Renata Coelho Mastandrea

Escócia: A rota de Harry Potter.

Atualizado em Miércoles 11, Agosto 2021 Postado em Miércoles 11, Agosto 2021 em Recomendações de viagem

A saga Harry Potter nasceu na capital da Escócia, Edimburgo, cidade cuja parte medieval é inspiração para muita literatura. Para os fãs, há uma rota com lugares na cidade que mostram os passos de JK Rowling para chegar aos personagens dos livros e lugares em que Harry Potter ganhou vida. Desde o café onde ela, que ainda muito pobre tentava virar escritora, finalizou o primeiro à mão, como o cemitério de onde saíram alguns dos nomes dos personagens. Neste artigo te contamos tudo o que você precisa saber sobre rota de Harry Potter na Escócia.
 

A rota de Harry Potter na Escócia! 
A rota de Harry Potter na Escócia! 


8 lugares da Rota do Harry Potter na Escócia, que você precisa conhecer

Old Town, Edimburgo

Apenas chegue a Edimburgo e já se sentirá em um filme de Harry Potter. Sua arquitetura medieval e suas ruelas, principalmente em Old Town, tem o poder de transportar imediatamente a outra década. O contraste do medieval com o moderno é o que mais impressiona seus visitantes. 
 


The Elephant House 

Começando do início, o primeiro lugar que não podem perder os amantes de Harry Potter em Edimburgo é a famosa cafeteria The Elephant House, lugar em que J.K Rowling deu vida a toda a saga. Nos dias de hoje, segue funcionando como cafeteria e, claro, é muito concorrida e é preciso fazer fila para conseguir tomar um café em uma de suas mesas. Os turistas esperam sua vez para sentar e tirar uma foto em algumas das mesas ou com algum dos quadros de Harry Potter que decoram o ambiente. 
 

 

Castelo de Edimburgo 

Da cafeteria J.K Rowling tinha uma vista privilegiada do Castelo de Edimburgo, no qual se inspirou para criar as fantásticas aventuras de Harry em Hogwarts. Localizado no alto da colina de Castle Hill, se impõe oferecendo uma das melhores vistas do centro da cidade. O Castelo foi protagonista de coroação e morte de dezenas de reis escoceses, como também cenário de cruéis batalhas e invasões que aconteceram ao longo da história da Escócia.
 

 

Colégio George Heriot 

Esse é um dos colégios mais antigos e prestigiados de Edimburgo. De sua arquitetura, J.K Rowling se inspirou para a criação de Hogwarts. Seu arquiteto foi o rico escocês Geroge Heriot, quem criou o prédio com objetivo de oferecer um ensino gratuito e de qualidade para todos os órfãos da cidade. 
 


Cemitério Greyfriars 

O Cemitério Greyfriars de Edimburgo é muito mais do que um cemitério. Está mais para um museu ou até um lugar de passeio para os escoceses que se sentam aos domingos em um de seus bancos para observar os imponentes mausoléus. A própria J.K Rowling tinha o costume de passear por suas ruas e assim se inspirou nos nomes de alguns defuntos para escrever os personagens do primeiro livro de Harry Potter. 
 


Este lugar, além de fazer parte da história da criação de Harry Potter, é um dos maiores atrativos da cidade. É muito recomendado fazer um tour para conhecer algumas das histórias por trás das tumbas, há alguns tours gratuitos que incluem essa parada. 
 

Viaduto de Glenfinnan

Todos nós lembramos do famoso trem que leva Harry a Hogwarts e que aparece em várias cenas de seus filmes. Em Harry Potter e a câmara secreta, Harry e Ron passam voando em frente ao trem que está passando por um viaduto de altura de 21 arcos. O original faz parte da linha West Highland entre Fort William e Mallaig, nos Highlands da Escócia. O mais impactante é que o trem segue funcionando a vapor até os dias de hoje e solta a mesma fumaça que vemos no filme. 
 

 

Este é outro ponto turístico visitado pelos fanáticos da saga, que vistam de dois pontos possíveis: acima do trem, o pegando de alguma estação em direção a Mallig e passando pelo viaduto, ou também o vendo passar do seu observador, o qual se pode chegar caminhando em uma trilha de 30 minutos desde a Estação de Glenfinnan. 

Cataratas de Steall 

Essas cataratas localizadas também em Highlands, perto da cidade de Fort William, apareceram no filme Harry Potter e o cálice de fogo, quando Harry enfrenta o dragão Colacuerno húngaro no Torneio dos Três Magos. Para chegar, há uma fantástica e curta rota de uma hora aproximadamente que atravessa a paisagem imponente da garganta de Nevis Gorge. 

Passagens aéreas para Edimburgo e hotéis em Edimburgo
 


Glencoe 

Também em Highlands, especificamente na zona sul de Lochaber, está Glencoe, um vale de aproximadamente 16 km, rodeado de grandes montanhas. A cor verde intensa invade toda a zona, resultado da quantidade de chuva que cai durante todo o ano. Esse lugar aparece como cenário de uma das partes mais lembradas de Harry Potter e o prisioneiro de Akzaban, quando Hermione golpeia Malfoy. 
 

 

Agora que você já sabe alguns cenários dos filmes de Harry Potter é hora de anotar nossas dicas e começar a planejar essa viagem imperdível para as terras de Hogwarts! Encontre hotéis em Edimburgo

Origem - Coloque sua cidade, país ou região
Destino - Coloque sua cidade, país ou região
Ver datas mais baratas
1 passageiro, econômica

Você quer ser o primeiro a saber quando houver voos baratos??