Se você tem pretensões de viajar para os Estados Unidos mas ainda não tem o visto americano, esse post é pra você!
Com a reabertura dos agendamentos de visto americano, é importante já ir se preparando e separando a documentação necessária caso você queira viajar para os EUA. Por ser um pouco burocrático o processo de conseguir o documento de permissão de entrada nos Estados Unidos, muitas pessoas podem ficar confusas sobre como proceder. Nesse post vamos te explicar o passo a passo para conseguir o visto americano!
Atualização em 07/02/2023
Devido à pandemia, não estava sendo liberado o agendamento de vistos americanos mas a partir de novembro de 2021 algumas datas passaram a ser disponibilizadas pelos consulados de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Brasília. Por conta da paralização, muitas das datas disponibilizadas foram agendadas em poucos dias mas novo calendário deve ser liberado para agendamentos em dezembro e para 2022.
Para quem já havia confirmado o agendamento - e esperado a abertura - a entrevista no consulado segue com o planejamento e para quem ainda não conseguiu marcar, a dica é ficar de olho para acompanhar a abertura de novas datas. O mesmo procedimento serve para quem tem visto próximo de vencimento e precisa fazer outro para viajar para os Estados Unidos. O visto americano não tem renovação, por isso é preciso passar por todo processo novamente caso seu visto esteja próximo da data de expiração.
Até então, somente pessoas que buscavam o visto com finalidade estudantil poderiam solicitar a documentação que agora está disponibilizada também para a categoria de turismo.
Para entrar com o processo de visto de estudante é preciso estar matriculado em um curso nos Estados Unidos. Esse curso pode ser de idiomas, especializações e outros. O tempo de estadia para esse visto varia de acordo com a carga horária do curso escolhido, podendo chegar até 2 anos nos Estados Unidos. Para obter o visto de estudante, turista ou outra finalidade é necessário acessar o site de agendamento.
Para solicitar o visto americano pela primeira vez a pessoa deve ter entre 14 e 79 anos e precisará marcar dois agendamentos: um no Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto e o segundo na Embaixada Americana ou Consulado.
O primeiro passo para a emissão do visto americano, seja ele em qualquer categoria, é completar o formulário de visto americano chamado de DS-160. Nele, você deverá preencher com informações verdadeiras de acordo com o tipo de visto que você deseja emitir.
Depois é importante imprimir a página de confirmação com código de barras e anotar o número de solicitação e resposta de segurança selecionada.
Para o preenchimento do formulário você precisará dos seguintes documentos: passaporte, comprovante de residência, CPF e comprovante financeiro.
Passo a passo para tirar o passaporte em 2021
Após o preenchimento do formulário será direcionado para a página do pagamento da taxa de visto americano. O valor para o visto americano de turista e estudante é de $ 160 USD.
Esse valor pode ser pago através de cartão de crédito ou através de boleto bancário. É importante dizer que a taxa não é reembolsável, ou seja, mesmo em casos de que o pedido de visto seja recusado, o dinheiro não é devolvido.
Nesse passo é necessário agendar duas entrevistas: uma no CASV e no Consulado. As entrevistas poderão ser agendadas para o mesmo dia caso tenha disponibilidade de horário, senão, você precisará reservar dois dias e horários para esse processo.
Passagens aéreas para Nova York
O passo seguinte para a emissão do visto americano é comparecer no dia e horário agendados com os documentos certos. No Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV), é feito uma conferência dos documentos, uma foto 3x4 e assinatura do passaporte. Calma, isso não significa que você foi aprovado ainda!
Para esse primeiro agendamento é preciso de: passaporte, página de confirmação da solicitação DS-160 com o código de barras e página de confirmação de agendamento no CASV.
Depois será necessário comparecer ao Consulado agendado previamente. Esse é o momento em que você é entrevistado por um agente do consulado para entender as motivações da viagem, conferências de documentos e algumas perguntas importantes que ele pode fazer sobre o seu desejo de conseguir o visto americano.
Nessa etapa, todas as pessoas estão sujeitas à revista e é proibido, por razões de segurança, entrar no consulado com celulares e dispositivos eletrônicos, objetos pontiagudos, cigarros ou fósforos, pacotes e envelopes lacrados, líquidos ou alimentos.
Caso você precise trazer o celular, por exemplo, deverá deixá-lo no guarda volume de empresas privadas estabelecidas na região porque não há guarda-volumes no consulado. Para essa entrevista é necessário todos os documentos pessoais, passaporte e comprovante de agendamento.
Também pode ser relevante os seguintes documentos:
- Documentos que constem detalhes do curso a ser feito nos EUA como, por exemplo, número de horas semanais, duração e comprovante de matrícula.
-Comprovante de entradas em parques, hotéis e esse tipo de comprovação de viagem turística.
-Certidão de casamento e comprovante de renda.
-Comprovante de matrícula em instituição de ensino brasileira para comprovação de vínculo no Brasil.
É importante ter em mente que você precisa confirmar e comprovar ao consulado que não tem intenção de ficar ilegalmente no país e que pretende voltar de acordo com o prazo permitido pelo visto americano desejado.
Encontre hotéis em Nova York
Depois da entrevista, o agente do consulado informará se você foi aprovado para o visto americano. Se a resposta for positiva, o visto será processado e você receberá um e-mail informando quando o passaporte com visto americano estará pronto para a retirada. Geralmente, o prazo é de 10 dias úteis. Também é possível escolher que o passaporte seja entregue via correspondência.
É possível que um representante retire o visto pra você. Para isso, ele precisará de uma carta de autorização assinada e também da cópia do seu documento de identidade.
Em caso de dúvidas sobre os procedimentos, você pode entrar em contato com a Central de Atendimento .
Se você já fez todo esse processo para a solicitação do visto americano e a mesma foi negada, apesar dessa decisão não ser revogada ou revista, é possível refazer o processo novamente assim que conseguir um novo agendamento. Isso acontecerá mediante o pagamento de nova taxa e realização de todo o processo de solicitação de novo.
Você já tirou o visto americano? Foi um processo simples ou complicado pra você?
Não esqueça de buscar passagens aéreas baratas para os Estados Unidos.
Você pode se interessar:
Visto Canadense: passo a passo para tirar em 2021