Se você está indo viajar e não sabe se precisa tomar a vacina da febre amarela, este post vai te ajudar na hora de planejar sua viagem. Dos 254 países signatários, 152 exigem o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP).
Para turistas que forem se dirigir a uma área que exija a vacina da febre amarela, a recomendação é que ela seja aplicada ao menos dez dias antes da viagem, que é o tempo necessário para a criação de anticorpos.
A febre amarela é uma grave doença transmitida por certas espécies de mosquitos. O vírus responsável pelo problema atinge principalmente o fígado e causa febre, dor de cabeça e pele amarelada, entre outros sintomas. Em casos graves, ela pode matar – daí a importância da vacina.
As primeiras manifestações febre amarela são: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias. A forma mais grave da doença é rara e costuma aparecer após um breve período de bem-estar (até dois dias), quando podem ocorrer insuficiências hepática e renal, icterícia (olhos e pele amarelados), manifestações hemorrágicas e cansaço intenso.
Encontre passagens aéreas
A febre amarela é prevenida por uma vacina eficaz e segura. Uma dose é suficiente para imunizar por toda a vida. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece vacina contra febre amarela para a população desde abril do ano passado.
Anteriormente eram necessárias duas doses, sendo a segunda recomendada dez anos após a primeira. Todos que vivem em áreas de risco ou que vão viajar para um dos 152 países que exigem a vacina da febre amarela devem se imunizar.
Lembre-se: Para emitir o documento para viajar, é necessário tomar a dose integral.
Como emitir o certificado de vacinação da Covid-19
O Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia – CIVP é o documento que comprova que você está vacinado contra determinadas doenças, de acordo com o que foi definido no Regulamento Sanitário Internacional.
Desde o ano passado a Anvisa mudou a forma de tirar o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia, agora é feito pelo Portal do Governo Federal. Confira lista simplificada de países que exigem o CIVP
Confira lista simplificada de países que exigem o CIVP da Febre Amarela.
A emissão do CIVP é gratuita. Para fazer a solicitação, você deve levar o cartão nacional de vacinação (com o comprovante da vacina) e um documento de identificação com foto – por exemplo, a Carteira de Identidade (RG), o Passaporte ou a Carteira de Motorista válida (CNH).