Cusco é sem dúvida um dos destinos mais conhecidos, famosos e surpreendentes do Peru. E embora Machu Picchu seja sua principal atração turística, esta cidade tem muito mais a oferecer e aqui vamos te contar o que fazer em Cusco.
Se você quer saber tudo o que pode ver neste destino incrível, vamos te contar sobre lugares imperdíveis em Cusco que você precisa conhecer.
Aproveite para pesquisar passagens aéreas para Cusco e os melhores hotéis em Cusco.
Se você busca o que fazer em Cusco, com certeza uma excursão a Machu Picchu é um dos principais passeios! Conhecida como a cidade perdida dos Incas é considerada uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno.
Nesse passeio você fará uma viagem de trem em uma das rotas ferroviárias mais espetaculares do mundo em um trem que possui um teto de vidro. Outra parte do passeio segue de ônibus para chegar até a parte mais alta de Machu Picchu.
Esse é outro dos lugares essenciais na sua viagem a Cusco e que com certeza vai te deixar espantado pela beleza da natureza. A Montanha Arco-Íris também conhecida como a Montanha das Sete Cores é um dos lugares mais lindos do mundo!
A Lagoa Humantay é outra preciosidade do Peru que está a mais de 4.000 metros na Cordilheira dos Andes. A Lagoa Humantay é uma lagoa turquesa cercada de imponentes glaciares.
O trajeto para chegar até ela é de aproximadamente duas horas, com altitude de até 4.200 metros. O esforço valerá a pena, pois quando você chegar à lagoa você poderá admirar uma paisagem única.
Se você é daqueles que adora conhecer lugares completamente turísticos, então não pode deixar de visitar o Mercado San Pedro e garantimos que terá uma experiência autêntica da cidade.
Este mercadinho é realmente pitoresco, aqui você pode conhecer um pouco da cultura local, experimentar diversos pratos, ver artesanatos a preços excelentes e interagir com o povo cusquenho.
Como chegar? É muito fácil, pois está localizado no centro histórico da cidade, a poucos passos da Plaza de Armas, basta pegar a rua das Mantas e caminhar até chegar ao mercado.
Se você está na cidade, não pode deixar de fazer um tour por esse lindo bairro. Suas ruas de paralelepípedos e seu ar boêmio o tornam um cenário perfeito para desfrutar de um passeio tranquilo e romântico.
O que você vai encontrar por lá? Artesanato único, restaurantes com muito boa oferta gastronómica e também excelentes vistas sobre a cidade.
Como chegar? Da Plaza de Armas, você deve pegar a Calle el Triunfo e continuar por lá, você deve estar muito atento porque depois muda seu nome para Calle Hatunrumiyoc e depois Cuesta de San Blas e então você chegará à praça central do bairro.
Para quem gosta de visitar mercados, com certeza não pode deixar de visitar o Baratillo, é o mercado de pulgas mais famoso de Cusco.
Se você está viajando no fim de semana, está com sorte, porque o mercado é apenas aos sábados desde muito cedo. O melhor é que você encontra o mesmo artesanato do centro da cidade, mas a preços bem mais baratos. Este mercado é especialmente para quem quer conhecer uma cena mais local da cidade.
Como chegar ao Baratillo? Da Avenida el Sol, no centro histórico, você terá que descer a Calle Almagro para o sudoeste. Você deverá seguir até encontrar a ponte de Santiago. Você deve atravessar a ponte e pronto, você começará a ver as bancas do mercado.
Se você deseja se conectar com a natureza e fugir da cidade, seu passeio perfeito seria o Templo da Lua. A melhor coisa sobre este plano é que o templo não está localizado no circuito clássico de pontos turísticos de Cusco, por isso é muito mais tranquilo e com menos multidões.
Aqui você pode ver impressionantes ruínas incas, além de uma bela paisagem cheia de vegetação que acalma a alma.
Como chegar? O passeio começa na Plaza de Armas, aqui você deve caminhar pela Calle Triunfo que cruzará o bairro de San Blas. Algo a ter em conta é que o caminho é em subida e por isso pode ser um pouco cansativo.
O melhor é que você terá a oportunidade de visitar outros lugares, já que a Cueva del Mono, La Zona X e Quenco estão localizados nessa região.
Gosta de apreciar vistas incríveis? Então você não pode deixar de ir ao Mirante de San Cristóbal, é o lugar onde você pode ter as melhores vistas da cidade de Cusco.
Neste mirante, você também verá a bela igreja de San Cristóbal e bancos de pedra perfeitos para descansar e contemplar a imensidão da cidade imperial.
Você gosta de templos? Bem, eu recomendo que você visite o Templo de Qoricancha, um dos edifícios mais bonitos de Cusco.
Antigamente, era o Templo do Sol e era o centro religioso mais respeitado da cultura Inca. Mais tarde, tornou-se o Convento e Igreja de Santo Domingo durante a colônia.
O melhor é que você faça o tour completo pelo templo, conheça mais sobre sua história e poderá saber detalhes do que aconteceu dentro e fora de seus muros.
Como conseguir? Da Plaza de Armas você segue para o sul pela Avenida el Sol até chegar à esplanada onde está localizado o templo.
E você não poderia deixar de visitar a famosa Plaza de Armas, onde sem dúvida terá que passar mais de uma vez e, claro, onde passará grande parte do seu tempo se viajar para Cusco.
O mais representativo deste lugar é sua bela arquitetura colonial, suas imponentes igrejas, suas belas áreas verdes, além de encontrar um grande número de viajantes de todo o mundo que fazem desta praça uma das mais divertidas do país.