Gabrielle Barbosa

Ushuaia: o melhor destino de neve da América do Sul!

Atualizado em Miércoles 22, Junio 2022 Postado em Miércoles 22, Junio 2022 em Recomendações de viagem

Você sabia que Ushuaia é o melhor destino de neve da América do Sul

Existem alguns bons motivos para essa afirmação e a primeira delas é que a cidade tem a maior temporada de neve da América do Sul e com a melhor qualidade de neve. Com isso, é possível aproveitar muitas atrações e se divertir muito na cidade!

Ushuaia: o melhor destino de neve da América do Sul 

Ushuaia é conhecida como a Cidade do Fim do Mundo por ser a cidade mais austral, ou seja, que está mais perto do continente mais gelado: a Antártica. Os diferenciais desse destino são muito e entre eles: ser um destino turístico com muitas opções de lazer, tem opções de compras Duty Free, gastronomia incrível, a mais longa temporada de neve e atrações impressionantes. 

Ushuaia: melhor destino de neve da América do Sul 

Além de todas as coisas que a cidade oferece, agora os brasileiros podem comemorar os voos diretos do Brasil para Ushuaia. Durante a temporada de inverno, existem opções de voos diretos para quem deseja chegar à cidade do Fim do Mundo sem fazer escalas! 

De 04 de julho a 16 de setembro será possível aproveitar os voos diretos para Ushuaia com a Aerolíneas Argentinas. O trajeto tem um total de 7hs de voo - ainda dá para aproveitar o dia todo, já que chega pela manhã -  e parte de São Paulo todas as segundas e sextas. 

Quando viajar para Ushuaia? 

Ushuaia é perfeita em qualquer época do ano! Você pode aproveitar muito a cidade tanto com a neve ou mesmo no verão. Confira como é a cidade em cada estação:

  • Verão: no verão de Ushuaia você vai aproveitar longos dias de até 17 horas de luz solar! É comum que o nascer do sol seja por volta de 4h da manhã e o anoitecer às 22h.  A temperatura fica entre 10 e 19°C.
  • Inverno: a estação favorita de quem deseja praticar esportes na neve pela qualidade da neve e por ter a temporada de neve mais longa. A temperatura nos centros de esqui podem variar de -5 a 5 °C.
  • Outono: a paisagem fica impressionante com vários matizes de cores ocres e as temperaturas ficam em torno de 6°C.
  • Primavera: de setembro a dezembro as paisagens ficam marcadas pelas flores e pelo pôr do sol com cores vibrantes característicos da primavera em Ushuaia.
Ushuaia - a temporada de neve mais longa da América do Sul 

Confira o site oficial do turismo de Ushuaia

8 coisas para fazer na Cidade do Fim do Mundo 

1- Esquiar no melhor centro de esqui da América Latina 

A posição e as condições climáticas de Ushuaia fazem com que a cidade tenha a melhor neve da América Latina. Isso, mais a qualidade das pistas, fizeram com que o Cerro Castor recebesse o título de melhor centro de esqui da América Latina 

Uma curiosidade é que, enquanto na maioria dos destinos, os centros de esqui estão a muitos mil passos de altura, em Ushuaia você esquiar praticamente ao nível do mar. Isso faz com que a oxigenação seja melhor e você aproveite ainda mais a aventura sem demandar tanto esforço cardiovascular.

Ushuaia - esquiar 

2- Fazer o passeio de trenó puxado por cães

Você também ama os huskies? Essa raça de cães são cachorros da neve e em Ushuaia você pode fazer um dos passeios mais legais na neve: ser levado por huskies em um trenó! Além dos cães, cachorros de outras raças nórdicas e o musher que guiam o passeio.

Essa é uma antiga prática realizada no hemisfério norte, principalmente para longas distâncias. Hoje em dia, esse também é um esporte e pode ser um passeio bastante divertido.

Em Ushuaia, os trenós irão te levar para conhecer bosques nevados e viver uma experiência única enquanto admira as paisagens naturais. É o passeio ideal para fazer com grupos de amigos ou se divertir em família. 

Ushuaia- passeio de trenó puxado por cães 

3- Sobrevoar a cidade de helicóptero e se impressionar com as paisagens 

Ushuaia sabe oferecer experiências incríveis e entre elas está sobrevoar a cidade de helicóptero. Admirar as paisagens panorâmicas cobertas de neve com certeza vai marcar a viagem para sempre!

Vista panorâmica 

Para esse passeio é possível fazer o sobrevoo pela cidade ou pelos vales de acordo com o que você preferir e curtir o visual lá de cima, brindando com champanhe no topo da Cordilheira dos Andes.

Passeio de helicóptero em Ushuaia 

4- Aproveitar a gastronomia local 

Viajar também é uma excelente oportunidade de experimentar novos pratos e aproveitar a culinária local e isso é algo que atrai muitas pessoas em Ushuaia. A culinária é de alto nível e mistura elementos locais com técnicas da gastronomia internacional, sendo uma explosão de sabores e texturas únicas.

Entre os pratos famosos estão a Merluza Preta, muito difícil de ser encontrada e bastante requisitada nos restaurantes mais famosos do mundo. Esses pratos típicos são servidos frescos e para maiores de 18, é a combinação perfeita com vinhos. Assim também é o caso as Centolla ou King Crab que é cobiçada no mundo todo, além do cordeiro fueguino e várias opções para os veganos e vegetarianos.

Ushuaia - gastronomia 

5- Compras Duty Free

Se você ama fazer compras, Ushuaia vai aquecer seu coração mesmo no inverno! Ushuaia é uma área aduaneira especial, isso significa que por lá é possível fazer compras internacionais no centro da cidade. Os Duty Free contam com uma variedade de marcas e produtos internacionais e nacionais de alta qualidade isentos de imposto. 

Compras Duty Free em Ushuaia

6- Patinação no gelo 

Para os fãs de filmes invernais, é praticamente impossível viajar para um destino de neve, como é o caso de Ushuaia e não fazer patinação no gelo. Mesmo que suas habilidades não sejam muito desenvolvidas, é a certeza de ter momentos divertidos e dar boas risadas aproveitando a temporada de neve mais longa que vai de meados de junho até meados de outubro. 

Ushuaia - Patinação no gelo 

7- Andar no trem do Fim do Mundo 

Entre as atividades mais procuradas de Ushuaia está passear no trem do Fim do Mundo. Esse passeio passa por caminhos e paisagens lindas que se misturam com a história da cidade. O trajeto começa na Estação do Fim do Mundo e em uma hora chega na última estação localizada no Parque Nacional Terra do Fogo. 

A Estação do Fim do Mundo é um lugar emblemático e perfeito para se aventurar na história local: conta com fotos antigas, lojinhas de souvenirs e um espaço para comer algo enquanto espera o trem. 

Trem do Fim do Mundo 

8- Passeio de barco pelo Canal de Beagle

O passeio de barco pelo Canal de Beagle é o passeio perfeito em Ushuaia para quem ama animais. Nesse passeio você passa por colônias de lobos marinhos e aves austrais assim como fez o Charles Darwin ou o pirata Drake. Com certeza uma experiência única que garantirá fotos incríveis e muita história para contar!

Além de tudo isso, Ushuaia é conhecida como a porta de entrada da Antártica. Para os que sonham em conhecer o continente branco, cerca de 95% do turismo mundial antártico parte de Ushuaia, no verão. 

Ushuaia - Canal Beagle 

Dicas extras

Ficou interessado em conhecer o melhor destino de neve da América do Sul?  Confira o site oficial do turismo de Ushuaia, com dicas de como planejar sua viagem e também aproveite para baixar o APP Turismo Ushuaia e aproveitar ao máximo o que a cidade tem a oferecer, entre outros, os benefícios do Programa Más U Turismo com descontos em mais de 400 estabelecimentos na cidade! 

Origem - Coloque sua cidade, país ou região
Destino - Coloque sua cidade, país ou região
Ver datas mais baratas
1 passageiro, econômica

Você quer ser o primeiro a saber quando houver voos baratos??