Gabrielle Barbosa

Arraial do Cabo - um guia para curtir o verão nesse destino paradisíaco!

Atualizado em Martes 17, Enero 2023 Postado em Martes 17, Enero 2023 em Guias de Viagem

Se você está procurando um destino de férias inesquecível, Arraial do Cabo está entre os melhores lugares para a sua viagem! Localizado no Rio de Janeiro, essa vila de pescadores encantadora oferece aos turistas tudo o que eles precisam para umas férias perfeitas. Desde praias deslumbrantes, a boa comida, vida noturna fantástica e muitas atividades à escolha - Arraial do Cabo tem tudo pra ser o seu destino favorito! Nesse post te contamos um guia completo com todas as dicas para aproveitar esse paraíso.

Arraial do Cabo

A cidade de Arraial do Cabo é uma pequena vila pesqueira localizada na região do Litoral Fluminense, no estado do Rio de Janeiro. Foi fundada em 1876 e seu nome faz referência à sua rica produção de enxofre, que servia para a cura das doenças da época. Atualmente, a cidade é reconhecida como um dos principais destinos turísticos brasileiros e está entre as mais belas praias do país.

Arraial do Cabo 

O lugar conta com uma grande variedade de atividades para todos os gostos e interesses - desde mergulhos nas belas águas cristalinas até diversas trilhas. Além disso, também é possível pescar, praticar esportes aquáticos ou simplesmente relaxar na praia.

Quem viaja para Arraial do Cabo tem a chance de desfrutar da culinária local que mistura ingredientes regionais com pratos internacionais. A gastronomia local oferece frutos do mar frescos, saborosos pratos regionais preparados com muita criatividade e influências mediterrâneas. Os visitantes também podem degustar os famosos doces portugueses feitos artesanalmente e as deliciosas bebidas à base de coco.

E quanto custa viajar para Arraial do Cabo? A média de gastos diária é de R$ 182 levando em conta alimentação, hospedagem, transporte local e passeios.

Como chegar

Arraial está a cerca de 165 km do Rio de Janeiro. Por isso, a forma mais fácil de chegar na vila é chegando de avião no Rio e seguindo uma viagem de cerca de 2h30. Para isso você pode alugar carro e ter mais comodidade ou fazer a viagem de ônibus. Aproveite para buscar passagens aéreas para o Rio de Janeiro

As passagens de ônibus para Arraial do Cabo saindo do Rio de Janeiro são encontradas a partir de R$ 67.

Qual a melhor época para conhecer Arraial do Cabo?

Para quem busca dias de sol e tempo quente, a melhor época para visitar a cidade é no verão, entre os meses de dezembro e fevereiro. Isto também é quando a cidade é anfitriã de alguns dos seus maiores eventos, como a Celebração do Carnaval em Fevereiro. Mas se você procura uma atmosfera mais tranquila com menos turistas por perto, então visitar durante a Primavera ou o Outono seria o ideal.

Arraial do Cabo 

Nos meses de janeiro a abril – quando as temperaturas são agradáveis e não chove muito - também é uma boa época para a sua viagem.

Para os fãs de atividades aquáticas, os meses de julho e agosto são uma boa opção já que nessa época o sol não sai de cena e as águas transparentes permitem que você tenha incríveis experiências subaquáticas.

O que fazer em Arraial do Cabo

Não importa a época do ano em que visitas Arraial do Cabo, há muitas atividades para te manter entretido. Desde dar um mergulho nas águas cristalinas da Prainha ou Praia dos Anjos, até visitar o deslumbrante farol da Ponta de São Thomé e algumas das outras praias próximas como a Praia das Conchas e Gruta Azul. Há também muitas trilhas para caminhadas para desfrutar da natureza com paisagens que vão te impressionar!

Para quem procura uma adrenalina, há kitesurf e mergulho - ambas excelentes formas de explorar o fundo do mar na região de Arraial do Cabo. Veja alguns passeios que não podem faltar na sua viagem:

1- Visitar as Praias

Como contamos, algumas são impressionantes - principalmente pela cor da água - e não podem faltar na sua viagem. A Prainha é uma que provavelmente estará cheia, então o mais indicado é ir logo cedo para aproveitar suas águas cristalinas, fazer mergulho ou snorkel.

A Praia dos Anjos é uma praia cheia de falésias, ótima para banhos de sol. Por ali você também encontrará passeios de barco que partem para ilhas da região com a Ilha Dois Irmãos e a Praia da Pontal do Atalaia.

Arraial do Cabo - Pontal do Atalaia

2- Batismo de Mergulho

Se você quer viver uma experiência completa nessa viagem, precisa fazer o batismo de mergulho! Esse destino é conhecido por ser um dos melhores no Brasil para mergulho e esse passeio tem cerca de 3h30 em uma experiência rodeada de corais e peixes diferentes.

Esse passeio é indicado inclusive para pessoas que nunca tenham praticado mergulho já que conta com uma pequena aula com instruções básicas e passará por lugares como: Ilha dos Porcos, o lado Norte ou o lado de Dentro, a enseada das Paredes, o Canto do Flutuante. Na parte da imersão você poderá ver corais, tartarugas-marinhas, moreias, lagostas, cavalos-marinhos e peixes de diferentes espécies e cores.

Arraial do Cabo

3- Conhecer o Forte dos Remédios

Este antigo forte é um ótimo local para se aprofundar na história da cidade enquanto desfruta de vistas incríveis da deslumbrante costa de Arraial do Cabo. Não só poderá ver águas cristalinas, mas também avistar a vida selvagem como golfinhos ou tartarugas marinhas. Vale a pena deixar o passeio para o pôr do sol!

4- Se apaixonar pela Gruta Azul

Explore uma caverna subaquática com águas cristalinas azuis, um dos destaques de Arraial do Cabo. Por lá é possível fazer passeio de barco e nadar pelos seus túneis e também avistar alguns peixes coloridos como os peixes papagaios, garantindo uma experiência inesquecível.

Arraial do Cabo - Gruta Azul 

5- Visitar Pontal da Carrapateira

Essa reserva natural oferece vistas deslumbrantes sobre a praia da Prainha e acesso a uma vasta gama de atividades como esportes aquáticos e trilhas para caminhadas. Não se esqueça de manter os olhos abertos para a vida selvagem exótica!

Arraial do Cabo

6- Fazer trilhas e viver a natureza local

Como um dos destinos de natureza mais impressionantes do Rio, o que não falta em Arraial são opções de trilhas para desbravar, conhecer a natureza, ter vistas incríveis e até mesmo se exercitar. Algumas opções pra você:

7- Surfar na Praia Brava

Esta praia é conhecida pelas suas excelentes condições para a prática do surf, bem como pela sua deslumbrante vista para o pôr-do-sol. Por isso, não se esqueça de trazer a sua prancha e se aventuras nas ondas, com certeza uma experiência inesquecível!

Arraial do Cabo - Praia Brava 

8- Tour de quadriciclo em Arraial do Cabo

Se você quer uma aventura, o tour de quadriciclo vai te garantir boas emoções! Com o acompanhamento do guia e um passeio de cerca de 2h, você vai passar pelos principais pontos da cidade e visitar lugares como as ruínas de Álcalis, uma fábrica dos anos 1940, a Lagoa VermelhaPedreira, o Mirante do Gabriel e a praia do Pontal, com águas turquesas exuberantes. 

Depois, você vai visitar a Lagoa do Foguete na divisa com Cabo Frio. Também uma visita ao Pórtico de Arraial do Cabo, e por fim, ver o pôr do sol na Praia Grande.

Arraial do Cabo - Tour de Quadriciclo 

Onde se hospedar em Arraial do Cabo

Quando se trata de alojamento, não faltam opções disponíveis em Arraial do Cabo. A cidade oferece uma ótima infraestrutura e você poderá encontrar hotéis, resorts e diversos tipos de alojamento para se hospedar em Arraial do Cabo. Confira algumas opções:

1- Pousada Estalagem do Porto

Localizada no centro histórico de Arraial do Cabo, os quartos da Pousada Estalagem Do Porto são modernos, possuem ar condicionado e banheiro privativo. O café da manhã é servido no jardim com frutas da estação, pães, frios e bebidas.

Arraial do Cabo - Estalagem do Porto 

2- Pousada Eu amo Arraial

Essa pousada conta com quartos para famílias, piscina ao ar livre e churrasqueira. Também conta com sauna e banheira de hidromassagem. A Pousada fica a 800 metros do Museu Oceanográfico e da Igreja de Nossa Senhora dos Remédios que são pontos de bastante interesse na cidade.

Arraial do Cabo - Eu amo Arraial 

3- Pousada Vista Turquesa

Essa pousada tem vista panorâmica do Pontal do Atalaia, piscina ao ar livre, spa e bar. Está também próximo à Prainha do Pontal e da Praia Grande. Os quartos contam com mesa de trabalho, TV de tela plana e na pousada também é oferecido café da manhã estilo buffet.

Arraial do Cabo - Vista Turquesa

4- Americano's Pousada

Essa pousada charmosa e simples, com ótimo café da manhã. Alguns quartos contam com varanda, churrasqueira e também é possível ter quartos maiores, para famílias.

Outra coisa boa é que está próxima a Praia do Forno, o Museu Oceanográfico e o Estádio Hermenegildo Barcellos.

Arraial do Cabo - Americano's

Aproveite e pesquise outros hotéis em Arraial do Cabo

Onde comer em Arraial do Cabo

Você não vai passar aperto quando o assunto for restaurantes em Arraial: a cidade oferece diferentes opções para todos os gostos e bolsos! Separamos alguns pra você:

1- Pizzaria da Mari

Se você não abre mão de comer uma boa pizza, esse é um dos lugares mais recomendados em Arraial do Cabo. Sendo um ambiente aconchegante e até mesmo romântico, é o cenário perfeito para uma pizza no final do dia.

Funcionamento: todos os dias das 18h às 23h.

Endereço: Rua Vereador Simas, 103 - Centro

2- Casa da Piedra

Outra opção é o restaurante Casa da Piedra, localizado em um casarão antigo que dá um charme super especial para o local. Com área interna e externa, seu menu conta com pratos típicos e da cozinha internacional como salmão com risoto, ceviche, salada e também petiscos em geral.

Funcionamento: terça a domingo das 12h às 00h

Endereço: Rua Santa Cruz, 4 - Centro Histórico

3- Restaurante Tio Dorp

Se você busca um lugar para comer petiscos com vista para o mar, essa é a melhor escolha! Esse restaurante tem vista para a Praia dos Anjos e contas com porções diversas e drinks. Conta também com pratos bem servidos e cartela de vinhos.

Funcionamento: todos os dias das 12h às 23h.

Endereço: Praia Daniel Barreto, 10 - Praia dos Anjos

Agora é só fazer as malas e partiu Arraial!

Origem - Coloque sua cidade, país ou região
Destino - Coloque sua cidade, país ou região
Ver datas mais baratas
1 passageiro, econômica

Você quer ser o primeiro a saber quando houver voos baratos??