Gabrielle Barbosa Fiorderize

Capelas de Mármore: um santuário da natureza na Patagônia Chilena

Atualizado em Martes 26, Marzo 2024 Postado em Martes 26, Marzo 2024 em Recomendações de viagem

Ainda não conhece as Capelas de Mármore? Fique ligado que contaremos tudo o que você precisa saber para visitar essas maravilhas da Patagônia chilena e seu fantástico passeio de barco ou caiaque.

Localizadas em um dos cantos mais remotos do Chile, as Capelas de Mármore são uma maravilha natural única e, sem dúvida, um dos "must" para qualquer viajante em sua passagem pela Patagônia chilena. Nos últimos anos, tornou-se uma importante atração turística na região de Aysén, localizada 223 km ao sul da capital regional, Coyhaique.

Aproveite para buscar passeios e atividades e ter  uma viagem incrível!

O que são as Capelas de Mármore?

As Capelas de Mármore correspondem a um monumento nacional chileno, formado por um conjunto de formações minerais de carbonato de cálcio, localizadas às margens do Lago General Carrera, na região de Aysén del General Carlos Ibáñez del Campo. Fazem parte do percurso da Carretera Austral e em 1994, o setor foi declarado monumento nacional com o grau de "santuário da natureza".

São 3 formações rochosas que recebem os nomes de Catedral del Mármol, Capilla del Mármol e Caverna de Mármol ( respectivamente Catedral de Mármore, Capela de Mármore e Caverna de Mármore), que se formaram porque ao longo dos anos, as águas deste lago erodiram as escarpas costeiras, criando estas cavernas e ilhotas tão únicas.

Como chegar às Capelas de Mármore?

A maneira mais fácil de chegar é através de Coyhaique e de lá, ir até a cidade de Puerto Río Tranquilo, de onde você pode contratar um passeio em pequenas embarcações para navegar até a Catedral de Mármore. Você também pode andar de caiaque se não houver muito vento.

Não é possível chegar nas Capelas por terra e elas não são visíveis da rodovia. A única forma de chegar lá é contratando um tour em Puerto Rio Tranquilo. Também é possível contratar saídas de Coyhaique e outras cidades, que incluem transporte terrestre. 

Para chegar a Coyhaique você terá que voar até Balmaceda. Aproveite para encontrar passagens aéreas para Balmaceda

Esse destino é lindo mas a chegada pode ser um pouco difícil já que está bem longe, ao sul do Chile, de Santiago. Ainda assim, pode ser uma alternativa se você está em uma viagem em Santiago e quer conhecer lugares super diferentes no Chile.

Aproveite para encontrar passagens aéreas de Santiago para Balmaceda

Capelas de Mármore 

Quanto tempo leva de Coyhaique às Capelas de Mármore?

De Balmaceda a Coyhaique são 55km, cerca de 50 minutos de carro. 

Assim, a cidade mais próxima das Capelas de Mármore é Coyhaique, capital da região de Aysén, localizada a 240 km de distância e ponto base do turismo da região.

A viagem de carro de Coyhaique a Puerto Tranquilo leva aproximadamente 5 horas e depois você deve adicionar a hora de passeio às Capelas.

Passeio de barco pelas Capelas de Mármore

O passeio sai de Puerto Río Tranquilo e percorre as águas azuis do Lago General Carrera, passando por alguns dos lugares mais significativos da visita, para chegar ao mais distante de todos. No tempo que dura a navegação, eles contam um pouco da história dessas curiosas formações.

A primeira coisa a visitar são as Cavernas de Mármore. Em vários momentos, o barco entra em algumas dessas impressionantes cavernas. Nem sempre são visitados, e dependendo da altura da água é possível que apenas alguns pontos sejam visitados.

Em seguida, o barco segue em direção à Capela e Catedral de Mármore, formada por ilhotas de rocha cobertas por vegetação, cuja base é totalmente perfurada.

Tour pelas Capelas de Mármore

O que mais você pode visitar nos arredores?

Recomenda-se continuar mais tarde de carro pela rota que margeia o Lago General Carrera, onde você pode visitar muitos lugares incríveis e realizar várias atividades, como:

  • Entrar no Parque Nacional Laguna San Rafael
  • Fazer um Ice Trekking no gelo da Geleira Exploradores.
  • Conhecer cidades próximas como Puerto Río Tranquilo, Chile Chico ou Puerto Guadal.
  • Visitar a Reserva Nacional Cerro Castillo e o Parque Aikén del Sur.

Qual é a melhor época para visitar?

Recomenda-se visitar durante o verão, entre dezembro e março, quando as temperaturas são mais agradáveis ​​para a navegação e há mais chances de ver o Lago General Carrera em seu tom de azul mais intenso.

No entanto, para poder entrar nas cavernas, é necessário ir durante a primavera ou o outono, já que no verão o lago General Carrera está em seu nível máximo e não é possível entrar nas cavernas.

Se você é fã de fotos e quer tirar a melhor, o melhor horário para isso é pela manhã até o meio-dia, quando praticamente todo o complexo fica voltado para o leste e os raios do sol refletem na água e vão fundo nas cavidades e você pode ver um verdadeiro espetáculo de reflexos, cores e luzes.

Agora que você conhece um pouco mais sobre as Capelas de Mármore, pode começar a planejar a viagem buscando no nosso site passagens aéreas baratas, hotéis, passeios e atividades e também opções de ônibus para ter uma viagem completa! 

Origem - Coloque sua cidade, país ou região
Destino - Coloque sua cidade, país ou região
Ver datas mais baratas
1 passageiro, econômica

Você quer ser o primeiro a saber quando houver voos baratos??