Quais os documentos para voos nacionais?

Atualizado em Jueves 2, Septiembre 2021 Postado em Jueves 2, Septiembre 2021 em Dicas de Viagem

Vai viajar e não sabe quais os documentos necessários na hora de embarcar em um avião? Saiba quais os documentos exigidos para voos nacionais e não perca o seu voo. Muitos são os documentos aceitos para esse tipo de viagem aérea e é sempre importante ter tudo em mãos para não passar por nenhum imprevisto na hora de viajar!
 

Quais são os documentos aceitos para embarque em voos nacionais?

RG - Identidade

É o RG, o documento com foto que usamos para os mais diversos fins como abrir crediário em lojas, comprovar a identidade. Ele é suficiente para comprovar os dados do cartão de embarque. 

Passaporte 

O passaporte é exigido apenas em viagens internacionais, mas caso você esqueça os outros documentos ou prefira, pode ser utilizado para identificação em voos domésticos também. 

Não tem passaporte e deseja saber como emitir o documento?  Passo a passo para tirar o seu passaporte em 2021 

Carteira de Trabalho 

A Carteira Nacional de Trabalho, aquela usada pelo empregador para registrar dados da prestação de serviço também é aceita como documento na hora do embarque doméstico. 

Registro Nacional de Estrangeiro / Documento Nacional de Identidade

O RNE e o DNI, documentos utilizados para identificação de estrangeiros também são aceitos em embarques para voos nacionais brasileiros. 

Documentos digitais CNH-e, DNI e e-Título

Tem seus documentos apenas de forma digital no seu dispositivo de celular? Você pode utilizá-los facilmente para identificação na hora de embarcar em um voo nacional. 

Cartões de Identidade expedidos por órgãos responsáveis 

Seja cartões de identidade expedidos pelo Poder Judiciário ou Legislativo no nível federal ou estadual, ou cartões de identidade expedidos pelo ministério ou órgão subordinado à Presidência da República, incluindo o Ministério da Defesa e os Comandos da Aeronáutica, da Marinha e do Exército, todos são aceitos para identificação. 

 

Saiba quais os documentos para embarque em voos nacionais


Encontre Passagens aéreas para qualquer destino no Brasil 

 

Fui roubado e agora como faço para embarcar em um voo nacional? 

Foi roubado e perdeu todos os documentos de identificações? Calma, a viagem ainda pode acontecer tranquilamente. Em caso de roubo, furto ou até mesmo extravio dos documentos é possível apresentar o Boletim de Ocorrência que ateste o ocorrido desde que tenha sido emitido em até 60 dias antes da viagem e esteja em formato impresso. 

Quais documentos não são válidos para embarque em voos nacionais?

Documentos não oficiais como carteira de estudante ou documentos sem foto como é o caso do título de eleitor, alguns CPFs e o cartão do SUS não são aceitos na hora do embarque. Também é importante se atentar quanto à conservação dos documentos. Documentos muito antigos podem ser recusados no embarque. 

Documentos para embarcar em voo nacional com menores desacompanhados 

E no caso do embarque de menores desacompanhados os documentos precisam estar todos alinhados com as determinações da lei. Para crianças de até 12 anos o documento exigido é a Certidão de Nascimento, crianças acima dessa idade precisam apresentar algum documento oficial com foto, como o RG, por exemplo. 

Além disso, para que a criança embarque é necessário que esteja na companhia de um dos pais para que somente esses documentos de identificação sejam exigidos. Em caso de viagem com outros familiares é necessário documentação que comprove parentesco.

Se o menor tiver menos de 16 anos e estiver viajando sozinho ou com familiares com graus de parentescos mais distantes é necessário apresentar a autorização de viagem. Para isso os pais deverão preencher um formulário de autorização com assinaturas reconhecidas em cartório. 

Adolescentes entre 16 anos e 18 anos incompletos podem viajar em voos domésticos sem a necessidade do documento de autorização. Veja mais informações aqui

Como vimos, muitos são os documentos permitidos para o embarque em voo nacional. É aconselhado ter mais de um dos documentos válidos em mãos, assim, fica garantido o embarque sem possível problemas com a documentação. 

Origem - Coloque sua cidade, país ou região
Destino - Coloque sua cidade, país ou região
Ver datas mais baratas
1 passageiro, econômica

Você quer ser o primeiro a saber quando houver voos baratos??