Alertas de voos baratos #boraviajar? Ative as notificações e receba alertas de passagens aéreas baratas. ATIVAR

Qual é a melhor época do ano para viajar para a Europa?

Renata Coelho Mastandrea
Postado em Martes 15, Diciembre 2020 em Dicas de Viagem

A Europa é o continente que mais recebe turistas no mundo e é uma região com enormes atrativos culturais, históricos e naturais que fazem da travessia do Atlântico uma boa ideia em qualquer época do ano e saber qual é a melhor época do ano para viajar para a Europa? A resposta é: DEPENDE! A sua decisão vai depender do que você está buscando, dos seus objetivos de viagem, dos seus interesses pessoais e do destino. Todas as estações do ano têm vantagens e desvantagens. 

Saber como é o clima em dezembro, março ou outubro, quando chove, neva ou faz muito calor é a dúvida de muitos viajantes! Cada estação do ano é diferente e a época para viajar vai depender MUITO do que você quer fazer. 

Embora agora não seja a hora de viajar para a Europa, podemos aproveitar para planejar uma viagem para quando tudo estiver resolvido.
 

Qual é a melhor época do ano para viajar para a Europa?

 

Qual é a melhor época do ano para viajar para a Europa?

DEPENDE do que você vai fazer por lá! Primeiro você precisa entender como é o verão, primavera, outono ou inverno para escolher sua viagem ideal. 

Como são as estações do ano na Europa?

As estações do ano na Europa, por exemplo, têm sempre algo novo a oferecer em cada país — e para desfrutar das paisagens e climas desejados, é preciso saber quando ir. 

  • Primavera: 20 ou 21 de Março a 20 ou 22 de Junho
  • Verão: de 20 ou 22 de Junho a 22 e 23 de Setembro
  • Outono: 22 ou 23 de Setembro a 21 ou 22 de Dezembro
  • Inverno: de 21 ou 22 de Dezembro a 20 ou 21 de Março
     

Como é o verão na Europa? Alta temporada

O verão na Europa vai de 21 de junho a 20 de setembro, quando é alta temporada e há mais turismo em todos os países do continente. O verão é quando a vida transborda nas cidades europeias, pois também coincide com as férias escolares, e é quando os europeus também viajam. 

Nesses meses todos os restaurantes e bares ficam lotados, os parques ficam mais verdes e lotados, assim como os pontos turísticos e atrações. É a época do ano ideal para quem prefere desfrutar das cidades com melhor clima, onde os dias são mais longos e há mais tempo para caminhar, já escurece tarde. 

Esta é definitivamente a melhor época para visitar as praias europeias, como as da Croácia, Grécia, Sul de Portugal, Côte d'Azur (França) ou Costa Amalfitana (Itália), entre outras.
 

Passagens aéreas baratas para Croácia.

 

Nessa época do ano os preços sobem, as cidades turísticas ficam cheias e os restaurantes podem requerer reservas. Se você viajar nessa época, reserve tudo com muita antecedência e prepare um aumento de em média de 30% ou mais na sua viagem.

Destinos da Europa para viajar no verão 

Passagens aéreas Barcelona
Passagens aéreas  Londres
Passagens aéreas Paris
Passagens aéreas Berlim
Passagens aéreas Portugal
Passagens aéreas Croácia
Passagens aéreas Grécia
 

Como é o inverno na Europa? baixa temporada

O inverno começa oficialmente no final de dezembro, perto do Natal. Serão longos três meses de dias curtos e frios, chuva e neve em alguns lugares. Os brasileiros são atraídos pelos meses frios do continente europeu, mas esquecemos que muitos de nós não estamos acostumados com temperaturas tão baixas. 

Nos países nórdicos, podem chegar a -20ºC ou até menos no meio da temporada, onde rios e lagos congelam e as ruas ficam cheias de neve.

Dezembro é o mês do Natal, as grandes cidades estão repletas de luzes e decorações de Natal que o transportam diretamente para um clássico filme de Natal. Os Mercados de Natal são definitivamente um dos motivos para escolher viajar este mês. Durante os meses de novembro e dezembro, as ruas de cidades como Viena, Londres e Berlim se transformam em cenários mágicos, cheios de feiras natalinas com barracas de artesanato.

Passagens aéreas baratas para Berlim.

 

O inverno na Europa significa não enfrentar filas e sentir que as cidades são só para você. Mas também exige uma boa dose de planejamento e paciência, já que algumas atrações e restaurantes fecham no período. 

Você também não vai ver tanta gente nas ruas e o clima é menos alegre, devido ao frio que impede que você consiga ficar muitas horas na rua, além do mais os dias são mais curtos, portanto, entre 4 e 6 da tarde, ja é de noite, que ao final são ideais para quem gosta de programas em ambientes fechados, como museus e galerias. 

Por outro lado, para os adeptos da neve e do esqui, a Europa está repleta de lugares para você desfrutar da montanha e da natureza. A região alpina, que abrange parte da França, Suíça e Itália, convida a todos que desejam se aventurar em seus picos nevados. Como opções mais baratas, existem centros de esqui na Espanha, Andorra e países do Leste Europeu, como a República Tcheca.

Destinos para viajar no inverno para a Europa

Passagens aéreas Londres
Passagens aéreas Copenhague
Passagens aéreas Viena
 

Como é o outono na Europa?  meia estação 

Com um o outono mais sereno, com seus tons vermelhos e amarelos as cidades ficam lindas. A temporada vai de 21 de setembro a 20 de dezembro. Nestes meses o fluxo de turistas continua grande, mas não tão intenso quanto nos meses anteriores. 

É uma boa época para viajar se não conviver com temperaturas tão baixas. Nos meses de setembro e outubro, até meados de novembro, o calor começa a dar uma pausa, mas o frio do inverno ainda não veio à tona, principalmente nos países do sul.

Os famosos passeios a pé por lugares emblemáticos das cidades europeias têm um encanto a mais: as folhas caídas das árvores de cores laranja e amarelo que fazem você se sentir dentro de uma comédia romântica hollywoodiana. Fica tudo tão lindo! Os preços nesta época caem um pouco em relação ao verão.

 

Passagens aéreas baratas para Amsterdam.


Destinos para viajar no outono para a Europa

Passagens aéreas Madrid
Passagens aéreas Roma
Passagens aéreas Amsterdam
Passagens aéreas Praga 
Passagens aéreas Budapeste 
 

Como é a primavera na Europa? é a estação do ano mais recomendada para viajar 

A primavera é um momento mágico na Europa e vai de 21 de março a 20 de junho e é quando o calor começa a voltar às cidades. A primavera traz aquele ar diferente e especial que pode ser sentido em qualquer parte do mundo onde as estações são bem marcadas e é o fim do inverno. 

Embora o calor do verão ainda não seja sentido, as temperaturas estão começando a subir, enquanto os preços permanecem bastante semelhantes aos do inverno. Com climas temperados de meia estação, as cidades ao ar livre podem ser facilmente exploradas. A paisagem na primavera é também uma das mais românticas, onde os parques e as ruas se enchem de cor com o desabrochar das flores.
 

Passagens aéreas baratas para Paris

 

Nos meses de abril e maio, por exemplo, acontecem os festivais do Primeiro de Maio em Berlim, Primavera Sound em Barcelona e as famosas feiras da Andaluzia. Nos países mais ao sul, no final de abril você já pode desfrutar de alguns dias de praia, sem sofrer com o forte calor do verão. 

Os preços ainda são baixos nesta época do ano, embora seja necessário ter em conta que durante a Páscoa os preços dos voos e hospedagens tendem a subir ligeiramente, visto que também é feriado na Europa. 

Destinos para viajar na primavera para a Europa

Passagens aéreas Barcelona
Passagens aéreas Paris
Passagens aéreas Berlim
Passagens aéreas Roma
Passagens aéreas para Estambul

Veja também:

Nossos Guias de viagem, encontre passagens aéreas para qualquer lugar do mundo e compre o seu seguro de viagem




Aéreos

Origem - Coloque sua cidade, país ou região
Destino - Coloque sua cidade, país ou região
Ainda não defini as datas
1 Passageiro, econômica