Alertas de voos baratos #boraviajar? Ative as notificações e receba alertas de passagens aéreas baratas. ATIVAR

19 cidades perto de SP para conhecer no final de semana

Gabrielle Barbosa
Postado em Lunes 2, Agosto 2021 em Recomendações

Se você está cansado de São Paulo esse post é pra você! Separamos 19 cidades perto de SP para conhecer no final de semana ou durante a sua estadia na capital e ainda ir de carro! 

São Paulo é uma das cidades mais movimentadas do Brasil: chama atenção pela vida social, pela modernidade, pelas infinitas opções de restaurantes e pontos turísticos para visitar mas a região também pode ser muito interessante para quem busca passeios mais tranquilos e ter contato com a natureza! 

Museus, trens, ecoturismo, praias e turismo de aventura: há opções para todos os gostos para você aproveitar um final de semana em cidades perto de São Paulo. Encontre passagens aéreas para São Paulo e alugue o seu carro aqui

 

19 cidades perto de SP para conhecer no final de semana
19 cidades perto de SP para conhecer no final de semana


Final de semana: 19 cidades que você não pode deixar de conhecer perto de SP

Ao contrário da imagem da capital paulista, cheia de prédios, carros e movimentação, nas cidades perto de SP é possível encontrar cidades pequenas e aconchegantes para aproveitar dias mais tranquilos. Confira as cidades perto de SP que separamos para você:

 

Campos do Jordão

Campos do Jordão é uma das cidades mais conhecidas nos arredores de São Paulo. Fica a cerca de 170km da capital e é ideal para quem deseja aproveitar um clima mais frio e é conhecida como a Suíça brasileira por conta da arquitetura. Por ser um pouquinho mais longe, o ideal é separar alguns dias para a cidade. Entre os pontos fortes da cidade estão os bares e restaurantes com cervejarias, bons vinhos, fábricas de chocolate e muitas opções de fondue. 
 

Campos do Jordão

 

Boituva 

Boituva é uma cidade para quem gosta de aventuras e esportes radicais. A cidade é o melhor destino para quem busca turismo de aventura.  Conhecida como a capital Nacional do Paraquedismo, a cidade tem um aeroporto dedicado para o parapente e paraquedismo e é possível pagar para fazer esses passeios radicais. Além disso, tem passeios como o Parque Egídio Labronici e o Parque Zoológico Eugênio. Fica a cerca de 2h20 da capital paulista. 

 

Boituva - Foto Dennis Fidalgo

 

Holambra

A cidade de Holambra é conhecida como Cidade das Flores e é uma das cidades perto de SP. A cidade fica a 134 km da capital, o que seria aproximadamente 1h40 de carro. A cidade representa quase toda a produção de flores do país com exposições e palcos de flores conhecidas na América Latina. Holambra é um destino cheio de charme e elegância, povoada por apenas 12 mil habitantes.

Além disso, a cidade é conhecida como uma parte da Holanda no Brasil devido a arquitetura. Tem também opções de passeios como o Moinho dos Povos Unidos, o Portal do Moinho e o Museu Histórico e Cultural de Holambra que conta como a cidade foi fundada pelos holandeses em 1948. Uma boa pedida em Holambra também é o Parque Van Gogh, ideal para quem gosta de caminhadas e parques verdes. 
 

Holambra - Quanto Custa Viajar

 

Ubatuba 

Para quem procura fugir da cidade e ir para a praia, Ubatuba é uma excelente opção. Nem só de mar vive Ubatuba, cidade do litoral norte de São Paulo. Ubatuba também tem cachoeiras incríveis e praias espetaculares. Fica a aproximadamente 3h30 de São Paulo então dá pra ir na sexta e voltar no domingo. 
 

Ubatuba

 

Brotas 

Brotas é mais um destino nos arredores de São Paulo para quem gosta de ecoturismo e aventura. Cheia de cachoeiras e Mata Atlântica preservada ideal para fazer trilhas, rafting, tirolesas e outras opções de esportes radicais. O centro da cidade também tem parques e restaurantes. Brotas está a aproximadamente 3h20 de São Paulo. 
 

Brotas - Reprodução

 

Socorro 

Socorro está localizada na Serra da Mantiqueira e cerca de 130km de São Paulo, aproximadamente 2h30 de carro, e é ideal para quem gosta de praticar esportes e fazer passeios na natureza. A cidade é pequena, então é possível conhecer vários pontos turísticos a pé.

Alguns destaques estão na Igreja Matriz Nossa Senhora do Socorro com a praça, bem típica de cidade do interior. Também o Mirante do Cristo é uma boa opção para observar o pôr do sol com vista panorâmica da região. 

Gruta dos Anjos - Socorro - Foto/ Reprodução

 

São Roque 

Bem pertinho de São Paulo, São Roque fica a aproximadamente 1h30 de carro da capital. É uma ótima opção para quem busca boa gastronomia e vinho para curtir o final de semana. Isso porque em São Roque tem a Estrada do Vinho, ou Rota do Vinho. Nesse roteiro você vai passar por mais de 30 estabelecimentos entre vinícolas e restaurantes. Além da Rota do Vinho, a cidade tem vários restaurantes e trilhas para quem gosta de aproveitar passeios na natureza. 
 

Foto: Expo São Roque/Reprodução

 

Encontre passagens aéreas para São Paulo e alugue o seu carro aqui

 

Guarujá

Conheça a Pérola do Atlântico! Guarujá está cerca de 1 hora e meia como muito de viagem de São Paulo e é o destino de muitos paulistanos aos finais de semana e feriados.  Ao todo são 27 praias nesse pedaço do litoral paulista tem praias para todos os gostos: com boas ondas para os surfistas, águas tranquilas para as crianças, praias agitadas, com excelente infraestrutura e recantos quase escondidos cercados por belezas naturais. 

O Guarujá é um dos points mais badalados do litoral paulista devido a sua boa infraestrutura que atraem todos os tipos de turistas se transforme em uma excelente viagem para qualquer época do ano. 

São mais de 22 km de faixa-de-areia das mais incríveis praias do litoral paulista. A incrível brancura, a excelência balneabilidade durante todo o ano e as vastas opções de praias para todos os gostos, tornam Guarujá um destino elogiado em todo país.  
 

Guarujá

 

A incrível brancura, a excelência balneabilidade durante todo o ano e as vastas opções de praias para todos os gostos, tornam Guarujá um destino elogiado em todo país.  Confira quais são as praias do Guarujá que você precisa conhecer. 
 

Cunha 

Cunha é uma das mais belas e surpreendentes cidades no interior de São Paulo. A cidade serra entre São Paulo e Rio de Janeiro é um daqueles lugares charmosos que você precisa conhecer.  

Em meio a Serra do Mar, o destino é o refúgio perfeito para curtir atrações naturais e paisagens surpreendentes. 

Um dos principais atrativos e cartões-postais de Cunha é o Lavandário, um incrível campo de flores roxas que transforma a paisagem em um verdadeiro conto de fadas.

 

Cunha - Foto: Dani Noce/Reprodução

 

Serra Negra 

Serra Negra é parte do Circuito das Águas Paulista e é uma Estância Hidromineral e Climática que fica a aproximadamente 2h30 de carro de São Paulo. A cidade possui fontes de águas minerais e também tem a Disneylândia dos Robôs e o Teleférico de Serra Negra. 
 

Serra Negra - Reprodução

 

Águas de Lindóia

Também no Circuito das Águas Paulista, Águas de Lindóia fica a 190 km de São Paulo e tem como o Balneário Municipal como cartão postal. Além disso, tem o Cristo Redentor com vista panorâmica da cidade e a Praça Adhemar de Barros com um lago onde você pode fazer um passeio de pedalinho e descansar. 
 

Águas de Lindóia / Reprodução

 

Aparecida 

Para pessoas que gostam de passeios mais religiosos, Aparecida é uma ótima opção próxima a São Paulo. A cidade nasceu por conta da descoberta da imagem da Nossa Senhora da Conceição Aparecida no rio Paraíba do Sul em 1717 e tem como principal cartão postal a enorme Catedral Basílica, maior templo católico da América Latina. Fica a cerca de 180km de São Paulo.

 

Aparecida / Reprodução

 

Embu das Artes 

Ideal para um bate volta, Embu das Artes fica a uma hora de São Paulo e é ideal para quem gosta de aproveitar feirinhas de artesanatos, barraquinhas e antiquários. Também tem opções de igrejas, bons restaurantes e casas históricas. É uma das opções de cidades perto de SP porque fica a cerca de 1h30 da capital, sendo possível bate-volta.
 

Embu das Artes / Reprodução

 

Atibaia 

Atibaia é uma cidade ideal para quem deseja viajar e aproveitar a natureza. Tem diversas opções de trilhas como a Pedra Grande com aproximadamente 1400 metros de altura. Além disso, tem o Lago Major, o Parque das Águas e a Igreja Nossa Senhora do Rosário. Fica a 64 km de São Paulo capital. 
 

Atibaia - Henrique da Silva

 

Itu

Com várias opções gastronômicas e fábrica de chocolate, Itu é uma cidade de 1610, conhecida por ser um lugar onde tudo é grande. Tem diferentes praças com várias opções de artesanatos e museus como o Museu Republicano e o Museu da Energia. O destaque principal é a Praça dos Exageros com esculturas gigantes. Além disso, é uma das cidades perto de SP que dá pra fazer bate-volta, já que fica apenas a 1h50 de São Paulo.
 

Foto: Prefeitura de Itu/Divulgação

 

São Francisco Xavier

Precisando de um verdadeiro refúgio em meio à natureza? São Francisco Xavier, assim como Campos do Jordão, também está localizada na Serra da Mantiqueira e o melhor de tudo, somente 1 hora da capital paulista.  

Além da atmosfera aconchegante romântica, quem quiser se aventurar também encontrará uma boa oferta de atividades de ecoturismo. Isso porque “São Xico”, para os íntimos, abriga cachoeiras, trilhas e mirantes. Perfeito para quem vai e volta no mesmo dia, pousadas oferecem sistema day use, onde é possível aproveitar piscinas naturais, almoçar e realizar trilhas curtas. 
 

Foto: Gabriel Castaldini

 

São Luís do Paraitinga

Cidadezinha super charmosa e que está localizada há 2 horas e meia da capital paulista. Chegando lá, é hora de se surpreender com seu charmoso centro histórico, que mantém construções preservadas do século XVII. São diversas casinhas coloridas que chamam a atenção dos turistas e formam o cenário ideal para fotografar.

Para quem não só aprecia história, mas ama passeios em meio à natureza, a cidade também reserva algumas das mais belas paisagens do estado. Como essas atrações ficam mais distantes, o uso do carro é mais do que necessário. Uma dica é pegar a Rodovia Oswaldo Cruz, que dá acesso à trilha das Sete Cachoeiras, um trajeto repleto de piscinas naturais. Outra opção é se refrescar na Cachoeira Grande, uma queda d’água com mais de 30 metros de altura que fica em Lagoinha, município vizinho. 

 

Foto: Carlos Alkmin

 

Guararema

A cidade de Guararema fica a aproximadamente 1 hora de São Paulo e é uma incrível opção de viagem curtinha próxima a São Paulo, principalmente para quem quer sair da rotina e conhecer um lugar novo cheio de atrações incríveis. Há inúmeros passeios gratuitos e é muito procurada por quem quer conhecer lugares novos sem gastar muito. Por lá, encontramos um charme sem igual: uma cidade antiga que une a natureza com construções históricas. A combinação não poderia ser melhor, o visitante volta ao tempo em uma época onde o tempo passava devagar e o transporte era feito por antigas locomotivas.
 

Guararema - Reprodução

 

Santo Antônio do Pinhal 

A apenas 170 km de São Paulo, no coração da Serra da Mantiqueira, está a charmosa cidade de Santo Antônio do Pinhal. A mil metros de altitude, o local é uma ótima alternativa para quem que ir para Campos do Jordão, já que fica a apenas 20 km de distância da cidade. Ou seja, opção mais barata e tranquila de hospedagem e passeio na região!

Uma das melhores formas de conhecer as cidades vizinhas é através de um charmoso passeio de trem que sai de Santo Antonio do Pinhal e tem como destino Campos do Jordão. Trata-se do Trem do Mirante, que oferece um roteiro de 2h30, que passa pelo centro de Campos do Jordão, trechos da Serra da Mantiqueira e um dos pontos ferroviários mais altos: Alto do Lajeado com 1.743 metros de altura.

 

Santo Antônio do Pinha - Reprodução

 

Qual dessas cidades perto de SP você ainda precisa conhecer? Se você está chegando a São Paulo de avião, uma opção é alugar carro para poder fazer os passeios e aproveitar melhor as cidades da região de São Paulo. Faça também sua reserva de hotéis em São Paulo.

Também pode interessar pra você:

Sampa Sky, o novo mirante no centro de São Paulo

Hard Rock Café abrirá em São Paulo

 




Aéreos

Origem - Coloque sua cidade, país ou região
Destino - Coloque sua cidade, país ou região
Ainda não defini as datas
1 Passageiro, econômica