Gabrielle Barbosa

El Calafate: descubra as belezas da Patagônia Argentina

Atualizado em Martes 4, Julio 2023 Postado em Martes 4, Julio 2023 em Guias de Viagem

El Calafate, localizado na bela região da Patagônia Argentina, é um destino de tirar o fôlego. Com paisagens deslumbrantes, geleiras majestosas e uma natureza exuberante, essa cidade encanta viajantes de todo o mundo.

Se você está planejando uma viagem para El Calafate, este guia irá ajudá-lo a aproveitar ao máximo sua aventura. Descubra a melhor época para viajar, as principais atrações e algumas dicas valiosas para garantir uma experiência inesquecível.

Aproveite para encontrar passagens aéreas baratas para El Calafate e os melhores hotéis em El Calafate

El Calafate: qual é a melhor época para visitar?

El Calafate oferece diferentes experiências ao longo do ano, por isso é importante considerar a melhor época para visitar. 

A temporada de verão, de dezembro a março, os dias são bastante ensolarados e secos, com ventos frios constantes. Essa época é ideal para explorar as geleiras e realizar atividades ao ar livre, como caminhadas e passeios de barco. Nesse período, as temperaturas são mais amenas, variando de 7°C a 18°C. 

Já no inverno, de julho a agosto, os dias são mais curtos e as temperaturas caem bastante e é possível testemunhar a majestosidade das geleiras cobertas de neve. É importante ressaltar que algumas trilhas podem estar fechadas durante o inverno devido à neve. Nessa época a temperatura média é de -2°C com ventos provenientes da Antátida e com alta probabilidade de chuvas e nevascas. 

O lado positivo de visitar El Calafate no inverno é que é possível aproveitar paisagens cobertas de neve e realizar atividades e esportes na neve enquanto no verão é possível fazer outros tipos de atividades ( como algumas trilhas ) que não se pode fazer no inverno devido à intensidade da neve. 

El Calafate

Como chegar a El Calafate? 

Chegar de avião

Existem opções de voos saindo do Brasil para El Calafate. 

Se você já está na Argentina também é possível chegar em El Calafate através de avião viajando para o Aeroporto Internacional El Calafate (FTE) de Buenos Aires, Ushuaia e Bariloche.

Uma vez no aeroporto, a distância que os separa do centro da cidade é de 21 km. A viagem até lá pode ser feita de carro (táxi ou carro alugado) ou com o serviço Aerobús.

Veja aqui as melhores opções de passagens aéreas para El Calafate

Chegar por terra

De carro: El Calafate está localizado a 2.750 km de Buenos Aires pela Rota Nacional 3 (aprox. 30 horas) e a 314 km de Río Gallegos pela mesma rota. É bem longe, viu? 

De ônibus: de Buenos Aires você pode pegar um ônibus para Río Gallegos e depois para El Calafate. A viagem para Río Gallegos dura aproximadamente 36 horas, às quais devem ser adicionadas 4 horas adicionais para El Calafate. É uma viagem bem longa e pode compensar muito mais fazer o trajeto de avião. Mas é uma alternativa para quem deseja conhecer as paisagens e gosta de uma viagem na estrada. 

O que fazer em El Calafate? 

Visite as geleiras

O Parque Nacional Los Glaciares é o maior da Argentina, com mais de 726.927 hectares, e contém os glaciares Perito Moreno, Upsala, Spegazzini e Viedma.

Cada um oferece diferentes atividades como escalada, caminhadas, trekking no campo de gelo da Patagônia, pesca, vela, entre muitos outros. É possível contratar um serviço de transporte privado que funciona como um tour com várias horas para percorrer a região sozinho, ou com um guia preparado, alugar um carro e ir por conta própria ou até mesmo pegar carona.

O mais recomendado é fazer o passeio com guias porque assim você não corre o risco de se perder ou de deixar passar algum lugar interessante. 

*Importante: Os visitantes do Parque devem se cadastrar no Centro de Informações e utilizar somente as áreas especificamente autorizadas.

El Calafate - Visitar as geleiras

Entrar no Glaciar Perito Moreno

Desfilar pelas passarelas Perito Moreno é uma atividade imperdível. Ao lado da geleira você encontrará passarelas que permitem se aproximar da imensa parede de gelo e obter belas e únicas vistas de diferentes alturas.

E se você é um pouco mais aventureiro, não pode perder a oportunidade de caminhar sobre o Glaciar, sentir a geada sob os pés e observar de perto os diferentes tons de neve, as lagoas e as belas paisagens que ela oferece.

El Calafate - Perito Moreno

Navegar pelo Lago Argentino 

O Lago Argentino é o maior lago da Argentina e oferece vistas deslumbrantes. Uma navegação pelo lago é uma ótima maneira de apreciar as paisagens e contemplar a imensidão das geleiras. 

Durante o passeio, você poderá avistar aves marinhas, icebergs flutuantes e, com sorte, até alguns animais selvagens, como condores e lobos-marinhos.

Caminhar no Parque Torres del Paine

Os amantes de caminhadas e aventuras podem encontrar seu lugar ideal muito perto de El Calafate: o Parque Torres del Paine

Do lado chileno, a apenas 4 horas de carro de El Calafate, este lugar reúne muitos caminhantes de todo o mundo que viajam até lá para ter a experiência única de caminhar por colinas nevadas com belas vistas panorâmicas de espelhos d'água de cores e cores únicas e muita natureza.

El Calafate - Torres del Paine 

Fazer a trilha do Monte Fitz Roy

Se você gosta de caminhadas e está disposto a explorar um pouco mais a região, vale a pena fazer a trilha do Monte Fitz Roy.

Localizado no Parque Nacional Los Glaciares, o Monte Fitz Roy é uma montanha icônica e uma das mais desafiadoras da Patagônia. A trilha oferece vistas panorâmicas incríveis, lagos de cor turquesa e a chance de se conectar com a natureza em sua forma mais pura.

El Calafate - Fitz Roy

Trekking em El Chaltén

El Chaltén, a poucos quilômetros de El Calafate, é um povoado montanhoso considerado a Capital Nacional do Trekking do país.

As trilhas que ali se encontram atravessam centenas de belos bosques com centenas de outros miradouros que permitem acessar vistas privilegiadas das paisagens montanhosas e glaciares.

El Calafate - El Chaltén

Aproximar-se da pré-história

E para quando você estiver exausto de tanta adrenalina, uma dica é visitar lugares como o Museu Histórico de El Calafate, que exibe restos de dinossauros e mamíferos que habitaram a área há milhares de anos, imagens espetaculares e fotografias da pré-história da Patagônia Argentina, e muitas histórias contadas em vídeos e imagens, o Museu do Brinquedo, que abriga peças doadas por Eva Perón, entre outros.

E para os amantes da arqueologia, as grutas Walichu e Punta Bonita oferecem a chance de se aproximar de pinturas primitivas que representam a linguagem humana pré-histórica em uma experiência única.

Onde se hospedar em El Calafate?

Se você quer se hospedar próximo ao Glaciar Perito Moreno, infelizmente, por estar em um Parque Nacional, não há hospedagem por perto.

No entanto, você não deve se preocupar com a distância até a geleira, pois existem muitos meios de transporte para chegar até lá, pois é a principal atração da cidade. Em El Calafate as opções vão desde cabanas e albergues até hotéis de luxo, e você pode conferir algumas opções:

Onde se hospedar em El Calafate 

Onde e o que comer em El Calafate?

A especialidade deste destino, como em toda a Patagônia, é o cordeiro. Pode ser degustado de várias formas, mas uma das melhores é o assado. Outros pratos típicos são guanaco, choique, bolos, doces, sanduíches com frutas vermelhas das fazendas locais, geleias e licores.

Da mesma forma, El Calafate aumenta sua oferta gastronômica incluindo comida internacional, fast food, pizzarias, hamburguerias e muito mais.

Alguns bares e restaurantes onde você pode experimentar uma deliciosa comida em El Calafate são:

  • La Tablita
  • El Cucharón
  • Mi Rancho - Restaurant Patagónico
  • Rustico Asador y Parrilla
  • La Fonda del Parrillero
  • El Alambique Resto Bar
  • Etc

Como se locomover na cidade?

A oferta de transporte público em El Calafate é bastante limitada, mas ainda é uma cidade que pode ser explorada a pé, e alguns hotéis no morro oferecem serviço de transporte gratuito para descer. 

Por outro lado, existem muitos táxis e também existe a possibilidade de alugar um carro.

Dicas para aproveitar sua viagem: 

  • Faça reservas antecipadas: El Calafate é um destino popular e as atrações podem ficar lotadas, principalmente durante a alta temporada. É aconselhável fazer reservas antecipadas para passeios, hotéis e restaurantes, a fim de garantir sua vaga e evitar contratempos.
  • Vista-se adequadamente: Independentemente da época do ano, é importante estar preparado para as variações climáticas de El Calafate. Leve roupas em camadas, incluindo agasalhos, jaquetas impermeáveis, luvas e gorros, especialmente durante o inverno.
  • Respeite a natureza: El Calafate é um destino naturalmente preservado e é essencial respeitar o meio ambiente. Siga as regras e regulamentos estabelecidos nos parques nacionais, evite deixar lixo para trás e observe os animais selvagens de uma distância segura.

El Calafate é um destino verdadeiramente deslumbrante na Argentina, oferecendo uma mistura perfeita de natureza, aventura e beleza cênica. 

Ao visitar esta região magnífica, escolha a época certa para viajar, explore as impressionantes geleiras, faça uma navegação no Lago Argentino e desafie-se com trilhas incríveis. Com as dicas fornecidas neste guia, você está pronto para vivenciar uma experiência inesquecível em El Calafate. 

Prepare-se para se encantar com a beleza natural e a magia dessa cidade única na Patagônia Argentina!

Origem - Coloque sua cidade, país ou região
Destino - Coloque sua cidade, país ou região
Ver datas mais baratas
1 passageiro, econômica

Você quer ser o primeiro a saber quando houver voos baratos??