Vai viajar? Confira dicas de como se proteger do novo coronavírus.
A recomendação do governo e de vários especialistas é evitar contato social e viagens a qualquer custo. Mas, caso ela seja inevitável, há medidas que podem ser tomadas para diminuir as chances de contágio do coronavírus.
Segundo o infectologista Fernando Chapermann, professor da Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ), os cuidados de higienização são os mesmos, mas precisam ser ainda mais reforçados em ambientes como aeroportos e aviões: “Os aeroportos são ambientes confinados, o que dificulta a renovação do ar e aumenta as chances de contágio.
Ainda bem, o número de pessoas viajando está bem baixo, o que ajuda quem realmente precisa pegar o avião. É sempre bom lembrar: lavar as mãos com água e sabão frequentemente é a melhor forma de evitar o contágio”, alerta.
Se mesmo assim, você está pensando em viajar, encontre passagens aéreas para qualquer lugar do Brasil e do Mundo.
Segundo a Infraero, os aeroportos no país tem orientação para reforçar as medidas de proteção, o que inclui o aumento na higienização dos espaços e a disponibilidade de álcool gel para passageiros e funcionários, além da otimização de espaços em comuns para dificultar a formação de aglomerações: "Nos sistemas de informação de voo e avisos sonoros em todos os terminais da Rede, são repassados constantemente os materiais encaminhados pelo Ministério da Saúde e Anvisa sobre cuidados relativos à higienização de mãos, distanciamento entre pessoas, e demais orientações de prevenção ao Covid-19.
Com relação às orientações de higienização a Infraero informa que tem monitorado a disponibilidade de álcool em gel, sabonete líquido e papel toalha em todos os seus terminais", informa, em nota.
A GRU, concessionária responsável pelo Aeroporto Internacional de Guarulhos, afirma, em nota, que "segue todas as recomendações da Anvisa e coopera com os órgãos federais e companhias aéreas, além de manter alertas sonoros, em três idiomas, e vídeo informativo em seus canais de comunicação para todos os passageiros e colaboradores.
A concessionária ressalta aumentou a frequência de limpeza nas áreas comuns do aeroporto, com reforço no abastecimento de papel higiênico e papel toalha, sabonete, álcool gel e a disponibilização de lixeiras dedicadas ao descarte de materiais infectantes, como máscara e luvas".
O RioGaleão afirmou que vem realizando "rondas periódicas, 24 horas por dia, para garantir a disponibilidade dos principais itens de higiene – álcool em gel e sabonete nos banheiros –, a fim de garantir que todos os passageiros e pessoas possam realizar com frequência as medidas de prevenção à propagação do coronavírus.
O RIOgaleão também ampliou a frequência dos procedimentos de limpeza nos banheiros e áreas de uso comum, além de emitir avisos sonoros da Anvisa sobre cuidados a serem adotados. Vídeos da campanha sobre os sintomas e métodos de prevenção também estão sendo exibidos nas áreas comuns".