Gabrielle Barbosa

Como tirar o visto americano em 2023!

Atualizado em Martes 7, Febrero 2023 Postado em Martes 7, Febrero 2023 em Dicas de Viagem

Se você tem pretensões de viajar para os Estados Unidos mas ainda não tem o visto americano, esse post é pra você!

Com a reabertura dos agendamentos de visto americano, é importante já ir se preparando e separando a documentação necessária caso você queira viajar para os EUA. Por ser um pouco burocrático o processo de conseguir o documento de permissão de entrada nos Estados Unidos, muitas pessoas podem ficar confusas sobre como proceder. Nesse post vamos te explicar o passo a passo para conseguir o visto americano! 

Como tirar o visto americano durante a pandemia? 

Atualização em 07/02/2023

Devido à pandemia, não estava sendo liberado o agendamento de vistos americanos mas a partir de novembro de 2021 algumas datas passaram a ser disponibilizadas pelos consulados de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Brasília. Por conta da paralização, muitas das datas disponibilizadas foram agendadas em poucos dias mas novo calendário deve ser liberado para agendamentos em dezembro e para 2022. 

Para quem já havia confirmado o agendamento - e esperado a abertura - a entrevista no consulado segue com o planejamento e para quem ainda não conseguiu marcar, a dica é ficar de olho para acompanhar a abertura de novas datas. O mesmo procedimento serve para quem tem visto próximo de vencimento e precisa fazer outro para viajar para os Estados Unidos. O visto americano não tem renovação, por isso é preciso passar por todo processo novamente caso seu visto esteja próximo da data de expiração. 

Até então, somente pessoas que buscavam o visto com finalidade estudantil poderiam solicitar a documentação que agora está disponibilizada também para a categoria de turismo. 

Para entrar com o processo de visto de estudante é preciso estar matriculado em um curso nos Estados Unidos. Esse curso pode ser de idiomas, especializações e outros. O tempo de estadia para esse visto varia de acordo com a carga horária do curso escolhido, podendo chegar até 2 anos nos Estados Unidos. Para obter o visto de estudante, turista ou outra finalidade é necessário acessar o site de agendamento

Regras para a solicitação do visto americano 

Para solicitar o visto americano pela primeira vez a pessoa deve ter entre 14 e 79 anos e precisará marcar dois agendamentos: um no Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto e o segundo na Embaixada Americana ou Consulado. 

Passo 1: Completar o formulário de solicitação do visto americano

O primeiro passo para a emissão do visto americano, seja ele em qualquer categoria, é completar o formulário de visto americano chamado de DS-160. Nele, você deverá preencher com informações verdadeiras de acordo com o tipo de visto que você deseja emitir. 

Depois é importante  imprimir a página de confirmação com código de barras e anotar o número de solicitação e resposta de segurança selecionada. 

Para o preenchimento do formulário você precisará dos seguintes documentos: passaporte, comprovante de residência, CPF e comprovante financeiro. 

Passo a passo para tirar o passaporte em 2021

Formulário de solicitação do visto americano 

Passo 2: pagar a taxa do visto 

Após o preenchimento do formulário será direcionado para a página do pagamento da taxa de visto americano. O valor para o visto americano de turista e estudante é de $ 160 USD. 

Esse valor pode ser pago através de cartão de crédito ou através de boleto bancário. É importante dizer que a taxa não é reembolsável, ou seja, mesmo em casos de que o pedido de visto seja recusado, o dinheiro não é devolvido.

Passo 3: agendar as entrevistas para visto americano 

Nesse passo é necessário agendar duas entrevistas: uma no CASV e no Consulado. As entrevistas poderão ser agendadas para o mesmo dia caso tenha disponibilidade de horário, senão, você precisará reservar dois dias e horários para esse processo. 

Passagens aéreas para Nova York 

Passo 4: comparecer ao Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto

O passo seguinte para a emissão do visto americano é comparecer no dia e horário agendados com os documentos certos. No Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV), é feito uma conferência dos documentos, uma foto 3x4 e assinatura do passaporte. Calma, isso não significa que você foi aprovado ainda! 

Para esse primeiro agendamento é preciso de: passaporte, página de confirmação da solicitação DS-160 com o código de barras e página de confirmação de agendamento no CASV. 

Passo 5: comparecer ao Consulado

Depois será necessário comparecer ao Consulado agendado previamente. Esse é o momento em que você é entrevistado por um agente do consulado para entender as motivações da viagem, conferências de documentos e algumas perguntas importantes que ele pode fazer sobre o seu desejo de conseguir o visto americano.

Nessa etapa, todas as pessoas estão sujeitas à revista e é proibido, por razões de segurança, entrar no consulado com celulares e dispositivos eletrônicos, objetos pontiagudos, cigarros ou fósforos, pacotes e envelopes lacrados, líquidos ou alimentos. 

Caso você precise trazer o celular, por exemplo, deverá deixá-lo no guarda volume de empresas privadas estabelecidas na região porque não há guarda-volumes no consulado. Para essa entrevista é necessário todos os documentos pessoais, passaporte e comprovante de agendamento.

Também pode ser relevante os seguintes documentos:

- Documentos que constem detalhes do curso a ser feito nos EUA como, por exemplo, número de horas semanais, duração e comprovante de matrícula. 

-Comprovante de entradas em parques, hotéis e esse tipo de comprovação de viagem turística.

-Certidão de casamento e comprovante de renda. 

-Comprovante de matrícula em instituição de ensino brasileira para comprovação de vínculo no Brasil.

É importante ter em mente que você precisa confirmar e comprovar ao consulado que não tem intenção de ficar ilegalmente no país e que pretende voltar de acordo com o prazo permitido pelo visto americano desejado.

Encontre hotéis em Nova York 

Passo 6: aguardar o processamento

Depois da entrevista, o agente do consulado informará se você foi aprovado para o visto americano. Se a resposta for positiva, o visto será processado e você receberá um e-mail informando quando o passaporte com visto americano estará pronto para a retirada. Geralmente, o prazo é de 10 dias úteis. Também é possível escolher que o passaporte seja entregue via correspondência. 

É possível que um representante retire o visto pra você. Para isso, ele precisará de uma carta de autorização assinada e também da cópia do seu documento de identidade.

Em caso de dúvidas sobre os procedimentos, você pode entrar em contato com a Central de Atendimento .

Visto Americano 

E se o visto americano for negado?

Se você já fez todo esse processo para a solicitação do visto americano e a mesma foi negada, apesar dessa decisão não ser revogada ou revista, é possível refazer o processo novamente assim que conseguir um novo agendamento. Isso acontecerá mediante o pagamento de nova taxa e realização de todo o processo de solicitação de novo. 

Você já tirou o visto americano? Foi um processo simples ou complicado pra você? 

Não esqueça de buscar passagens aéreas baratas para os Estados Unidos. 

Você pode se interessar:

Visto Canadense: passo a passo para tirar em 2021

Como tirar a permissão internacional para dirigir em 2021

Viagem ao exterior: dinheiro ou cartão de crédito

Origem - Coloque sua cidade, país ou região
Destino - Coloque sua cidade, país ou região
Ver datas mais baratas
1 passageiro, econômica

Você quer ser o primeiro a saber quando houver voos baratos??