Ilha Grande reabre para o turismo no próximo dia 14.
Fechada desde 17 de março, a Ilha Grande reabre para os turistas na próxima sexta-feira (14). Hotéis, pousadas e restaurantes podem ter até 50% da sua capacidade ocupada. A regra também é válida para o município de Angra dos Reis.
Ônibus e vans só vão entrar com 50% de ocupação e com a comprovação de que os ocupantes têm reserva de hospedagem.
Patrimônio Histórico e Natural da Humanidade, decretado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Ilha Grande vive basicamente do turismo.
“Fomos a primeira cidade do estado a fechar o turismo. O impacto foi muito grande, principalmente para a Ilha Grande”, lembrou o presidente da Fundação de Turismo de Angra dos Reis (TurisAngra), João Willy Seixas Peixoto. A reabertura será gradual e o município receberá apenas turistas com reservas em hospedagens.
Também no primeiro momento, o turismo do tipo “day use” está proibido na região. Durante um período do isolamento social, a prefeitura restringiu o acesso ao município apenas aos moradores ou a pessoas que comprovassem ter algum motivo para entrar. Agora, haverá fiscalização na divisa do município com Angra dos Reis.
“Temos de trabalhar para preservar a Ilha Grande. Tem de ter este controle e cuidado”, disse o presidente da TurisAngra, em entrevista à Agência Brasil. O acesso à ilha será apenas por Angra e terá medidor de temperatura nos cais de Santa Luzia (Angra) e da Vila do Abraão (Ilha Grande).
Os destaques dessa região, são: a Praia de Lopes Mendes, a Praia do Aventureiro e o encontro das águas doce e salgada na Praia da Pardaloca.