Gabrielle Barbosa Fiorderize

28 cidades perto de SP para conhecer no final de semana!

Atualizado em Martes 23, Abril 2024 Postado em Martes 23, Abril 2024 em Recomendações de viagem

Se você está cansado de São Paulo esse post é pra você! Separamos 28 cidades perto de SP para conhecer no final de semana ou durante a sua estadia na capital e ainda ir de carro! 

São Paulo é uma das cidades mais movimentadas do Brasil: chama atenção pela vida social, pela modernidade, pelas infinitas opções de restaurantes e pontos turísticos para visitar mas a região também pode ser muito interessante para quem busca passeios mais tranquilos e ter contato com a natureza! 

Museus, trens, ecoturismo, praias e turismo de aventura: há opções para todos os gostos para você aproveitar um final de semana em cidades perto de São Paulo. Encontre passagens aéreas para São Paulo e alugue o seu carro aqui

Final de semana: cidades que você não pode deixar de conhecer perto de SP

Ao contrário da imagem da capital paulista, cheia de prédios, carros e movimentação, nas cidades perto de SP é possível encontrar cidades pequenas e aconchegantes para aproveitar dias mais tranquilos. Você também pode optar por conhecer esses destinos em viagens de ônibus, no nosso site você consegue encontrar os melhores preços de passagem de ônibus.

Confira as cidades perto de SP que separamos para você:

1- Campos do Jordão

Campos do Jordão é uma das cidades mais conhecidas nos arredores de São Paulo. Fica a cerca de 170km da capital e é ideal para quem deseja aproveitar um clima mais frio e é conhecida como a Suíça brasileira por conta da arquitetura. Por ser um pouquinho mais longe, o ideal é separar alguns dias para a cidade. Entre os pontos fortes da cidade estão os bares e restaurantes com cervejarias, bons vinhos, fábricas de chocolate e muitas opções de fondue. 

Cidades perto de São Paulo - Campos do Jodão 

2- Boituva 

Boituva é uma cidade para quem gosta de aventuras e esportes radicais. A cidade é o melhor destino para quem busca turismo de aventura.  Conhecida como a capital Nacional do Paraquedismo, a cidade tem um aeroporto dedicado para o parapente e paraquedismo e é possível pagar para fazer esses passeios radicais. Além disso, tem passeios como o Parque Egídio Labronici e o Parque Zoológico Eugênio. Fica a cerca de 2h20 da capital paulista. 

Cidades perto de SP - Boituva

3- Holambra

A cidade de Holambra é conhecida como Cidade das Flores e é uma das cidades perto de SP. A cidade fica a 134 km da capital, o que seria aproximadamente 1h30 de carro. A cidade representa quase toda a produção de flores do país com exposições e palcos de flores conhecidas na América Latina. Holambra é um destino cheio de charme e elegância, povoada por apenas 12 mil habitantes.

Além disso, a cidade é conhecida como uma parte da Holanda no Brasil devido a arquitetura. Tem também opções de passeios como o Moinho dos Povos Unidos, o Portal do Moinho e o Museu Histórico e Cultural de Holambra que conta como a cidade foi fundada pelos holandeses em 1948. Uma boa pedida em Holambra também é o Parque Van Gogh, ideal para quem gosta de caminhadas e parques verdes. 

Aproveite para encontrar hotéis em Holambra e atividades em Holambra

4- Ubatuba

Para quem procura fugir da cidade e ir para a praia, Ubatuba é uma excelente opção. Nem só de mar vive Ubatuba, cidade do litoral norte de São Paulo. Ubatuba também tem cachoeiras incríveis e praias espetaculares. Fica a aproximadamente 3h20 de São Paulo então dá pra ir na sexta e voltar no domingo. 

5- Brotas

Brotas é mais um destino nos arredores de São Paulo para quem gosta de ecoturismo e aventura. Cheia de cachoeiras e Mata Atlântica preservada ideal para fazer trilhas, rafting, tirolesas e outras opções de esportes radicais. O centro da cidade também tem parques e restaurantes. Brotas está a aproximadamente 3h20 de São Paulo. 

Ah, não esqueça de seguir a gente no Instagram e no TikTok!

6- Socorro 

Socorro está localizada na Serra da Mantiqueira e cerca de 130km de São Paulo, aproximadamente 2h20 de carro, e é ideal para quem gosta de praticar esportes e fazer passeios na natureza. A cidade é pequena, então é possível conhecer vários pontos turísticos a pé.

Alguns destaques estão na Igreja Matriz Nossa Senhora do Socorro com a praça, bem típica de cidade do interior. Também o Mirante do Cristo é uma boa opção para observar o pôr do sol com vista panorâmica da região. 

7- São Roque 

Bem pertinho de São Paulo, São Roque fica a aproximadamente 1h20 de carro da capital. É uma ótima opção para quem busca boa gastronomia e vinho para curtir o final de semana. Isso porque em São Roque tem a Estrada do Vinho, ou Rota do Vinho. Nesse roteiro você vai passar por mais de 30 estabelecimentos entre vinícolas e restaurantes. Além da Rota do Vinho, a cidade tem vários restaurantes e trilhas para quem gosta de aproveitar passeios na natureza. 

Encontre passagens aéreas para São Paulo e alugue o seu carro aqui

8- Guarujá

Conheça a Pérola do Atlântico! Guarujá está cerca de 1 hora e meia como muito de viagem de São Paulo e é o destino de muitos paulistanos aos finais de semana e feriados.  Ao todo são 27 praias nesse pedaço do litoral paulista tem praias para todos os gostos: com boas ondas para os surfistas, águas tranquilas para as crianças, praias agitadas, com excelente infraestrutura e recantos quase escondidos cercados por belezas naturais. 

O Guarujá é um dos points mais badalados do litoral paulista devido a sua boa infraestrutura que atraem todos os tipos de turistas se transforme em uma excelente viagem para qualquer época do ano. 

São mais de 22 km de faixa-de-areia das mais incríveis praias do litoral paulista. A incrível brancura, a excelência balneabilidade durante todo o ano e as vastas opções de praias para todos os gostos, tornam Guarujá um destino elogiado em todo país.  

A incrível brancura, a excelência balneabilidade durante todo o ano e as vastas opções de praias para todos os gostos, tornam Guarujá um destino elogiado em todo país.  Confira quais são as praias do Guarujá que você precisa conhecer. 

9- Cunha

Cunha é uma das mais belas e surpreendentes cidades no interior de São Paulo. A cidade serra entre São Paulo e Rio de Janeiro é um daqueles lugares charmosos que você precisa conhecer.  

Em meio a Serra do Mar, o destino é o refúgio perfeito para curtir atrações naturais e paisagens surpreendentes. Um dos principais atrativos e cartões-postais de Cunha é o Lavandário, um incrível campo de flores roxas que transforma a paisagem em um verdadeiro conto de fadas.

10- Serra Negra 

Serra Negra é parte do Circuito das Águas Paulista e é uma Estância Hidromineral e Climática que fica a aproximadamente 2h20 de carro de São Paulo. A cidade possui fontes de águas minerais e também tem a Disneylândia dos Robôs e o Teleférico de Serra Negra. 

Aproveite para encontrar hotéis em Serra Negra e atividades em Serra Negra

11- Águas de Lindóia

Também no Circuito das Águas Paulista, Águas de Lindóia fica a 190 km de São Paulo e tem como o Balneário Municipal como cartão postal. Além disso, tem o Cristo Redentor com vista panorâmica da cidade e a Praça Adhemar de Barros com um lago onde você pode fazer um passeio de pedalinho e descansar. 

12- Aparecida do Norte 

Para pessoas que gostam de passeios mais religiosos, Aparecida é uma ótima opção próxima a São Paulo. A cidade nasceu por conta da descoberta da imagem da Nossa Senhora da Conceição Aparecida no rio Paraíba do Sul em 1717 e tem como principal cartão postal a enorme Catedral Basílica, maior templo católico da América Latina. Fica a cerca de 180km de São Paulo.

13- Embu das Artes 

Ideal para um bate volta, Embu das Artes fica a uma hora de São Paulo e é ideal para quem gosta de aproveitar feirinhas de artesanatos, barraquinhas e antiquários. Também tem opções de igrejas, bons restaurantes e casas históricas. É uma das opções de cidades perto de SP porque fica a cerca de 1h20 da capital, sendo possível bate-volta.

14- Atibaia 

Atibaia é uma cidade ideal para quem deseja viajar e aproveitar a natureza. Tem diversas opções de trilhas como a Pedra Grande com aproximadamente 1400 metros de altura. Além disso, tem o Lago Major, o Parque das Águas e a Igreja Nossa Senhora do Rosário. Fica a 64 km de São Paulo capital. 

15- Itu

Com várias opções gastronômicas e fábrica de chocolate, Itu é uma cidade de 1610, conhecida por ser um lugar onde tudo é grande. Tem diferentes praças com várias opções de artesanatos e museus como o Museu Republicano e o Museu da Energia. O destaque principal é a Praça dos Exageros com esculturas gigantes. Além disso, é uma das cidades perto de SP que dá pra fazer bate-volta, já que fica apenas a 1h40 de São Paulo.

16- São Francisco Xavier

Precisando de um verdadeiro refúgio em meio à natureza? São Francisco Xavier, assim como Campos do Jordão, também está localizada na Serra da Mantiqueira e o melhor de tudo, somente 1 hora da capital paulista.  

Além da atmosfera aconchegante romântica, quem quiser se aventurar também encontrará uma boa oferta de atividades de ecoturismo. Isso porque “São Xico”, para os íntimos, abriga cachoeiras, trilhas e mirantes. Perfeito para quem vai e volta no mesmo dia, pousadas oferecem sistema day use, onde é possível aproveitar piscinas naturais, almoçar e realizar trilhas curtas. 

17- São Luís do Paraitinga

Cidadezinha super charmosa e que está localizada há 2 horas e meia da capital paulista. Chegando lá, é hora de se surpreender com seu charmoso centro histórico, que mantém construções preservadas do século XVII. São diversas casinhas coloridas que chamam a atenção dos turistas e formam o cenário ideal para fotografar.

Para quem não só aprecia história, mas ama passeios em meio à natureza, a cidade também reserva algumas das mais belas paisagens do estado. Como essas atrações ficam mais distantes, o uso do carro é mais do que necessário. Uma dica é pegar a Rodovia Oswaldo Cruz, que dá acesso à trilha das Sete Cachoeiras, um trajeto repleto de piscinas naturais. Outra opção é se refrescar na Cachoeira Grande, uma queda d’água com mais de 30 metros de altura que fica em Lagoinha, município vizinho. 

18- Guararema

A cidade de Guararema fica a aproximadamente 1 hora de São Paulo e é uma incrível opção de viagem curtinha próxima a São Paulo, principalmente para quem quer sair da rotina e conhecer um lugar novo cheio de atrações incríveis. Há inúmeros passeios gratuitos e é muito procurada por quem quer conhecer lugares novos sem gastar muito. Por lá, encontramos um charme sem igual: uma cidade antiga que une a natureza com construções históricas. A combinação não poderia ser melhor, o visitante volta ao tempo em uma época onde o tempo passava devagar e o transporte era feito por antigas locomotivas.

Cidades perto de SP - Guararema

19- Santo Antônio do Pinhal 

A apenas 170 km de São Paulo, no coração da Serra da Mantiqueira, está a charmosa cidade de Santo Antônio do Pinhal. A mil metros de altitude, o local é uma ótima alternativa para quem que ir para Campos do Jordão, já que fica a apenas 20 km de distância da cidade. Ou seja, opção mais barata e tranquila de hospedagem e passeio na região!

Uma das melhores formas de conhecer as cidades vizinhas é através de um charmoso passeio de trem que sai de Santo Antonio do Pinhal e tem como destino Campos do Jordão. Trata-se do Trem do Mirante, que oferece um roteiro de 2h20, que passa pelo centro de Campos do Jordão, trechos da Serra da Mantiqueira e um dos pontos ferroviários mais altos: Alto do Lajeado com 1.743 metros de altura.

Cidades perto de SP - Santo Antônio do Pinhal 

20- Jandira 

Localizada na região metropolitana de São Paulo, Jandira oferece a combinação perfeita entre a tranquilidade de uma cidade do interior e a proximidade com a capital já que está a pouco mais de 1h da cidade.

Para os amantes da natureza, a cidade conta com parques e áreas verdes, como o Parque Ecológico do Tietê, que proporciona momentos de relaxamento em meio à natureza exuberante. Além disso, o centro histórico de Jandira preserva construções antigas e igrejas que contam a história local. A cidade também é famosa por suas festas e eventos culturais, como a Festa da Uva e a Festa Italiana, que encantam os visitantes com a rica gastronomia e tradições típicas da região.

21- Itapecerica da Serra 

Itapecerica da Serra é um município localizado na região sudoeste da Grande São Paulo, e suas atrações naturais são um destaque para os visitantes. A cidade é cercada por belas paisagens montanhosas e áreas de preservação, como o Parque do Pico do Itapecerica, onde é possível fazer trilhas e apreciar vistas panorâmicas da região. Além disso, o município possui um rico patrimônio histórico, com igrejas centenárias e casarões coloniais, como o Casarão de Pedra, que remetem ao passado colonial da região. A tranquilidade e o clima acolhedor de Itapecerica da Serra proporcionam uma experiência agradável para os visitantes que desejam escapar um pouco da agitação da cidade grande.

Cidades perto de SP - Itapecerica da Serra 

22- São Bernardo do Campo 

São Bernardo do Campo é uma cidade de grande importância industrial no estado de São Paulo, mas também oferece atrativos turísticos interessantes. O Parque Estoril é uma das principais áreas verdes da cidade, com extensos gramados, lagos e opções para caminhadas e piqueniques. O Museu do Trabalho e do Trabalhador destaca a história da indústria automobilística da região, com exposições que retratam a vida dos trabalhadores na época áurea da indústria.

Além disso, o município possui uma rica cena gastronômica, com diversos restaurantes e bares que oferecem pratos tradicionais da culinária brasileira e internacional.

Cidades perto de SP - São Bernardo do Campo 

23- Cotia 

Cotia é uma cidade que combina ares rurais com desenvolvimento urbano. Um dos principais atrativos é o Templo Zu Lai, um belíssimo templo budista que atrai visitantes em busca de paz e tranquilidade. Outra atração é o Parque Cemucam, com vasta área verde, trilhas e atividades ao ar livre, ideal para quem gosta de contato com a natureza.

Cotia também é conhecida por seus restaurantes e chácaras, que proporcionam momentos de descanso e lazer em um ambiente campestre. A cidade é uma ótima opção para escapar da rotina e desfrutar de momentos relaxantes a cerca de 1h da capital paulista.

Cidades perto de SP - Cotia

24- Itapevi

Itapevi é uma cidade com forte crescimento econômico e infraestrutura em expansão. Para os visitantes, o Parque Ecológico do Jardim Santa Rita é uma ótima opção para apreciar a natureza e fazer atividades ao ar livre.

O Parque da Cidade é outro local interessante, com ampla área verde, trilhas para caminhada e espaços para piquenique. A cidade também possui uma cena cultural vibrante, com eventos e festivais ao longo do ano. Além disso, Itapevi é reconhecida por suas igrejas históricas, como a Igreja Matriz de Sant'Ana, que remonta ao século XIX, e oferece um passeio pela história local.

Cidades perto de SP - Itapevi

25- Franco da Rocha 

Franco da Rocha é uma cidade com rica história e patrimônio arquitetônico. O principal atrativo da cidade é a Estrada de Ferro Santos-Jundiaí, que possui um passeio de Maria Fumaça aos finais de semana, proporcionando uma viagem nostálgica ao passado ferroviário da região.

O Parque Benedito Bueno de Morais é um ótimo lugar para caminhadas e atividades ao ar livre, cercado por área verde e com opções de lazer para todas as idades. A cidade também possui o Hospital Psiquiátrico do Juquery, um complexo arquitetônico histórico que atualmente abriga um Museu de Saúde Mental e pode ser visitado pelos turistas interessados na história da psiquiatria brasileira.

26- Arujá 

Arujá é uma charmosa cidade próxima a São Paulo, que oferece um ambiente tranquilo e agradável para os visitantes. O Parque Municipal de Arujá é um dos principais atrativos, com trilhas, lagos e áreas para piqueniques, sendo um local ideal para momentos de lazer em família ou com amigos.

A Igreja Matriz de São Sebastião é uma bela construção histórica que merece ser visitada, com uma arquitetura imponente e detalhes artísticos. Além disso, a cidade conta com diversas opções de restaurantes e cafés, onde é possível provar a deliciosa gastronomia local.

27- Mogi das Cruzes 

Mogi das Cruzes é uma cidade com forte valor histórico e cultural. O Parque Centenário, com seus belos jardins e espaços para prática esportiva, é um ótimo local para um passeio ao ar livre. A cidade também abriga o Museu do Índio, que conta a história das tribos indígenas da região. O Parque Municipal Francisco Rizzo é outro ponto turístico interessante, com um belo lago e trilhas em meio à natureza. 

Além disso, Mogi das Cruzes é famosa por suas festas tradicionais, como a Festa do Divino, que atrai visitantes de diversas partes do país com suas celebrações religiosas e folclóricas.

Cidades perto de SP - Mogi das Cruzes

28- Jundiaí 

Jundiaí é uma cidade localizada no interior de São Paulo e é reconhecida por suas belas paisagens e atrações turísticas. O Parque da Cidade é um dos principais destinos, com uma área verde exuberante, trilhas para caminhada e opções para atividades ao ar livre. O Jardim Botânico também é um lugar encantador, com variadas espécies de plantas e animais, ideal para um passeio em família ou para os amantes da natureza.

A cidade possui um centro histórico preservado, com construções antigas e charmosas, como a Catedral Nossa Senhora do Desterro, que merecem uma visita. Além disso, Jundiaí é conhecida por sua produção de vinhos, sendo possível visitar algumas vinícolas locais e degustar vinhos de qualidade produzidos na região.

Cidades perto de SP - Jundiaí

Qual dessas cidades perto de SP você ainda precisa conhecer? Se você está chegando a São Paulo de avião, uma opção é alugar carro para poder fazer os passeios e aproveitar melhor as cidades da região de São Paulo. Faça também sua reserva de hotéis em qualquer uma dessas cidades.

Também pode interessar pra você:

Sampa Sky, o novo mirante no centro de São Paulo

Hard Rock Café abrirá em São Paulo

Origem - Coloque sua cidade, país ou região
Destino - Coloque sua cidade, país ou região
Ver datas mais baratas
1 passageiro, econômica

Você quer ser o primeiro a saber quando houver voos baratos??