Gabrielle Barbosa

Maravilhas de Machu Picchu: guia de viagem essencial

Atualizado em Lunes 6, Noviembre 2023 Postado em Lunes 6, Noviembre 2023 em Guias de Viagem

Se você é um apaixonado por viagens e deseja explorar locais verdadeiramente mágicos, Machu Picchu no Peru definitivamente deve estar no topo da sua lista. Essa antiga cidade inca, aninhada nas montanhas dos Andes, é um testemunho impressionante da engenhosidade humana e oferece uma experiência única e enriquecedora para os viajantes. Neste guia, você encontrará dicas valiosas para planejar sua jornada inesquecível até Machu Picchu.

Aproveite para buscar passagens aéreas baratas para Cusco 

Machu Picchu 

Machu Picchu, uma das maravilhas arqueológicas mais icônicas do mundo, ergue-se majestosamente nas alturas dos Andes peruanos. Localizada a cerca de 2.430 metros acima do nível do mar, essa cidade perdida dos incas oferece uma visão fascinante da engenhosidade humana e do esplendor natural. Construída no século XV no auge do Império Inca, Machu Picchu serviu como centro religioso, político e cultural. Suas estruturas intricadas, terraços agrícolas e sistema de água engenhoso testemunham uma civilização avançada que dominou a arquitetura e a engenharia.

Situada na região de Cusco, no Peru, Machu Picchu é acessível através de várias rotas deslumbrantes. A rota mais famosa é a Trilha Inca, que leva os viajantes em uma caminhada através de paisagens exuberantes e ruínas incas antes de finalmente alcançar a cidade perdida. Além disso, a Trilha Salkantay, a Trilha Lares e a opção de trem também são maneiras populares de chegar ao local.

Envolto em mistério e esplendor, Machu Picchu é uma atração imperdível para os amantes de história, cultura e aventura. Seus segredos arqueológicos, vistas panorâmicas deslumbrantes e a sensação de estar em um local verdadeiramente único na Terra fazem desta uma jornada que transcende o tempo e deixa uma marca na memória de todos os que têm a sorte de visitá-la.

Viagem para Machu Picchu

Documentos Necessários para Viajantes Brasileiros entrarem no Peru

Antes de entrar no Peru, certifique-se de ter em mãos os seguintes documentos:

  • Passaporte: Seu passaporte brasileiro deve estar válido por pelo menos seis meses a partir da data de entrada no Peru.
  • Visto: Brasileiros não precisam de visto para entrar no Peru para fins de turismo. A permanência permitida é de até 90 dias.
  • Vacinação: Verifique se há requisitos de vacinação em vigor. Embora não seja obrigatório, é sempre aconselhável manter suas vacinas em dia.
Viagem para Machu Picchu - documentos

Melhor Época para Visitar

A melhor época para visitar Machu Picchu é durante a estação seca, que vai de maio a setembro. Durante esses meses, o clima é mais estável e há menos chance de chuvas intensas, o que torna a caminhada e a exploração mais seguras e agradáveis. No entanto, esta é também a temporada alta, e as multidões podem ser grandes. Se preferir evitar a aglomeração, considere visitar nos meses de abril ou outubro, quando as multidões são menores, mas ainda há boas condições climáticas.

Como chegar em Machu Picchu

Para chegar a Machu Picchu, a opção mais comum é voar para Cusco, a cidade mais próxima com um aeroporto internacional. De Cusco, você pode optar por fazer a Trilha Inca ou tomar um trem até Aguas Calientes, a cidade base mais próxima de Machu Picchu. De Aguas Calientes, um ônibus ou uma caminhada íngreme de aproximadamente 1,5 horas leva você até a entrada de Machu Picchu.

1. Trilha Inca

A Trilha Inca é a opção mais popular para os aventureiros e amantes da natureza. Esta trilha de vários dias leva os caminhantes em uma jornada espetacular pelas montanhas e vales dos Andes peruanos, passando por antigas ruínas incas, vistas panorâmicas deslumbrantes e paisagens deslumbrantes. A Trilha Inca é uma experiência desafiadora, mas recompensadora, que culmina na chegada à cidade perdida de Machu Picchu ao amanhecer do último dia de caminhada. É necessário adquirir uma permissão para caminhar na Trilha Inca, e é recomendável reservar com antecedência, especialmente durante a alta temporada.

Machu Picchu - Trilha Inca

2. Trem de Cusco para Aguas Calientes

Uma opção mais confortável para chegar a Machu Picchu é pegar um trem de Cusco até Aguas Calientes, a cidade base mais próxima da antiga cidadela. Há diferentes opções de trens disponíveis, variando de serviços básicos a trens de luxo com refeições gourmet e vistas panorâmicas. Esta é uma escolha popular para aqueles que desejam evitar a caminhada árdua da Trilha Inca ou têm restrições de tempo.

3. Ônibus de Aguas Calientes para Machu Picchu

De Aguas Calientes, os visitantes podem pegar um ônibus que sobe a montanha em direção a Machu Picchu. Esta é uma opção conveniente e rápida para chegar à entrada do sítio arqueológico, especialmente para aqueles que não desejam fazer a caminhada íngreme.

4. Caminhada de Hidrelétrica para Aguas Calientes

Uma opção mais econômica e menos convencional é fazer uma caminhada pela trilha da Hidrelétrica, que leva os aventureiros por uma rota menos conhecida até Aguas Calientes. Essa caminhada pode levar cerca de 6 horas, mas oferece vistas incríveis da natureza circundante e uma perspectiva única da região. A trilha da Hidrelétrica é popular entre os viajantes que desejam uma experiência mais autêntica e econômica.

Machu Picchu

Onde se hospedar

Existem duas principais escolhas para quem deseja ir para Machu Picchu: Cusco ou Aguas Calientes.

Hospedar-se em Cusco ao planejar uma viagem para Machu Picchu oferece uma série de vantagens. Além de ser uma cidade encantadora por si só, repleta de arquitetura colonial e locais históricos fascinantes, Cusco é o ponto de partida ideal para explorar a região dos Andes peruanos. Ao passar alguns dias em Cusco antes de sua visita a Machu Picchu, os viajantes têm a oportunidade de se aclimatar à altitude, o que pode ajudar a minimizar os efeitos do mal de altitude ao caminhar pela cidadela inca. Além disso, Cusco oferece uma ampla variedade de opções de hospedagem, que vão desde pousadas acolhedoras a hotéis luxuosos, juntamente com uma cena gastronômica vibrante que permite aos visitantes desfrutar da culinária local antes de embarcar em sua jornada para Machu Picchu.

Em Aguas Calientes, há uma variedade de opções de hospedagem para atender a diferentes orçamentos e preferências. Desde albergues simples até hotéis luxuosos, você encontrará acomodações para todos os gostos. Algumas opções populares incluem o Belmond Sanctuary Lodge, o Sumaq Machu Picchu Hotel e o Inkaterra Machu Picchu Pueblo Hotel. Certifique-se de reservar sua acomodação com antecedência, especialmente durante a alta temporada.

Veja algumas opções:

1- Inti Punku Machupicchu Hotel & Suites

O Inti Punku está localizado no centro de Aguas Calientes, a 5 minutos de carro da estação de trem central que leva a Machu Picchu. O hotel tem uma oferece vista panorâmica de Macchu Picchu e banheira de hidromassagem. Ele também conta com espaço de bem estar com opções de massagens relaxante. O café da manhã também é incluso.

Machu Picchu - Inti Punku

2- Gringo Bill's Boutique 

Essa é uma opção pet friendly com varanda e quarto para famílias. O café da manhã também é incluso e todos os quartos têm vista para a natureza.

Machu Picchu - Gringo Bill's

3- Amaru Colonial 

A pousada Amaru Colonial apresenta arquitetura colonial no bairro artístico de San Blas, a 2 quarteirões da Praça de San Blas. O pátio interno é super charmoso com iluminação suave e jardim com flores coloridas. Os quartos contam com decoração peruana tradicional e cores vivas. O café da manhã também é incluso.

Machu Picchu - Amaru 

4- Hotel Monasterio San Pedro 

O hotel fica em frente ao famoso Mercado de San Pedro e a apenas 10 minutos a pé da praça principal de Cusco. Ele oferece café da manhã diário e você poderá aproveitar diversas infusões de chá durante toda a estadia. O Hotel Monasterio San Pedro possui um jardim de 4.000 m² e também um excelente espaço de bem estar.

Machu Picchu - Hotel Monasterio San Pedro

5- Quechua Hotel Cusco

O Quechua Hotel fica em Cusco e está bem perto da praça principal e da catedral de Cusco. Os quartos contam com aquecimento e a diária inclui café da manhã. O hotel também conta com jardim e terraço assim como lounge compartilhado, balcão de turismo e depósito para bagagem. O hotel também conta com dois restaurantes. 

Machu Picchu - Quechua Hotel Cusco

6 dicas para a sua viagem a Machu Picchu

1. Planejamento Prévio é Fundamental

Antes de embarcar nessa aventura, certifique-se de planejar cada detalhe com cuidado. Reserve seus voos, acomodações e ingressos para Machu Picchu com antecedência. A cidade vizinha de Cusco é o ponto de partida mais comum para a maioria dos viajantes, com diversas opções de voos e hotéis. Lembre-se de considerar evitar a temporada de chuvas entre novembro e março, quando o clima pode ser menos previsível e pode dificultar os passeios pois a maioria deles exige algum tempo de caminhada ou são ao ar livre.

Aproveite para buscar hotéis baratos em Machu Picchu

2. Escolha a Melhor Rota

Existem várias maneiras emocionantes de chegar a Machu Picchu. A trilha Inca Clássica é a rota mais famosa, mas requer reservas com meses de antecedência devido à sua popularidade. Se você busca uma opção menos concorrida, considere a Trilha Salkantay ou a Trilha Lares, que também proporcionam vistas deslumbrantes e uma conexão mais próxima com a cultura local.

3. Condição Física e Altitude

Prepare-se para a altitude, já que Cusco e Machu Picchu estão a uma altitude considerável. Dê tempo ao seu corpo para se aclimatar e beba bastante água. Além disso, considere fazer exercícios leves antes da viagem para estar fisicamente apto a explorar as trilhas e as escadarias de Machu Picchu.]

Viagem para Machu Picchu

4. Ingressos para Machu Picchu

Compre seus ingressos para Machu Picchu com antecedência, pois o número de visitantes por dia é limitado. Você pode adquiri-los online no site oficial do governo peruano ou através de agências de turismo locais.

5. Respeite a Natureza e a Cultura

Machu Picchu é uma maravilha natural e cultural, então lembre-se de respeitar o meio ambiente e a herança dos povos incas. Siga as regras estabelecidas, não deixe lixo e não toque nas estruturas antigas.

6. Aventura de uma Vida

Uma viagem a Machu Picchu é uma experiência enriquecedora e transformadora. Prepare-se para se maravilhar com a grandiosidade da arquitetura inca, as vistas de tirar o fôlego e a aura mística que envolve o local. Esteja aberto para absorver a história, a cultura e a beleza que cercam essa maravilha do mundo.

Viagem para Machu Picchu

Ao seguir essas dicas e se preparar adequadamente, você estará pronto para uma jornada inesquecível até Machu Picchu. Abrace a aventura, mergulhe na cultura e crie memórias que durarão para sempre.

Origem - Coloque sua cidade, país ou região
Destino - Coloque sua cidade, país ou região
Ver datas mais baratas
1 passageiro, econômica

Você quer ser o primeiro a saber quando houver voos baratos??