas e que podem ser encontradas em diferentes estados do país e que pode ter os mais diferentes recheios doces ou salgados.
 

Pastel

Coxinha 

Sim, brasileiros tem orgulho de serem os donos da invenção coxinha! Alguns relatos dizem que a receita veio da necessidade da criação de uma refeição rápida para operários de fábricas. Hoje em dia, a receita do recheio pode variar muito além do frango desfiado.
 

Coxinha

Bolinho de chuva 

Com certeza um dos pratos que mais remetem à família e tardes gostosas. O Bolinho de chuva é uma adaptação de uma receita portuguesa mas com aquele toque brasileiro que não poderia faltar e faz parte de contos infantis como “Sítio do Pica-Pau Amarelo” de Monteiro Lobato.
 

Bolinho de Chuva

 

Pão de Queijo 

O famoso pão de queijo é uma colaboração da cozinha mineira para o mundo. Acredita-se que o prato surgiu pelos dois ingredientes fáceis de encontrar em Minas Gerais: polvilho e queijo. Hoje é o pão de queijo é encontrado em padarias de todo Brasil e chama atenção de gringos que visitam o país.
 

 

Paçoquinha 

A paçoquinha é mais um dos doces típicos brasileiros. A mistura de açúcar e amendoim é sobremesa, usada em doces e presente nas típicas festas juninas. 
 

 

Melhores destinos do mundo para veganos
 

Açaí 

O açaí é uma fruta típica do norte brasileiro e em muitas partes do Brasil ganhou consistência parecida com sorvete tendo ou não adição de açúcar. É comum que ele tenha acompanhamentos como frutas, aveia ou até mesmo chocolate e outros doces. Mas é tão versátil que tem receitas como peixe frito com açaí típico do Pará e até mesmo usado na refeição de café da manhã. 
 

 

Vatapá

O vatapá é um prato de origem africana que inclui farinha, fubá, camarões e outros ingredientes. Na Bahia é um dos pratos que faz parte do dia a dia e da cultura da região e que é difícil encontrar em outros lugares a não ser no Brasil.
 

 

5 cafés da manhã no interior de São Paulo que você precisa conhecer

 

Misto quente 

Consegue imaginar as manhãs sem o misto quente? É por isso que essa é uma das comidas brasileiras que os gringos amam: estão presentes em padarias, bares, lanchonetes e restaurantes, é uma alternativa de refeição rápida e barata para transitar longas distâncias.
 

 

Acarajé

O acarajé é uma das comidas brasileiras mais famosas e típicas do nordeste do Brasil. Tem tradição das religiões africanas e pode ter diferentes versões.
 

 

Salpicão

O preparo do salpicão pode variar com diferentes ingredientes, mas geralmente inclui frango desfiado e legumes.
 

Salpicão

Reprodução Ana Maria Brogui


Bauru 

Se o misto quente é uma adaptação brasileira, não seria diferente com o Bauru. O prato é uma criação de Casimiro Pinto Neto, natural da cidade de Bauru, interior de São Paulo, de onde veio o nome. O lanche é simples: conta com pão, presunto, queijo e tomate, mas é uma das comidas brasileiras famosas e diferentes para turistas de outros países.


 

Bauru

Reprodução Wikipedia

 

Depois dessa lista deliciosa, qual receita você vai fazer em casa?  Eu já pensei no brigadeiro de panela! O Brasil tem inúmeras receitas únicas e como falamos, cada estado tem a sua comida típica brasileira, a lista é enorme! O Brasil é um país cheio de diversidade, com pratos exóticos e únicos que chamam a atenção e quando estamos viajando sentimos falta! 

Origem - Coloque sua cidade, país ou região
Destino - Coloque sua cidade, país ou região
Ver datas mais baratas
1 passageiro, econômica

Você quer ser o primeiro a saber quando houver voos baratos??