Gabrielle Barbosa

Guia de viagem: O que fazer em florianópolis

Atualizado em Viernes 6, Agosto 2021 Postado em Viernes 6, Agosto 2021 em Guias de Viagem

Florianópolis é uma cidade do sul brasileiro, capital do estado de Santa Catarina. Apelidada de Ilha da Magia, a cidade possui vários atrativos naturais desde praias com mar transparente, trilhas com vistas incríveis, lagoas, mangues e até dunas. 

Florianópolis é uma ilha estreita e possui as regiões bem definidas entre norte, sul, leste e oeste. Na prática, isso significa que as distâncias entre as extremidades são grandes e esse é o principal fator que precisa ser levado em conta na hora de montar a logística do seu roteiro na cidade.

Floripa, como é chamada a cidade, é muito procurada também por surfistas em busca de boas ondas e turistas de todos os tipos e aqui te contamos o que fazer em Florianópolis
 

As dicas de Floripa abrangem toda a cidade, do norte ao sul da ilha, passando pela Lagoa da Conceição, região central e até os bairros do continente.
As dicas de Florianópolis abrangem toda a cidade, do norte ao sul da ilha, passando pela Lagoa da Conceição, região central e até os bairros do continente.

 

O que fazer em Florianópolis?

Sem dúvidas, as praias já garantem um roteiro e tanto pela capital catarinense. Porém, há muito mais o que fazer em Florianópolis, a cidade oferece diversas opções de atrações, passeios, trilhas, mirantes e outros pontos turísticos que você vai se encantar! 

Projeto Tamar 

Em Florianópolis há um centro de visitantes do Projeto Tamar. O Projeto Tamar está na praia da Barra da Lagoa, a 25 km do centro da cidade, na costa leste da ilha. O Museu Tamar auxilia no trabalho de conscientização e educação ambiental. 

No centro de visitação é possível observar cinco tanques de observação de espécies, salas de vídeo, exposição sobre o projeto e lojinha. O Projeto Tamar recebe visitantes das 09h20 às 17h20 diariamente.

Mirantes 

Além do Mirante do Morro da Cruz, Florianópolis tem outros mirantes para aproveitar finais de tarde, pôr do sol e uma vista de tirar o fôlego. Uma opção para isso é o Mirante da Praia Mole, com vista para a Lagoa da Conceição. Quem faz a Trilha do Gravatá pode também aproveitar, durante a subida, a vista para a Praia Mole.

Trilhas 

Os amantes de trilhas podem ficar muito felizes ao visitar Florianópolis e mesmo aquelas pessoas que não tem tanto costume de fazer esse tipo de passeio podem aproveitar as trilhas mais curtas que exigem menos esforço físico.

Uma dessas opções é a trilha para as Piscinas Naturais da Barra da Lagoa, que tem uma duração de aproximadamente 20 minutos e não exige tanto preparo. Uma outra trilha leva da Praia Mole à Praia das Galhetas, a última de nudismo da cidade.

Uma trilha que exige um pouco mais de resistência física é a Trilha do Gravatá, realizada em aproximadamente 45 minutos com trechos de subidas mais íngremes.

A trilha que exige mais esforço é a Trilha para a Lagoinha do Leste, e é acessada somente de barco. A Lagoinha do Leste é uma praia selvagem com trilha até o topo do Morro da Coroa, com um visual de toda a ilha. A Lagoinha do Leste por ser uma praia selvagem já apresenta uma paisagem encantadora e diferente das outras praias.

Costa da Lagoa
 

Lagos da Conceição - Florianópolis

 

A Costa da Lagoa é um dos pontos turísticos de Florianópolis marcado pela tranquilidade. A Costa é acessada por trilha ou barcos que saem do centro turístico com direção à Costa da Lagoa que é um conjunto de restaurantes, cachoeiras e vilas. O passeio vale para aproveitar a paisagem e também a gastronomia local.

 

Santo Antônio de Lisboa 

Santo Antônio de Lisboa é um bairro açoriano e é considerado um dos mais antigos da cidade, encantando pelo tipo de construção, pelas lojinhas de artesanatos, cafeterias e restaurantes. Nesse bairro também dá para aproveitar e fazer uma caminhada pela Rota Gastronômica do Sol Poente que chega ao bairro Sambaqui.
 

Dunas da Joaquina

Nas Dunas da Joaquina ou Dunas da Lagoa os turistas podem aproveitar para andar na areia e os mais radicais podem aproveitar para praticar o skibunda, esporte feito com pranchas que descem as montanhas de areia. O passeio vale pela paisagem produzida pelas dunas e pela sensação de liberdade.

 

 

Vida noturna de Florianópolis 

Para os que gostam de bares diferentes e animados o lugar ideal é o bairro Lagoa da Conceição, por ali você pode aproveitar os bares, cafés e restaurantes com vista para o mar.

Para os que procuram bares mais agitados, sem essa calmaria do barulho das ondas do mar, o ideal é explorar o centro de Florianópolis. Pelas ruas da região, o turista encontrará bares de todos os tipos! Uma dica valiosa é separar uma noite para aproveitar as atrações do Quintal de Casa, localizado na Praia do Campeche. O lugar tem espaço kids, cinema, tecido acrobático, food trucks e um espaço de praça de alimentação para aproveitar a noite e a culinária catarinense!

Florianópolis é conhecida por ter festas o ano inteiro e se você gosta de baladas que duram até o amanhecer, o ideal é conhecer o complexo Stage. Localizado na rodovia de acesso às praias de Jurerê, no complexo há diversas opções para o público mais agitado. Inclusive há uma balada que é franquia de Ibiza, a famosa Pacha Floripa. Outra balada procurada nesse complexo é a Posh, uma balada de luxo com drinks e pista de dança para quem deseja aproveitar com estilo e sofisticação.

Centro de Florianópolis 

Uma das coisas que não podem faltar na sua viagem a Florianópolis é aproveitar para conhecer o centro da cidade. Por ali, você poderá aproveitar para visitar o Mercado Público de Florianópolis, uma ótima opção para experimentar a gastronomia local, comprar artigos artesanais e passear.

A três quilômetros do centro de Floripa, está o Mirante do Morro da Cruz, com vista para uma parte da cidade e o mar. Outra opção é ao cartão postal da cidade, a Ponte Hercílio Luz.
 

 

Encontre passagens aéreas para Florianópolis 

Pelo centro também é legal separar um tempo para passear na movimentada Avenida Beira Norte, um calçadão onde muitas pessoas se divertem e praticam atividades físicas. Esse calçadão também está perto de diversas lojas e comércios e alguns shoppings da cidade!

Florianópolis é uma cidade que consegue ter atração para os turistas mais tranquilos, que desejam aproveitar as belas praias e fazer passeios em contato com a natureza mas também é um destino ideal para os mais agitados, que querem curtir as praias com os amigos durante o dia e famosas baladas durante a noite! Seja qual for o interesse da viagem, Floripa proporciona lindas paisagens e atrações para todos os gostos!

 

Como é a temperatura em Florianópolis? 

Apesar de ser uma cidade de praia, Florianópolis está localizada em um estado que tem suas épocas de frio, o sul. Por isso, é importante estar atento ao clima antes de planejar sua viagem para a cidade principalmente se sua ideia é aproveitar as lindas praias.

Entre dezembro e março é a época mais quente em Florianópolis. As temperaturas variam de 20 a 28°C, ideal para aproveitar a praia e passeios na natureza.

De junho a agosto, em contrapartida, as temperaturas vão de 13 a 21°C, clima um pouco mais frio para os que desejam tomar banho de mar e pegar um bronze!
 

É importante estar de olho nas temperaturas para conseguir produzir um roteiro que se adeque também ao clima da cidade.
É importante estar de olho nas temperaturas para conseguir produzir um roteiro que se adeque também ao clima da cidade.

 

Entenda um pouco mais sobre o que esperar das temperaturas de Florianópolis:

Para ir à praia 

A época para aproveitar melhor a praia também coincide com a alta temporada de férias. Janeiro, fevereiro e março são os meses com maior índice de chuva, mas que com as altas temperaturas dá para aproveitar as praias.

A melhor época, em que a cidade não estará tão cheia de turistas e as chuvas dão uma trégua é a partir de março. Em março as temperaturas máximas alcançam os 28° e abril as máximas atingem os 25°.

Para aproveitar o frio

Por causa das temperaturas mais frias os hotéis e a cidade se prepara para fazer programações especiais para os turistas então, mesmo que sua viagem esteja programada para uma época mais fria, dá para aproveitar e muito Florianópolis!

Junho e julho tem as temperaturas mais baixas que variam entre 13 e 21°C, e as chances de chuva são pequenas. Entre agosto, setembro e novembro as temperaturas variam de 14 a 25°C.

#Dica: da segunda quinzena de agosto à primeira quinzena de outubro é a melhor época para observar as baleias francas em Florianópolis e também outras cidades e praias de Santa Catarina.

 

 

Onde fica o Aeroporto de Florianópolis?

O Aeroporto Internacional de Florianópolis - Hercílio Luz fica localizado no Sul da Ilha, distante cerca de 12km do Centro e tem fácil acesso a qualquer lugar de Florianópolis seja de carro ou transporte público.

  • De carro 

O trajeto do centro de Florianópolis tem cerca de 11 quilômetros de distância do aeroporto. Essa distância pode ser percorrida em 15 minutos. No aeroporto é possível solicitar o serviço de diversas opções de transfers, transporte por aplicativo e também de táxi.

#Dica: Outra opção é alugar um carro durante os dias de viagem. Essa opção costuma ser escolhida por turistas já que, por ser um ilha, Florianópolis tem praias por toda a sua extensão. Para aproveitar ao máximo e conhecer cada ponto da ilha, ter um carro pode ajudar a economizar tempo de deslocamento com transporte público. Os carros podem ser alugados ainda no aeroporto.

  • De transporte público 

Para quem precisa fazer o trajeto do aeroporto ao centro de Florianópolis ou vice e versa, é possível utilizar do sistema de ônibus da cidade. São três linhas que passam em frente o aeroporto:

186: TICEN/Aeroporto; 461: Tapera/TICEN; 471: TITRI/Tapera.

#Curiosidade: O aeroporto possui uma grande variedade de cafés, bares e restaurantes. Inclusive há um pub com cervejas artesanais e até um restaurante vegano. Enquanto espera pelo seu voo também é possível aproveitar as lojas de roupas e acessórios, eletrônicos, cosméticos, livraria e até farmácia e floricultura!

 

 

Hospedagem e praias de Florianópolis

As praias do norte são as que estão na região considerada mais urbanizadas, com boa estrutura de comércios e inclusive acomodações de todos os gostos. Entre as mais famosas praias do norte estão Jurerê Internacional, Canasvieiras, Lagoinha, Praia dos Ingleses e Praia do Santinho. As praias de Jurerê Internacional estão entre as mais procuradas de Florianópolis, pois costumam ter muita agitação e música durante todo dia. Geralmente o ritmo predominante é o sertanejo e o eletrônico.

O centro e a Lagoa da Conceição estão na área de fácil acesso a qualquer lugar da ilha, porém estão um pouco mais distantes das praias mais próximas. Por ali, o ideal é aproveitar os restaurantes, comércios e os passeios ao ar livre.

A região das praias do leste não é tão urbanizada mas possui estrutura e boas acomodações para a sua viagem. As praias mais procuradas são Barra da Lagoa, Praia Mole e Praia da Joaquina.

A região que abriga as praias do sul é uma região mais simples, sem grandes construções. A região possui comércios e hospedagens simples. Vale a pena visitar nessa região a Praia da Armação e a Praia de Matadeiros.

 

 

#Dica: durante o período de alta temporada como ano novo, carnaval, feriados e férias escolares, o ideal é se hospedar perto de praias e lugares em que estão concentrados as melhores atrações para não depender muito do trânsito para se locomover. Encontre hotéis em Florianópolis. 

Origem - Coloque sua cidade, país ou região
Destino - Coloque sua cidade, país ou região
Ver datas mais baratas
1 passageiro, econômica

Você quer ser o primeiro a saber quando houver voos baratos??