Se você estava pensando em planejar uma viagem para a China ou sempre teve vontade de conhecer o país, este é o momento ideal: a partir de 1º de junho de 2025, os brasileiros com passaporte comum poderão visitar o país sem a necessidade de visto para a China. Essa medida estará em vigor por um ano, até 31 de maio de 2026, e também contempla cidadãos da Argentina, Chile, Uruguai e Peru.
Se a China está nos seus planos, aproveite para buscar passagens aéreas para a China e reservar os melhores hotéis em Pequim.
Entre 1º de junho de 2025 e 31 de maio de 2026, brasileiros poderão entrar na China sem visto, bastando apresentar um passaporte comum válido. O anúncio foi feito oficialmente pelo governo chinês e permite a entrada por até 30 dias, para quem estiver viajando a turismo, negócios, visita a familiares ou amigos, intercâmbio cultural ou apenas em trânsito para outro destino.
Na prática, essa mudança representa economia de tempo, dinheiro e menos burocracia. Até então, para viajar à China era necessário solicitar um visto com antecedência, reunir documentação, agendar atendimento no consulado e arcar com taxas. Com a nova medida, durante um ano inteiro, todo esse processo será suspenso.
Você só vai precisar manter o passaporte em dia e organizar seu roteiro como faria para qualquer país que não exige visto. Mas vale lembrar que o período de permanência permitido é de no máximo 30 dias. Se a ideia for ficar mais tempo ou realizar outras atividades como estudar ou trabalhar, será necessário solicitar outro tipo de visto correspondente.
A China é um destino gigantesco, cheio de lugares fascinantes para conhecer. Se você está buscando ideias para montar seu roteiro, alguns dos destinos imperdíveis são:
Além disso, você pode aproveitar para fazer um roteiro mais completo pela Ásia, já que muitas companhias aéreas oferecem escalas longas na China — e agora, sem a exigência de visto, fica muito mais fácil incluir o país no seu itinerário. Se quiser viajar com tudo planejado, aproveite para reservar as melhores atividades em Pequim.
Para se locomover com mais liberdade, vale considerar o aluguel de carro ou pesquisar opções de transporte como trem, ônibus ou ferry. A infraestrutura chinesa é moderna e eficiente, ideal para quem quer explorar ao máximo.
Agora que você já sabe que, entre junho de 2025 e maio de 2026, não será necessário de visto para a China, é hora de começar a se planejar. Se esse destino está entre os seus sonhos, aproveite esta oportunidade única: durante esse período, os brasileiros não precisarão de visto para entrar na China.