Se você tem viagem marcada e está buscando o que fazer em Barcelona, esse post é pra você! Barcelona é uma cidade cheia de possibilidades, com muitos pontos turísticos e atividades que fazem esse destino ser incrível. Aqui te contamos tudo o que você precisa sabe e todas as dicas para aproveitar tudo o que essa cidade da Espanha.
Está pronto para fazer essa viagem? Aproveite para buscar passagens aéreas baratas para Barcelona e também as melhores opções de hotéis em Barcelona.
É impossível falar de Barcelona sem comentar sobre a Sagrada Família ( e olha que ela nem foi terminada!). A construção da basílica começou em 1882 e ainda não foi concluída, com previsão de término para as próximas décadas.
O projeto original de Antoni Gaudí prevê 18 torres, representando os 12 apóstolos, os quatro evangelistas, a Virgem Maria e Jesus Cristo. Atualmente, algumas dessas torres já estão finalizadas, incluindo a da Virgem Maria, inaugurada recentemente. O interior da basílica é inspirado na natureza, com colunas que lembram troncos de árvores e vitrais que criam um espetáculo de luz e cor.
A icônica basílica projetada por Antoni Gaudí encanta com sua arquitetura única e riqueza de detalhes e é um dos principais pontos turísticos de Barcelona e um dos mais conhecidos do mundo. Para visitar esse lugar icônico existem muitos passeios da Sagrada Família como visitas guiadas sem filas, subida às torres e muito mais.
Esse é outro projeto assinado por Gaudí que deve estar na sua lista de o que fazer em Barcelona. O parque foi inicialmente idealizado como um condomínio de luxo para famílias ricas de Barcelona, mas o projeto não teve sucesso comercial e acabou se tornando um espaço público.
Entre seus destaques estão a icônica salamandra de mosaico na escadaria principal e o famoso banco ondulado revestido de trencadís (fragmentos de cerâmica colorida), que oferece uma vista panorâmica da cidade. O parque também conta com uma área verde extensa, repleta de caminhos e pontes que se integram à paisagem natural com formas peculiares e cores vibrantes.
Entre os passeios no Parque Güell que você pode fazer estão visitas guiadas e free tours que são perfeitos para ter um guia te acompanhando e explicando com detalhes sobre o lugar.
Essa avenida icônica conecta a Praça da Catalunha ao Porto Antigo e é um dos pontos mais movimentados da cidade. No percurso, é possível encontrar o Mercado La Boqueria, um dos mercados gastronômicos mais famosos da Europa, além do Teatro Liceu, uma das casas de ópera mais importantes da Espanha. Las Ramblas é um local ideal para caminhar e observar a diversidade cultural de Barcelona, com suas bancas de flores, artistas de rua e cafés charmosos.
Muitos tours em Barcelona incluem Las Ramblas no roteiro e não podem faltar na sua lista de o que fazer em Barcelona!
Se você ama arquitetura, essa é uma atividade que não pode faltar em Barcelona! Com ruas estreitas e charmosas, esse bairro é o coração histórico de Barcelona. Abriga a imponente Catedral de Barcelona, que começou a ser construída no século XIII e possui um claustro com treze gansos vivos, simbolizando a idade em que Santa Eulália, padroeira da cidade, foi martirizada. Além disso, o bairro conta com praças escondidas, como a Plaça Sant Felip Neri, que ainda guarda marcas da Guerra Civil Espanhola em suas paredes.
Se você quer um pouco mais de mistério, pode fazer o free tour noturno pelo Bairro Gótico e conhecer esse lugar de um ponto de vista diferente e com o acompanhamento de um guia contando todas as histórias do bairro.
Essas são duas das mais icônicas obras modernistas de Gaudí e são perfeitas para um roteiro de o que fazer em Barcelona. A Casa Batlló, localizada no Passeig de Gràcia, chama a atenção por sua fachada colorida e ondulada, inspirada em elementos marinhos, como escamas e ondas. Seu telhado lembra o dorso de um dragão, enquanto os vitrais criam um jogo de luzes incrível no interior da casa.
Já La Pedrera, também conhecida como Casa Milà, se destaca pelo seu design inovador, com uma fachada de pedra ondulada e um telhado repleto de chaminés esculpidas de forma única. Ambas são Patrimônios Mundiais da UNESCO e exemplificam a genialidade do arquiteto.
Você pode garantir o ingresso da Casa Batló ou ainda fazer uma visita guiada para conhecer melhor tanto a Casa Batló como uma visita guiada por La Pedrera. Outra dica é fazer o passeio pela Casa Batló e La Pedrera com desgustação de chocolate. Tem combinação melhor?
Com certeza quem ama futebol vai colocar essa opção como a primeira da lista de o que fazer em Barcelona. O estádio do FC Barcelona é um dos maiores da Europa e pode receber mais de 99 mil espectadores. Para os fãs de futebol, visitar o Camp Nou é uma experiência inesquecível, já que além de assistir a jogos, é possível conhecer o museu interativo do clube, que exibe troféus, uniformes históricos e momentos marcantes da equipe.
A visita ao Camp Nou inclui também os bastidores do estádio, como o vestiário dos jogadores e a área de imprensa.
Essa colina abriga diversas atrações culturais e naturais. No topo, o Castelo de Montjuïc oferece uma vista panorâmica espetacular da cidade e do porto. A Fonte Mágica, localizada na base da colina, proporciona espetáculos de luzes e música, tornando-se um dos eventos noturnos mais procurados pelos turistas. Além disso, Montjuïc é sede do Museu Nacional de Arte da Catalunha (MNAC), que abriga uma das coleções mais importantes de arte românica da Europa. O local também conta com espaços verdes ideais para caminhadas e piqueniques.
Você pode encontrar free tour por Montjuïc , andar de bondinho, teleférico e visitas guiadas.
O que não falta em Barcelona são opções de museus para completar a sua viagem de forma criativa. A cidade conta com uma grande variedade de museus que são paradas obrigatórias para os amantes de arte, história e cultura.
O Museu Picasso é um dos mais visitados, abrigando uma impressionante coleção de obras do artista, especialmente de sua fase inicial. O Museu Nacional de Arte da Catalunha (MNAC), localizado em Montjuïc, é uma verdadeira joia para os apreciadores da arte românica e gótica.
Já a Fundação Joan Miró oferece um mergulho no universo surrealista do famoso pintor catalão. Para os fãs de ciência e inovação, o CosmoCaixa é uma excelente opção, com exposições interativas e um fascinante planetário. Outro destaque é o Museu de História de Barcelona (MUHBA), que permite explorar ruínas romanas subterrâneas e conhecer mais sobre o passado da cidade e ainda o Museu de Arte Contemporânea de Barcelona com obras de artistas como obras de artistas destacados como Basquiat, Keith Haring ou Jenny Holzer.
Outras opções legais são o Museu Bansky, o Museu Paradox e o Museu das Ilusões.
Uma das praias mais famosas da cidade, Barceloneta é ideal para um passeio relaxante à beira-mar depois de passar dias aproveitando tudo o que fazer em Barcelona. Originalmente, era uma área de pescadores, e até hoje mantém sua tradição gastronômica, com inúmeros bares e restaurantes especializados em frutos do mar e tapas típicas da culinária espanhola. Durante o verão, a praia se torna um dos principais pontos de encontro de turistas e locais, sendo perfeita para esportes aquáticos, caminhadas e banhos de sol.
Uma dica extra pra você: você pode olhar na calculadora de viagem quanto vai custar visitar esse destino no período que você deseja para se planejar.
Fundado no século XIII, é um dos mercados mais antigos de Barcelona e um verdadeiro paraíso gastronômico. Reúne barracas que vendem desde frutas exóticas e doces artesanais até embutidos tradicionais, como o famoso jamón ibérico. A experiência de passear pelo mercado é sensorial, com cores vibrantes, aromas deliciosos e a oportunidade de provar pratos típicos catalães, como a fideuà e os sucos naturais preparados na hora.
Se você quer um passeio mais específico pode fazer visitas guiadas e tours gastronômicos pelo Mercado.
O tempo ideal para explorar Barcelona depende do tipo de experiência que o visitante deseja ter.
Em três dias, é possível conhecer os principais pontos turísticos, como a Sagrada Família, o Parque Güell, o Bairro Gótico e Las Ramblas. Para quem deseja uma viagem mais completa, cinco dias permitem explorar a cidade com mais calma, incluindo visitas a museus, praias e bairros menos turísticos. Já aqueles que querem vivenciar Barcelona em profundidade devem considerar uma estadia de sete dias ou mais, o que possibilita passear com calma, conhecer tudo e também descansar entre o roteiro cheio.
De maneira geral, um período entre cinco a sete dias é recomendado para aproveitar a cidade de forma equilibrada, combinando turismo e momentos de descanso.
Para completar essa viagem você pode buscar opções de aluguel de carro para visitar tudo com tranquilidade e autonomia ou ainda procurar ônibus para Barcelona se você estiver em outra cidade europeia. Agora que você já sabe o que fazer em Barcelona é só fazer as malas e visitar esse destino cheio de possibilidades.