Gabrielle Barbosa

Traslasierra: se aventure pelo interior da Argentina!

Atualizado em Jueves 14, Julio 2022 Postado em Jueves 14, Julio 2022 em Recomendações de viagem

Se você ama viagens com muito contato com a natureza, conhecer Traslasierra é perfeito pra você! O Valle de Traslasierra é considerado uma das regiões mais lindas do interior da Argentina, em Córdoba. 

É uma aventura para quem gosta de caminhadas, trilhas e explorar a região durante a viagem. 

Encontre passagens aéreas baratas para Córdoba

Traslasierra 

A região conhecida como Traslasierra está aos pés das Altas Cumbres de Córdoba e tem como cidade principal a pequena Mina Clavero e é um lugar que une montanhas, cachoeiras, piscinas naturais e cânions. Além da beleza natural, os povoados com comidas regionais atraem turistas de toda parte da Argentina e também de outros países.

A região é dividida em quatro povoados: Villa Cura Brochero, Mina Clavero, Nono e Las Rabonas. Todas elas oferecem diversas excursões, passeios e atividades como pesca, parapente, kayak e outras atrações para toda a família se aventurar e ter uma viagem inesquecível. 

Como chegar 

Grande parte dos turistas escolhem se hospedar em Córdoba e fazer excursões para o Vale de Traslasierra. Essa é uma boa maneira para quem não quer fazer o aluguel de carro e facilita para saber mais sobre a história e principais pontos turísticos dessa região. 

Se você prefere fazer tudo de forma independente, a melhor opção é chegar de avião até Córdoba, fazer o aluguel de carro e seguir cerca de 150 km até Mina Clavero, a principal província do Vale. 

Encontre hotéis em Córdoba

Para quem opta sair da capital argentina, Buenos Aires, a viagem é bem mais extensa pois são cerca de 722 km até Mina Clavero, mas é uma boa opção para quem deseja conhecer de verdade e se aventurar em uma road trip pela Argentina. 

Busque passagens aéreas para Buenos Aires 

5 lugares imperdíveis 

Geralmente as excursões saem pela manhã de Córdoba e fazem um passeio de cerca de 10 horas, chegando somente pela noite para aproveitar bastante a região e conhecer todos os pontos turísticos. Alguns lugares que você vai encontrar e se apaixonar pelo caminho são:

1- Cascata Lágrima del Indio 

Essa cascata está a cerca de 70 km de Córdoba e é um dos primeiros pontos de parada obrigatória para quem visita a região de Traslasierra. É de fácil acesso e vale a pena devido a vegetação e paisagem natural do lugar. 

Traslasierra 

2- Museu Polifacético Rocsen

O Museu Polifacético Rocsen foge um pouco das atividades de contato com a natureza, mas vai garantir algumas horas de entretenimento. Está na província de Nono, a 8km de Mina Clavero e foi fundado em 1969. 

É uma atração para todos os gostos e conta com cerca de 18 mil artefatos diversos já que seu fundador, Juan Santiago Bouchon, nascido em Nice, na França, acreditava que “não há nada que não seja importante”. Também há um anfiteatro e uma biblioteca no local.

O Museu funciona todos os dias das 10h às 18h e para fazer a visita completa é recomendado duas horas. Os ingressos têm o valor de 1200 pesos para maiores de 18 anos. 400 pesos para crianças entre 11 e 17 anos e menos de 10 anos não pagam. (Preços consultados em julho de 2022).

Traslasierra - Museu Polifacético Rocsen

3- Los Elefantes - Mina Clavero 

Los Elefantes é uma área balneária de formações rochosas às margens do Rio de Los Sauces bastante popular nos meses de verão e onde é possível nadar e aproveitar o sol. 

Traslasierra - Mina Clavero 

4- Dique La Viña

A represa La Viña ou “Represa de Antonio Medina Allende” é uma barragem no Rio Los Sauces, no departamento de San Alberto, a cerca de 33km de Mina Clavero. A estrutura chama atenção pelo seu formato em arco e é uma construção que foi concluída em 1944. 

Traslasierra - Dique La Viña

5- Museu do Observatório Astronômico  

Um passeio bastante interessante pela região é conhecer o Museu do Observatório Astronômico de Córdoba - MOA. Para quem se encanta com as estrelas, planetas e constelações, esse lugar é imperdível! 

O Museu conta com vários instrumentos, registros históricos, documentos, placas e está em um edifício declarado Monumento Histórico Nacional desde 1995 que conta com dois andares e cinco cúpulas. 

Para saber sobre as visitas guiadas que estão temporariamente paradas, acesse o site oficial

Traslasierra - MOA

A região também tem uma forte produção de vinhos e se você gosta de enoturismo, o turismo dos apaixonados por vinhos, pode fazer a excursão pelas adegas do Vale de Translasierra.

Outras excursões saindo de Córdoba:

Origem - Coloque sua cidade, país ou região
Destino - Coloque sua cidade, país ou região
Ver datas mais baratas
1 passageiro, econômica

Você quer ser o primeiro a saber quando houver voos baratos??