Gabrielle Barbosa

Dólar Tarjeta: novo tipo de câmbio na Argentina que beneficiará turistas

Atualizado em Jueves 16, Marzo 2023 Postado em Jueves 16, Marzo 2023 em Noticias

Atualizado em 16 de março de 2023

Desde 4 de novembro, o governo argentino implementou um novo regulamento que permite que visitantes estrangeiros usem cartões de crédito e débito para efetuar pagamentos com uma taxa de câmbio mais favorável do que a oficial. O Dólar Tarjeta vai beneficiar turistas estrangeiros que não precisarão trocar dinheiro no país. 

Você pode gostar:

Qual moeda levar para a Argentina saindo do Brasil? 

Dólar tarjeta : o que é?

Para contextualizar, em primeiro lugar, na Argentina existem várias taxas de câmbio do dólar para o peso argentino, devido às medidas econômicas implementadas pelo governo nos últimos anos.

Um dólar oficial hoje, 16 de março, equivale a $ 195 pesos argentinos, enquanto no mercado informal, comumente chamado de "dólar blue", o dólar vale $ 375 pesos e o dólar MEP (mercado legal para compras através de um corretor online), $ 375 pesos também. 

A mudança consta que a nova taxa de câmbio para pagamentos com cartões estrangeiros será o equivalente ao dólar MEP, para que os turistas possam pagar com a taxa de câmbio mais favorável e ao mesmo tempo segura, pois não será necessário lidar com grandes quantias de dinheiro.

Vale a pena usar Cartão de Crédito na Argentina? 

Com essa mudança, usar o cartão de crédito na Argentina pode ser uma ótima ideia. Isso porque, com o valor do peso argentino, era comum precisar andar com maços de dinheiro para realizar as compras em dinheiro ou "efectivo" como é falado por lá. 

Além da segurança de não precisar andar com dinheiro, também é uma comodidade já que assim, você não precisará ir em agências para fazer o câmbio, precisando pegar filas e esperar. 

É claro que nem tudo são flores e você precisará estar atento às taxas do cartão de crédito já que em compras internacionais é aplicado taxa de IOF por operação. 

Importante: não esqueça que para usar o cartão de crédito no exterior é preciso ter um cartão internacional. Além disso, é preciso permitir previamente o uso, como uma medida de segurança das operadoras. Alguns bancos exigem que você informe as datas da viagem para que a permissão de uso do cartão no exterior seja concedida, então, fique atento às regras do seu cartão e faça o procedimento antes de viajar. 

Como será o novo procedimento de regulamentação?

Os turistas fazem compras com cartões de débito e crédito e o banco converte essa despesa para o câmbio do dólar MEP, definido para turistas do exterior. Os turistas pagam os cartões em dólares e as empresas de cartões os vendem em dólares na Argentina através do mercado financeiro.

Qual é o principal objetivo deste regulamento?

A ideia central deste regulamento é que os turistas não residentes que visitam o país possam utilizar os meios eletrônicos de pagamento com melhores tarifas e com maior segurança e conforto.

Como é calculado na taxa de câmbio?

A taxa de câmbio a ser utilizada será o dólar MEP com as obrigações mais líquidas. Até hoje, se utilizava o Banco Nación (BNA). Os processadores de pagamento podem cobrar uma comissão pela operação mencionada.

A medida é para turistas de qualquer país?

Sim, para todas as pessoas que possuem um cartão do exterior e não residem na Argentina.

Já está em funcionamento?

Sim, o dólar tarjeta já está funcionando mas atenção: existem duas possibilidades de ter a melhor cotação de acordo com as bandeiras dos cartões. 

Para o Visa a cobrança é automática no momento da compra já com o dólar tarjeta (paralelo) enquanto para o Mastercard o valor é atualizado para o valor paralelo cerca de 2 dias depois da compra quando é feito um reembolso da diferença entre o dólar oficial e o dólar Mep. 

Como funciona? 

Não se assuste! Quando fizer a compra o valor oficial será cobrado no seu cartão. Após alguns dias aparece o valor estornado e aí sim você fica com a cotação do dólar paralelo no cartão de crédito. 

Fonte: Eldiarioar.com

Origem - Coloque sua cidade, país ou região
Destino - Coloque sua cidade, país ou região
Ver datas mais baratas
1 passageiro, econômica

Você quer ser o primeiro a saber quando houver voos baratos??