Covid-19: Passaporte vacina em viagens internacionais.

Atualizado em Jueves 8, Abril 2021 Postado em Jueves 8, Abril 2021 em Recomendações de viagem

É possível que em breve você precise de um passaporte vacina para viagens internacionais, ir a shows, frequentar restaurantes ou até mesmo trabalhar. Loucura, tudo isso, mas infelizmente é o que estamos vivendo.

Devido à pandemia da Covid-19, alguns países estão considerando usar o novo documento para controlar e garantir a segurança de todos, principalmente em ambientes coletivos.

Nesta nota deixamos um breve manual sobre os futuros passaportes de vacina para que você possa conhecer as bases e descobrir o que está sendo falado atualmente e como isso influenciará os viajantes.

Covid-19: Passaporte de vacina poderá ser exigido em viagens internacionais.
Covid-19: Passaporte de vacina poderá ser exigido em viagens internacionais.

 

Covid-19: Passaporte vacina poderá ser exigido em viagens internacionais?

O que é passaporte vacina?

O passaporte vacina é uma forma unificada de armazenar e organizar registros de vacinação relevantes que podem ser exigidos para viagens internacionais. No contexto atual, isso assume a forma de um aplicativo móvel ou uma versão digital da papelada, mas nem sempre foi o caso.

Como as vacinas variam de país para país, e as novas vacinas COVID-19 não são exceção quando se trata de imunologia, provar que uma pessoa está 100% imunizada ou sem risco de contágio / infecção não é tarefa fácil.

Qual o contexto atual do passaporte  vacina?

Joe Biden não perdeu tempo após assumir seu novo cargo como presidente dos Estados Unidos e já está trabalhando para controlar a pandemia COVID-19. Na Europa, o governo dinamarquês anunciou recentemente que o lançamento de um passaporte digital que permite aos cidadãos provar que foram vacinados estará pronto em três a quatro meses.

Por exemplo, a Etihad Airways e a Emirates em breve começarão a usar um passe de viagem digital desenvolvido pela International Air Transport Association (IATA). O IATA Travel Pass ajudará os passageiros a administrar seus respectivos planos de viagem e, ao mesmo tempo, fornecerá, por meio de um aplicativo móvel, tanto companhias aéreas quanto governamentais, a documentação necessária para comprovar que foram vacinados ou testados contra COVID -19 a o código QR do aplicativo.
 

IATA Travel Pass.
IATA Travel Pass.

 

Por outro lado, a American Airlines anunciou recentemente o lançamento de seu próprio passaporte de saúde, denominado VeriFLY App, para viajar dos aeroportos dos Estados Unidos para oito países e a British Airways, parceira da American Airlines, também usará o aplicativo VeriFLY APP para voos de Londres para os EUA.


 

 

Qual o contexto atual do passaporte de vacina?

JQuando e por que é necessário um passaporte de vacina?

Para cruzar as fronteiras internacionais, as autoridades governamentais podem exigir prova de imunização contra certos vírus ou doenças.

Durante a pandemia, as companhias aéreas e os governos exigem um teste PCR negativo ou um atestado médico válido confirmando que o passageiro estava doente com COVID-19 e se recuperou.

O benefício e a necessidade de um documento como passaporte de vacina tornariam mais fácil e simples para os passageiros compartilhar essas informações com as autoridades competentes e, com sorte, evitar protocolos de quarentena demorados e caros.

Como as informações são armazenadas em um passaporte de vacina?

Por enquanto, como não existe um sistema universal, depende do foco específico de cada passaporte. Por exemplo, o CommonPass, que está vinculado a 300 sistemas de saúde, oferece aos usuários a capacidade de fazer login no site de seu provedor de saúde dentro do aplicativo.

Por sua vez, o aplicativo permite ao viajante saber quais exames diagnósticos e / ou registros de vacinação precisa e gera um código QR que as autoridades podem escanear.

Por outro lado, o IATA Travel Pass permite que laboratórios e centros autorizados compartilhem com os passageiros resultados de exames e certificados de vacinação, que ficam armazenados no telefone de cada indivíduo e podem ser mostrados às autoridades por meio de um código QR gerado pelo celular.

Existem desvantagens nos passaportes de vacinas?

Como publicou o New York Times, "em um mundo onde mais de um bilhão de pessoas não podem provar sua identidade porque não têm passaportes, certidões de nascimento, carteiras de motorista ou carteiras de identidade, os documentos digitais que mostram o estado das vacinas podem aumentar a desigualdade e risco, deixando muitas pessoas para trás." Entende-se que, no mínimo, para viajantes sem smartphones, uma versão em papel deste documento deverá estar disponível e ser universalmente aceita.

 

Um último lembrete

Embora a maioria dos viajantes comece 2021 com esperança e otimismo renovados, é importante lembrar que ainda há um longo caminho a percorrer.

Mesmo que sejam vacinados, isso não significa que possam deixar de usar máscaras ou seguir outras medidas de distanciamento social enquanto estiverem com outras pessoas. É preciso paciência à medida que a pesquisa de cientistas e especialistas avança sobre a eficácia de longo prazo de diferentes vacinas e como elas afetam a transmissão viral em uma escala mais ampla.

Encontre passagens aéreas baratas, baixe o nosso app de viagem e siga-nos nas redes sociais (TwitterInstagram e Facebook) para descobrir rapidamente as melhores ofertas.

Origem - Coloque sua cidade, país ou região
Destino - Coloque sua cidade, país ou região
Ver datas mais baratas
1 passageiro, econômica

Você quer ser o primeiro a saber quando houver voos baratos??