Gabrielle Barbosa Fiorderize

Qual é a melhor época do ano para viajar para a Europa?

Atualizado em Viernes 22, Marzo 2024 Postado em Viernes 22, Marzo 2024 em Dicas de Viagem

A Europa é o continente que mais recebe turistas no mundo e é uma região com enormes atrativos culturais, históricos e naturais que fazem da travessia do Atlântico uma boa ideia em qualquer época do ano e saber qual é a melhor época do ano para viajar para a Europa? A resposta é: DEPENDE! A sua decisão vai depender do que você está buscando, dos seus objetivos de viagem, dos seus interesses pessoais e do destino. Todas as estações do ano têm vantagens e desvantagens. 

Saber como é o clima em dezembro, março ou outubro, quando chove, neva ou faz muito calor é a dúvida de muitos viajantes! Cada estação do ano é diferente e a época para viajar vai depender MUITO do que você quer fazer. 

Aqui te contamos tudo o que você precisa saber para descobrir qual é a melhor época do ano para viajar para a Europa, partiu embarcar nessa #eurotrip?

Aproveite para buscar as melhores passagens aéreas para Europa

Qual é a melhor época do ano para viajar para a Europa?

DEPENDE do que você vai fazer por lá! Primeiro você precisa entender como é o verão, primavera, outono ou inverno para escolher sua viagem ideal. 

Viajar para a Europa é uma experiência inesquecível, independentemente da época do ano. No entanto, escolher o momento certo para explorar esse continente diversificado pode fazer toda a diferença na sua experiência de viagem. Se você está planejando uma aventura europeia e se perguntando qual é a melhor época para ir, este guia tem tudo o que você precisa saber para aproveitar ao máximo sua viagem.

Qual é a melhor época do ano para viajar para Europa? 

Como são as estações do ano na Europa?

As estações do ano na Europa, por exemplo, têm sempre algo novo a oferecer em cada país — e para desfrutar das paisagens e climas desejados, é preciso saber quando ir. 

  • Primavera: 20 ou 21 de Março a 20 ou 22 de Junho
  • Verão: de 20 ou 22 de Junho a 22 e 23 de Setembro
  • Outono: 22 ou 23 de Setembro a 21 ou 22 de Dezembro
  • Inverno: de 21 ou 22 de Dezembro a 20 ou 21 de Março

No nosso site também temos opções de hotéis na Europa 

Como é o verão na Europa? Alta temporada

O verão na Europa vai de 21 de junho a 20 de setembro, quando é alta temporada e há mais turismo em todos os países do continente. O verão é quando a vida transborda nas cidades europeias, pois também coincide com as férias escolares, e é quando os europeus também viajam. Os dias também ficam mais longos nessa época do ano, sendo ainda mais perfeito para aproveitar ao máximo da sua viagem.

Nesses meses todos os restaurantes e bares ficam lotados, os parques ficam mais verdes e lotados, assim como os pontos turísticos e atrações. É a época do ano ideal para quem prefere desfrutar das cidades com melhor clima, onde os dias são mais longos e há mais tempo para caminhar, já escurece tarde. 

Esta é a época ideal para visitar destinos como as praias da Grécia, as ilhas da Croácia e as cidades litorâneas da Espanha, França, Costa Amalfitana e de Portugal. No entanto, prepare-se para multidões e preços mais altos durante esta temporada.

Nessa época do ano os preços sobem, as cidades turísticas ficam cheias e os restaurantes podem requerer reservas. Se você viajar nessa época, reserve tudo com muita antecedência e prepare um aumento de em média de 30% ou mais na sua viagem.

Verão na Europa

Destinos da Europa para viajar no verão 

Santorini, Grécia 

Para admirar as vistas deslumbrantes do mar Egeu e relaxar nas praias de areia vulcânica.

Aproveite para buscar as melhores ofertas de passagens aéreas para Grécia

Dubrovnik, Croácia

 Para explorar as muralhas da cidade antiga e nadar nas águas cristalinas do Adriático.

Aproveite para buscar passagens aéreas para Croácia

Costa Amalfitana, Itália 

Para percorrer as pitorescas vilas à beira-mar e saborear a deliciosa gastronomia local.

Busque aqui passagens aéreas para a Itália, hotéis na Itália e os melhores passeios e atividades na Itália

Ibiza, Espanha 

Para aproveitar a vida noturna vibrante e as praias de areia branca.

Aqui te mostramos as melhores opções de passagens aéreas para Espanha e hotéis para a Espanha 

Ibiza - Espanha 

Como é o inverno na Europa? baixa temporada

O inverno começa oficialmente no final de dezembro, perto do Natal. Serão longos três meses de dias curtos e frios, chuva e neve em alguns lugares. Os brasileiros são atraídos pelos meses frios do continente europeu, mas esquecemos que muitos de nós não estamos acostumados com temperaturas tão baixas. 

Nos países nórdicos, podem chegar a -20ºC ou até menos no meio da temporada, onde rios e lagos congelam e as ruas ficam cheias de neve.

Dezembro é o mês do Natal, as grandes cidades estão repletas de luzes, mercados e decorações de Natal que o transportam diretamente para um clássico filme de Natal. Os Mercados de Natal são definitivamente um dos motivos para escolher viajar este mês. Durante os meses de novembro e dezembro, as ruas de cidades como Viena, Londres e Berlim se transformam em cenários mágicos, cheios de feiras natalinas com barracas de artesanato.

Esta é uma ótima época para visitar destinos como Viena, Salzburgo e Praga, quando as ruas estão decoradas com luzes de Natal e você pode desfrutar de delícias sazonais como vinho quente e biscoitos de gengibre.

O inverno na Europa significa não enfrentar filas e sentir que as cidades são só para você - apesar de encontrar muitos turistas, os nativos ficam mais em casa ou fogem do frio-. . Mas também exige uma boa dose de planejamento e paciência, já que algumas atrações e restaurantes fecham no período. 

Você também não vai ver tanta gente nas ruas e o clima é menos alegre, devido ao frio que impede que você consiga ficar muitas horas na rua, além do mais os dias são mais curtos, portanto, entre 4 e 6 da tarde, ja é de noite, que ao final são ideais para quem gosta de programas em ambientes fechados, como museus e galerias. 

Por outro lado, para os adeptos da neve e do esqui, a Europa está repleta de lugares para você desfrutar da montanha e da natureza. A região alpina, que abrange parte da França, Suíça e Itália, convida a todos que desejam se aventurar em seus picos nevados. Como opções mais baratas, existem centros de esqui na Espanha, Andorra e países do Leste Europeu, como a República Tcheca.

Inverno na Europa

Destinos para viajar no inverno para a Europa

Viena, Áustria 

Para visitar os mercados de Natal e assistir a concertos de música clássica.

Aproveite para buscar passagens aéreas para Viena

Salzburgo, Áustria

Para explorar os cenários do filme "A Noviça Rebelde" e desfrutar de atividades de inverno nas montanhas próximas.

Procure aqui passagens aéreas para a Áustria e hotéis na Áustria 

Praga, República Tcheca

Para passear pelo centro histórico medieval e degustar cervejas locais em tavernas aconchegantes.

Encontre as melhores passagens aéreas para Praga, hotéis em Praga e as melhores atividades e passeios em Praga 

Tromsø, Noruega 

Para observar a aurora boreal e participar de atividades de inverno, como passeios de trenó puxado por renas.

Procure aqui passagens aéreas para a Noruega 

Tromsø, Noruega 

Como é o outono na Europa?  meia estação 

Com um o outono mais sereno, com seus tons vermelhos e amarelos as cidades ficam lindas. A temporada vai de 21 de setembro a 20 de dezembro. Nestes meses o fluxo de turistas continua grande, mas não tão intenso quanto nos meses anteriores. 

É uma boa época para viajar se você não se sente confortável com temperaturas tão baixas. Nos meses de setembro e outubro, até meados de novembro, o calor começa a dar uma pausa, mas o frio do inverno ainda não veio à tona, principalmente nos países do sul.

Os famosos passeios a pé por lugares emblemáticos das cidades europeias têm um encanto a mais: as folhas caídas das árvores de cores laranja e amarelo que fazem você se sentir dentro de uma comédia romântica hollywoodiana. Fica tudo tão lindo! Os preços nesta época caem um pouco em relação ao verão.

Esta é uma ótima época para explorar destinos como a Toscana na Itália, o Vale do Loire na França e as Highlands da Escócia, quando as multidões diminuem e você pode desfrutar de uma atmosfera mais tranquila e autêntica.

Outono na Europa

Destinos para viajar no outono para a Europa

Toscana, Itália 

Para desfrutar das paisagens de vinhedos e cidades medievais pitorescas.

Busque aqui passagens aéreas para a Itália, hotéis na Itália e os melhores passeios e atividades na Itália

Edimburgo, Escócia

Para explorar os castelos históricos e participar do Festival de Fringe.

Lisboa, Portugal

Para caminhar pelas ruas de paralelepípedos e saborear vinhos locais em adegas tradicionais.

Aproveite para buscar passagens aéreas para Lisboa, hotéis em Lisboa e atividades em Lisboa 

Bruges, Bélgica

Para admirar a arquitetura medieval e degustar chocolates artesanais.

Aproveite para buscar passagens aéreas para Bélgica, hotéis em Bélgica e atividades na Bélgica 

Bruges - Bélgica

Como é a primavera na Europa? É a estação do ano mais recomendada para viajar 

A primavera é um momento mágico na Europa e vai de 21 de março a 20 de junho e é quando o calor começa a voltar às cidades. A primavera traz aquele ar diferente e especial que pode ser sentido em qualquer parte do mundo onde as estações são bem marcadas e é o fim do inverno. 

Embora o calor do verão ainda não seja sentido, as temperaturas estão começando a subir, enquanto os preços permanecem bastante semelhantes aos do inverno. Com climas amenos, floração exuberante, essa é uma ótima época para conhecer as cidades fazendo passeios ao ar livre. A paisagem na primavera é também uma das mais românticas, onde os parques e as ruas se enchem de cor com o desabrochar das flores.

Esta é uma ótima época para visitar cidades como Paris, Londres e Roma, quando os jardins estão em plena floração e os cafés ao ar livre ganham vida. Além disso, você pode desfrutar de festivais de primavera e eventos culturais únicos em toda a Europa.

Nos meses de abril e maio, por exemplo, acontecem os festivais do Primeiro de Maio em Berlim, Primavera Sound em Barcelona e as famosas feiras da Andaluzia. Nos países mais ao sul, no final de abril você já pode desfrutar de alguns dias de praia, sem sofrer com o forte calor do verão. 

Os preços ainda são baixos nesta época do ano, embora seja necessário ter em conta que durante a Páscoa os preços dos voos e hospedagens tendem a subir ligeiramente, visto que também é feriado na Europa. 

Primavera na Europa

Destinos para viajar na primavera para a Europa

Paris, França 

Para admirar os jardins em flor e passear às margens do Sena.

Aproveite para buscar passagens aéreas para Paris, hotéis em Paris, atividades e passeios em Paris 

Amsterdã, Holanda 

Para visitar os campos de tulipas e explorar os canais da cidade.

Aproveite para buscar passagens aéreas para Amsterdã, hotéis em Amsterdã, atividades e passeios em Amsterdã 

Florença, Itália

Para apreciar a arte renascentista e os jardins históricos.

Barcelona, Espanha

Para desfrutar do clima mediterrâneo e explorar a arquitetura de Gaudí.

Aproveite para buscar passagens aéreas para Barcelona, hotéis em Barcelona, atividades e passeios em Barcelona 

Florença - Itália 

Dica extra:

Se você vai conhecer alguma cidade europeia, independente da época que escolha, é uma boa ideia incluir mais um destino na sua viagem. Dependendo de onde você estiver em alguns minutos você chega a outro país através de trens rápidos, ônibus e balsas. Se você gostou dessa opção, no nosso site você consegue comparar as melhores opções de ônibus, trens e balsas para ter uma vigem ainda mais completa e econômica. 

Viagem pela Europa

Não há uma resposta definitiva para qual é a melhor época para viajar para a Europa, pois tudo depende das suas preferências pessoais e do tipo de experiência que você está procurando. Se você gosta de temperaturas amenas e menos multidões, a primavera e o outono podem ser as melhores opções para você. Se você quer aproveitar ao máximo o sol e as atividades ao ar livre, o verão pode ser a melhor escolha. E se você adora a atmosfera festiva do inverno, então essa é a época perfeita para você visitar a Europa. Independentemente de quando você decidir viajar, uma coisa é certa: você está prestes a embarcar em uma jornada inesquecível por um dos continentes mais fascinantes do mundo. O que você escolheria?

Origem - Coloque sua cidade, país ou região
Destino - Coloque sua cidade, país ou região
Ver datas mais baratas
1 passageiro, econômica

Você quer ser o primeiro a saber quando houver voos baratos??