Alertas de voos baratos #boraviajar? Ative as notificações e receba alertas de passagens aéreas baratas. ATIVAR

Como tirar o visto americano em 2021!

Gabrielle Barbosa
Postado em Miércoles 6, Octubre 2021 em Dicas de Viagem

Se você tem pretensões de viajar para os Estados Unidos mas ainda não tem o visto americano, esse post é pra você!

Por enquanto os Estados Unidos estão fechados para turistas brasileiros, mas como a tendência é que as fronteiras se abram seguindo o que os países têm feito, é importante já ir entendendo e separando a documentação para entrar com o pedido de visto americano para quando você for viajar! 

Como tirar o visto americano durante a pandemia? 

Por enquanto a Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil suspenderam a emissão do visto americano para turistas. Por isso, somente pessoas que buscam o visto com finalidade estudantil poderão solicitar a documentação. 

Para entrar com o processo de visto de estudante é preciso estar matriculado em um curso nos Estados Unidos. Esse curso pode ser de idiomas, especializações e outros. O tempo de estadia para esse visto varia de acordo com a carga horária do curso escolhido, podendo chegar até 2 anos nos Estados Unidos. Para obter o visto de estudante é necessário acessar o site de agendamento

Além da modalidade de visto para estudante, atualmente é possível solicitar o agendamento de entrevistas de emergência, que são aquelas para pessoas com viagens em caráter de urgência para os Estados Unidos. 

Regras para a solicitação do visto americano 

Para solicitar o visto americano pela primeira vez a pessoa deve ter entre 14 e 79 anos e precisará marcar dois agendamentos: um no Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto e o segundo na Embaixada Americana ou Consulado. 

Passo 1: Completar o formulário de solicitação do visto americano

O primeiro passo para a emissão do visto americano, seja ele em qualquer categoria, é completar o formulário de visto americano chamado de DS-160. Nele, você deverá preencher com informações verdadeiras de acordo com o tipo de visto que você deseja emitir. 

Depois é importante  imprimir a página de confirmação com código de barras e anotar o número de solicitação e resposta de segurança selecionada. 

Para o preenchimento do formulário você precisará dos seguintes documentos: passaporte, comprovante de residência, CPF e comprovante financeiro. 

Passo a passo para tirar o passaporte em 2021

Formulário de solicitação do visto americano 

Passo 2: pagar a taxa do visto 

Após o preenchimento do formulário será direcionado para a página do pagamento da taxa de visto americano. O valor para o visto americano de turista e estudante é de $ 160 USD. 

Esse valor pode ser pago através de cartão de crédito ou através de boleto bancário. É importante dizer que a taxa não é reembolsável, ou seja, mesmo em casos de que o pedido de visto seja recusado, o dinheiro não é devolvido.

Passo 3: agendar as entrevistas para visto americano 

Nesse passo é necessário agendar duas entrevistas: uma no CASV e no Consulado. As entrevistas poderão ser agendadas para o mesmo dia caso tenha disponibilidade de horário, senão, você precisará reservar dois dias e horários para esse processo. 

Passagens aéreas para Nova York 

Passo 4: comparecer ao Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto

O passo seguinte para a emissão do visto americano é comparecer no dia e horário agendados com os documentos certos. No Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV), é feito uma conferência dos documentos, uma foto 3x4 e assinatura do passaporte. Calma, isso não significa que você foi aprovado ainda! 

Para esse primeiro agendamento é preciso de: passaporte, página de confirmação da solicitação DS-160 com o código de barras e página de confirmação de agendamento no CASV. 

Passo 5: comparecer ao Consulado

Depois será necessário comparecer ao Consulado agendado previamente. Esse é o momento em que você é entrevistado por um agente do consulado para entender as motivações da viagem, conferências de documentos e algumas perguntas importantes que ele pode fazer sobre o seu desejo de conseguir o visto americano.

Nessa etapa, todas as pessoas estão sujeitas à revista e é proibido, por razões de segurança, entrar no consulado com celulares e dispositivos eletrônicos, objetos pontiagudos, cigarros ou fósforos, pacotes e envelopes lacrados, líquidos ou alimentos. 

Caso você precise trazer o celular, por exemplo, deverá deixá-lo no guarda volume de empresas privadas estabelecidas na região porque não há guarda-volumes no consulado. Para essa entrevista é necessário todos os documentos pessoais, passaporte e comprovante de agendamento.

Também pode ser relevante os seguintes documentos:

- Documentos que constem detalhes do curso a ser feito nos EUA como, por exemplo, número de horas semanais, duração e comprovante de matrícula. 

-Comprovante de entradas em parques, hotéis e esse tipo de comprovação de viagem turística.

-Certidão de casamento e comprovante de renda. 

-Comprovante de matrícula em instituição de ensino brasileira para comprovação de vínculo no Brasil.

É importante ter em mente que você precisa confirmar e comprovar ao consulado que não tem intenção de ficar ilegalmente no país e que pretende voltar de acordo com o prazo permitido pelo visto americano desejado.

Encontre hotéis em Nova York 

Passo 6: aguardar o processamento

Depois da entrevista, o agente do consulado informará se você foi aprovado para o visto americano. Se a resposta for positiva, o visto será processado e você receberá um e-mail informando quando o passaporte com visto americano estará pronto para a retirada. Geralmente, o prazo é de 10 dias úteis. Também é possível escolher que o passaporte seja entregue via correspondência. 

É possível que um representante retire o visto pra você. Para isso, ele precisará de uma carta de autorização assinada e também da cópia do seu documento de identidade.

Em caso de dúvidas sobre os procedimentos, você pode entrar em contato com a Central de Atendimento .

Visto Americano 

E se o visto americano for negado?

Se você já fez todo esse processo para a solicitação do visto americano e a mesma foi negada, apesar dessa decisão não ser revogada ou revista, é possível refazer o processo novamente assim que conseguir um novo agendamento. Isso acontecerá mediante o pagamento de nova taxa e realização de todo o processo de solicitação de novo. 

Você já tirou o visto americano? Foi um processo simples ou complicado pra você? 

Você pode se interessar:

Visto Canadense: passo a passo para tirar em 2021

Como tirar a permissão internacional para dirigir em 2021

Viagem ao exterior: dinheiro ou cartão de crédito




Aéreos

Origem - Coloque sua cidade, país ou região
Destino - Coloque sua cidade, país ou região
Ainda não defini as datas
1 Passageiro, econômica