#boraviajar? Ative as notificações e receba nossas melhores ofertas. ATIVAR

Quais os documentos para voos nacionais?

Gabrielle Barbosa
Postado em Jueves 30, Enero 2020 em Recomendações

Vai viajar e não sabe quais os documentos necessários na hora de embarcar em um avião? Preparamos um post para explicar quais são os documentos necessários para voos domésticos. Muitos são os documentos aceitos para esse tipo de viagem aérea e é sempre importante ter tudo em mãos para não passar por nenhum imprevisto na hora de viajar!

Registro Geral 

É o RG, o documento com foto que usamos para os mais diversos fins como abrir crediário em lojas, comprovar a identidade. Ele é suficiente para comprovar os dados do cartão de embarque. 

Passaporte 

O passaporte é exigido apenas em viagens internacionais, mas caso você esqueça os outros documentos ou prefira, pode ser utilizado para identificação em voos domésticos também. 

Não tem passaporte e deseja saber como emitir o documento? É só acessar o nosso post explicando tudo. 

Carteira de Trabalho 

A Carteira Nacional de Trabalho, aquela usada pelo empregador para registrar dados da prestação de serviço também é aceita como documento na hora do embarque doméstico. 

Registro Nacional de Estrangeiro / Documento Nacional de Identidade

O RNE e o DNI, documentos utilizados para identificação de estrangeiros também são aceitos em embarques para voos nacionais brasileiros. 

Documentos digitais CNH-e, DNI e e-Título

Tem seus documentos apenas de forma digital no seu dispositivo de celular? Você pode utilizá-los facilmente para identificação na hora de embarcar em um voo nacional. 

Cartões de Identidade expedidos por órgãos responsáveis 

Seja cartões de identidade expedidos pelo Poder Judiciário ou Legislativo no nível federal ou estadual, ou cartões de identidade expedidos pelo ministério ou órgão subordinado à Presidência da República, incluindo o Ministério da Defesa e os Comandos da Aeronáutica, da Marinha e do Exército, todos são aceitos para identificação. 

Fui roubado e agora? 

Foi roubado e perdeu todos os documentos de identificações? Calma, a viagem ainda pode acontecer tranquilamente. Em caso de roubo, furto ou até mesmo extravio dos documentos é possível apresentar o Boletim de Ocorrência que ateste o ocorrido desde que tenha sido emitido em até 60 dias antes da viagem e esteja em formato impresso. 

Quais documentos não são válidos?

Documentos não oficiais como carteira de estudante ou documentos sem foto como é o caso do título de eleitor, alguns CPFs e o cartão do SUS não são aceitos na hora do embarque. Também é importante se atentar quanto à conservação dos documentos. Documentos muito antigos podem ser recusados no embarque. 

Menores desacompanhados 

E no caso do embarque de menores desacompanhados os documentos precisam estar todos alinhados com as determinações da lei. Para crianças de até 12 anos o documento exigido é a Certidão de Nascimento, crianças acima dessa idade precisam apresentar algum documento oficial com foto, como o RG, por exemplo. 

Além disso, para que a criança embarque é necessário que esteja na companhia de um dos pais para que somente esses documentos de identificação sejam exigidos. Em caso de viagem com outros familiares é necessário documentação que comprove parentesco.

Se o menor tiver menos de 16 anos e estiver viajando sozinho ou com familiares com graus de parentescos mais distantes é necessário apresentar a autorização de viagem. Para isso os pais deverão preencher um formulário de autorização com assinaturas reconhecidas em cartório. 

Adolescentes entre 16 anos e 18 anos incompletos podem viajar em voos domésticos sem a necessidade do documento de autorização. 

Como vimos, muitos são os documentos permitidos para apresentação no momento do embarque nacional. É aconselhado ter mais de um dos documentos válidos em mãos, assim, fica garantido o embarque sem possível problemas com a documentação!




Todos os preços em um só lugar. Faça sua busca!

Origem - Coloque sua cidade, país ou região
Destino - Coloque sua cidade, país ou região
Ainda não defini as datas