Gabrielle Barbosa Fiorderize

Passeios em Recife: opções para o roteiro dos sonhos!

Atualizado em Miércoles 29, Noviembre 2023 Postado em Miércoles 29, Noviembre 2023 em Recomendações de viagem

Se você está planejando uma viagem para Recife, Pernambuco, e deseja explorar o melhor que essa cidade encantadora tem a oferecer, não deixe de conferir esses incríveis passeios que garantem uma experiência completa e inesquecível. De praias deslumbrantes a pontos turísticos históricos, Recife tem uma infinidade de atrações para todos os gostos. Aqui te contamos os melhores passeios em Recife pra você conseguir montar aquele roteiro incrível - e cheio de atrações!

Aproveite para buscar passagens aéreas para Recife e hotéis em Recife

Você também pode gostar:

Passeios em Recife

1. Passeio Histórico pelo Centro Antigo de Recife

Para começar com os passeios em Recife é uma boa ideia explorar a rica história de Recife com um passeio pelo seu centro antigo. Você pode visitar o Marco Zero, a icônica Praça da República e o imponente Forte das Cinco Pontas. Não deixe de caminhar pelas ruas de paralelepípedos e admirar a arquitetura colonial que conta a história fascinante desta cidade.

Nesse tour por Recife você conhecerá um pouco mais sobre a história e cada cantinho e ainda irá dar um passeio na charmosa Olinda.

Centro histórico de Recife 

2. Encante-se com Olinda

Falando em Olinda, essa é uma indicação que não pode faltar! A apenas alguns quilômetros de Recife, a cidade de Olinda é uma parada imperdível. Explore suas ladeiras, suas igrejas e suas casas coloridas. Não deixe de conferir as deslumbrantes vistas panorâmicas do alto da colina e mergulhe na atmosfera cultural vibrante, especialmente durante o Carnaval e o São João, quando as ruas ganham vida com música e dança.

Veja aqui uma ótima opção para conhecer Olinda:

Passeios em Recife - Olinda 

3. Conhecer a Praia de Carneiros

Famosinha nas redes sociais, a Praia de Carneiros é uma maravilha natural! Nessa excursão a Praia de Carneiros você fará uma viagem saindo de Recife de cerca de 1h40 e chegando no destino você vai poder aproveitar águas cristalinas, coqueiros e areia branquinha. É o lugar perfeito para relaxar e que mais parece uma pintura, viu?

Você também poderá fazer um passeio de catamarã e conhecer a praia de Guadalupe, conhecida pelos banhos de argila.

Praia de Carneiros 

4. Cultura no Instituto Ricardo Brennand

Para os entusiastas da arte e da cultura, o Instituto Ricardo Brennand é imperdível. A dica é fazer esse roteiro cultural em Recife com Instituto Ricardo Brennand porque nele você passará por alguns lugares importantes para a cultura da cidade como o Palácio dos Campos das Princesas, que é o centro administrativo do governo. Depois você conhecerá o Teatro Santa Isabel do século XIX e, em seguida, o Palácio da Justiça para ver a impressionante Capela da Igreja de Santo Antônio, monumento de expressão barroca do século XVII, com belas pinturas em seu teto.

A próxima parada é na Casa da Cultura, onde é possível apreciar o artesanato e as casas nordestinas que estão localizadas às margens do Rio Capibaribe. A visita segue para o Instituto Ricardo Brennand, Museu e Castelo que possui uma vasta exposição de arte de armas brancas, armaduras de combate e esculturas dos séculos XVI a XIX.

5. Visitar a Fundação Gilberto Freyre

Outra opção para quem gosta de cultura e quer esse tipo de passeio em Recife é a Fundação Gilberto Freyre. Essa é a casa que o escritor Freyre viveu por mais de 40 anos e que é um símbolo da história de todo o estado.

A visita guiada à Fundação Gilberto Freyre conta com ambientes internos e externos e acesso ao Memorial Gilberto Freyre. A coleção conta com peças sacras, peças de origem africana, arte popular, porcelanas orientais, azulejos portugueses, pinacoteca, biblioteca e muito mais.

6. Degustação da Culinária Local

A culinária local é com certeza uma das atrações à parte e você não pode deixar de fora do seu roteiro algumas horas provando bons pratos e bebidas. Para te ajudar nesse roteiro é interessante fazer essa excursão noturna gastronômica porque com ela você poderá aproveitar um jantar de buffet à vontade com três bebidas inclusas e depois você ainda terá um tempinho para passear pelo Marco Zero Square.

7. Conhecer Maragogi

Que tal adicionar um passeio a Maragogi no seu roteiro? Esse é um dos destinos mais turísticos do país e conhecido como o Caribe brasileiro.

A sugestão é fazer uma excursão a Maragogi com saída do seu hotel em Recife. A viagem é de cerca de 2h e então você chegará a um lugar paradisíaco. Em Maragogi você pode fazer um passeio de catamarã, um passeio de buggypelas praias de Antunes, Barra Grande, Burgalhau e Xaréu. Para essa opção você deverá disponibilizar um dia da sua viagem e vale muito a pena!

Maragogi 

8. Tour a Calhetas

Outra opção de lugar para conhecer perto de Recife é a linda Calhetas. No Tour a Calhetas você vai conhecer essa maravilha que está a apenas 35km de Recife. Se prepare para encontrar vegetação primitiva, rochas, água cristalina e mornas ótimas para mergulho.

Calhetas

9. Comprinhas

Se tem um dos passeios em Recife que não podem ficar de fora do roteiro é fazer umas comprinhas. Nesse Tour de Compras em Recife você vai ter um guia para te mostrar os melhores lugares para uma boa pechincha. É perfeito para comprar lembranças e produtos locais.

Outro ponto positivo é que o guia vai te ajudar com as melhores dicas e você ainda terá transporte de loja em loja e água para se manter hidratado no calorzinho de Recife.

Qual a melhor época para ir para Recife?

Isso vai depender do tipo de viagem que você deseja, mas você deve ter em mente o seguinte:

  • De Dezembro a Março você estará no auge do verão

Se você é um amante do sol e das praias, o verão em Recife é a época perfeita para você. Com temperaturas médias elevadas, que variam entre 26°C e 31°C, é o momento ideal para aproveitar as águas quentes do oceano e se bronzear. Além disso, durante o verão, Recife se enche de festivais de música, dança e comida e nessa época é quando você vai poder aproveitar o animado carnaval de Recife!

  • Em Junho e Julho você vai aproveitar festividades locais 

Se você é apaixonado por cultura e tradição, a época junina é o período ideal para visitar Recife. Com festas juninas animadas e coloridas por toda a cidade, você terá a oportunidade de experimentar a autêntica comida e música regional, além das danças tradicionais. As festividades de São João em Recife são uma experiência inesquecível, com sua atmosfera vibrante e calorosa.

  • Setembro a Novembro a baixa temporada 

Se você procura evitar multidões e quer preços mais acessíveis, considerar visitar Recife durante a baixa temporada pode ser uma excelente opção. Com temperaturas mais amenas e menos turistas, você pode conhecer a cidade com mais tranquilidade, desfrutando de todas as atrações e experiências que Recife tem para oferecer sem o incômodo das multidões.

No resumo, a melhor época para viajar para Recife se você quer melhores preços e tranquilidade é de setembro a novembro. Mas se você deseja aproveitar todas as festas locais o começo e o meio do ano, apesar de serem alta temporada, são boas opções!

Origem - Coloque sua cidade, país ou região
Destino - Coloque sua cidade, país ou região
Ver datas mais baratas
1 passageiro, econômica

Você quer ser o primeiro a saber quando houver voos baratos??