Gabrielle Barbosa Fiorderize

Lugares secretos em BH para conhecer a cidade e se aventurar!

Atualizado em Jueves 4, Enero 2024 Postado em Jueves 4, Enero 2024 em Recomendações de viagem

Você tem uma viagem planejada para Belo Horizonte e quer fazer uma viagem diferente dos passeios convencionais e mais conhecidos? Nesse post te contamos sobre alguns lugares para ir em BH pra você ter uma viagem com atividades inesquecíveis e aproveitar muito a capital mineira.

Encontre passagens aéreas para Belo Horizonte

Lugares secretos em BH

Existem alguns passeios clássicos em Belo Horizonte e fazer esse roteiro clássico é importante para conhecer alguns lugares que todo mundo sabe que são importantes na capital mineira, mas alguns turistas gostam de fazer uma rota mais exclusiva e fugir do óbvio dos roteiros nas cidades turísticas. Se você é um desses, confira nossas dicas!

Veja esse post:

1- BH Radical

A nossa primeira sugestão de lugares secretos em BH é para quem gosta de aventura e tem muita coragem! O BH Radical tem passeios como rapel noturno no Belvedere. Com certeza fazer um passeio desse te permite conhecer a cidade de uma maneira bem diferente e vai te fazer nunca mais esquecer BH!

Lugares secretos BH - BH radical 

2- Parque Estadual da Serra do Rola Moça

BH tem vários parques e um dos lugares secretos de BH é o Parque Estadual da Serra do Rola Moça. Apesar de não ser tão conhecido, o lugar garante muito contato com a natureza, tem trilhas e passeios guiados para fazer por ali.

Outra coisa que chama atenção também no parque é a vista que de um lado apresenta um mar de montanhas e no outro todos os prédios, construções e movimentação da cidade grande.

Endereço:  Av. Montreal, s/nº - Jardim Canada

Lugares secretos em BH - Serra do Rola Moça 

3- Mercado Vila Rica

O Mercado Vila Rica é uma opção de passeio para quem gosta de empórios ao ar livre. É uma ótima opção para passear, provar alguns produtos locais e se deliciar com a culinária mineira.

Saiba mais nesse post:

Mercado Vila Rica: empório ao ar livre em Belo Horizonte reúne delícias mineiras de várias regiões

Endereço: Av. Fleming, 900, bairro Ouro Preto-Pampulha

4- Almoçar no Chalé da Mata

A comida mineira com certeza é um diferencial especial para quem viaja para BH. E já pensou em almoçar com pássaros e cachoeiras ao redor? Essa experiência é possível no Chalé da Mata. O menu de comida mineira conta com galinhada, frango caipira e outras delícias. Esse restaurante funciona de segunda das 11h às 15h, de terça a sexta das 11h às 15h e das 17h20 às 00h, sábado das 11h às 01h e domingo das 11h às 17h.

Endereço: Av. Eng. Carlos Goulart, 1123 – Buritis

Lugares secretos em BH - Chalé da Mata 

5- Tomar um drink em um Rooftop

Os Rooftops têm uma vista linda e esse é um dos passeios que vale a pena colocar no seu roteiro de viagem à Belo Horizonte. Uma boa opção é o Night Market Rooftop com opções de várias festas para quem gosta de agitação. A dica é aproveitar para ir pela tarde e acompanhar o pôr do sol.

Endereço: R. Wilson Rocha Lima, 137 - Estoril 

Lugares secretos em BH - Rooftop

6- Usina de Cultura

Belo Horizonte é uma cidade com diversas opções culturas e uma delas é a Usina de Cultura onde é possível acessar uma biblioteca, exposições de dança, teatro, artes circenses, artes plásticas e artes visuais. Além disso, é um espaço arborizado com uma horta comunitária e um fogão a lenha.

Endereço: R. Dom Cabral, 765 - Ipiranga

Lugares secretos em BH - Usina de Cultura

7- Casa Fiat de Cultura

Outra opção de lugares secretos em BH relacionado a atividades culturais é a Casa Fiat de Cultura. Por lá você vai encontrar exposições de fotografia e de artes plásticas, inclusive o famoso quadro de Portinari chamado de Civilização Mineira. Os horário de funcionamento são terça das 10h às 21h, quartas a sextas-feiras, das 10h às 19h e sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h.

Endereço: Praça da Liberdade, nº10, Funcionários

Lugares secretos em BH - Casa Fiat de Cultura

8- Museu Mineiro

O Museu Mineiro é um museu que conta com diferentes artistas e exposições e está localizado em um casarão do século XIX que já foi a Sede do Senado Mineiro. O lugar é um passeio que vale à pena não apenas para contemplar os artistas conhecidos e iniciantes mas também para contemplar a arquitetura.

Lugares secretos em BH - Museu Mineiro

Aproveite para buscar hotéis em Belo Horizonte e atividades e excursões em Belo Horizonte

9- Mirante do Magabeiras 

Para quem ama pôr do sol, esse é um dos lugares em Belo Horizonte mais espetaculares! O Mirante do Mangabeiras conta com decks e uma vista incrível para toda a cidade. É possível chegar até ele de carro ou mesmo a pé, já que está no bairro Mangabeiras. 

É um lugar perfeito para uma tarde em família, com crianças e com pets. 

10- Excursão ao Santuário do Caraça 

Se entre lugares para ir em BH você busca um que tenha muito contato com a natureza, essa excursão vai tornar sua viagem ainda mais legal. Esse passeio de um dia inteiro sai do seu hotel na capital mineira e conta com uma pequena caminhada pelos trilhos do Parque do Carcaça e parada na Cachoeira Cascatinha.

O Complexo Cultural do Santuário do Caraça conta também com uma igreja, uma biblioteca, jardins e até catacumbas do santuário. É perfeito para conhecer a natureza ao redor da cidade, aproveitar paisagens lindas e ter um dia diferente. 

11- Basílica de Lourdes 

Entre os lugares para ir em BH algumas igrejas não podem faltar no seu passeio. A Basílica Nossa Senhora de Lourdes é uma igreja que chama atenção por sua arquitetura neogótica em uma construção de 1923. O lugar é impressionante por fora e ainda mais impressionante por dentro com artes sacras detalhistas, vitrais e ambiente tranquilo. 

Endereço: Rua da Bahia, 1596 - Lourdes 

12- Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem 

Ainda na linha sacra, essa foi a primeira arquidiocese de Belo Horizonte. Ela chama atenção pela sua arquitetura e também por estar cercada de natureza que tornam suas linhas e formas ainda mais destacadas. O interior impressionante e com artes sacras conta um pouco da influência sacra na cultura mineira. 

Endereço: Rua Sergipe - 175 , Funcionários

13- Centro Cultural Banco do Brasil 

O CCBB de Belo Horizonte é o local perfeito para quem quer aproveitar um pouco de arte durante sua estadia em Belo Horizonte. O espaço conta com exposições de arte, filmes, peças e tem até um café e uma livraria para você passar uma tarde agradável e jogar conversa fora. 

Além das atrações, o prédio é um espetáculo à parte já que é uma construção de 1920 bastante imponente e com uma arquitetura única que vai te impressionar! 

O Centro Cultural funciona de quarta a segunda das 10h às 22h e a entrada e todas as exposições são gratuitas. 

Endereço: Praça da Liberdade, 450

14- Museu das Minas e do Metal - MM Gerdau 

Minas é conhecida por ser uma região com riqueza de minerais e esse museu evidência ainda mais e conta essa história. Ele está no prédio da antiga Secretaria de Educação do Estado e conta com um acervo bastante interativo e exposições temporárias. A entrada no Museu das Minas e do Metal - MM Gerdau é gratuita. Ele funciona de terça a domingo das 12h às 18h. 

Endereço: Praça da Liberdade 

15- Espaço do Conhecimento - UFMG

Esse outro museu é bastante legal porque além das exposições, ele conta com um planetário no último andar. O Espaço do Conhecimento conta com exposições temporárias e permanentes, sessões com projeções e algumas atividades para observação do céu.

O funcionamento é de terça a sexta e domingos das 10h às 17 e sábado das 10h às 21h. A entrada nas exposições é gratuita, a entrada no planetário é de R$ 10,00 a inteira e R$ 5,00 a meia com pagamento exclusivo em cartão de débito.

16- Free tour por Belo Horizonte 

Esse free tour é uma excelente opção para você conhecer algumas histórias dos lugares para ir em BH. Com ele, você tem um guia para contar lendas e passar com você por alguns dos pontos turísticos principais da capital, o que te ajuda a escolher seus lugares favoritos para voltar mais tarde e fazer um roteiro ainda mais legal. 

Agora que você já sabe alguns lugares para ir em BH que tá começar a planejar sua viagem e viver uma aventura na capital mineira? 

Origem - Coloque sua cidade, país ou região
Destino - Coloque sua cidade, país ou região
Ver datas mais baratas
1 passageiro, econômica

Você quer ser o primeiro a saber quando houver voos baratos??