Durante a pandemia, enquanto muitas lojas, restaurantes, bares e espaços criativos locais fecharam, muitos outros também abriram. Ao mesmo tempo, autoridades locais em todo o mundo têm restabelecido seus bairros como lugares para as pessoas. Isso fez com que alguns distritos em certos países aparecessem muito diferentes do que eram há alguns anos e se tornassem lugares melhores para moradores e viajantes.
Com base nisso, a revista Time Out selecionou os novos 51 bairros mais legais do mundo, após entrevistar moradores, dentre os quais escolhemos os 8 que correspondem à América Latina para destacar nesta nota.
Com “bairros cool” referem-se a áreas com cultura e vida noturna acessíveis e vanguardistas; alimentos e bebidas de qualidade e acessíveis; vida de rua animada e ótimas vibrações da comunidade. São diferentes cidades que você pode percorrer em meia hora ou menos, mas pode passar um dia inteiro ou mais explorando.
Você também pode gostar:
13 bairros descolados no mundo que você precisa conhecer
Pode ser pouco explorada por estrangeiros, mas muitos mexicanos conhecem Guadalajara como a capital cultural do país e, neste momento, Colonia Americana é o epicentro de sua cena underground.
Localizado bem ao lado do Centro de 500 anos, é uma mistura vanguardista de art decor e mansões neoclássicas com squats de artistas e armazéns que abrigam alguns dos melhores locais de música da cidade.
Segundo Piso Music and Bar Americas é a versão latina da emblemática Berghain, a boate de Berlim.
A praça ao redor do Templo Expiatório Neogótico do Santíssimo Sacramento é ótima para observar as pessoas a qualquer hora do dia, graças aos seus muitos carrinhos de comida e artistas de rua.
Pessoas criativas sentam-se com seus laptops em vários cafés chiques como Café Correcto ou Lluvia e bebem tequila local em bares na Avenida Chapultepec até tarde da noite.
Arte contemporânea vibra em Tiro Al Blanco, Gamma e Paramo e a Avenida Chapultepec é famosa por seu mercado de artesanato de fim de semana.
Uma noite aqui começa tarde e termina cedo: os moradores apreciam frutos do mar no Veneno, bebem mezcal no Pare de Sufrir e se empolgam na pista de dança do Bar Americas.
Uma boa época para visitar é em março, quando acontece o Festival Internacional de Cinema de Guadalajara.
Aproveite para procurar passagens aéreas para o México e hotéis em Guadalajara
O colorido Bairro Yungay, localizado a poucos passos da animada Avenida Alameda e Bairro Brasil, na cidade de Santiago do Chile, está em alta.
Com status de patrimônio nacional como o primeiro bairro planejado da capital chilena, ganhou fama de vanguarda nos últimos anos. Mas Yungay agora se tornou um ímã para os jovens: até o presidente millennial do Chile, Gabriel Boric, decidiu se mudar para esse lugar em março de 2022.
Além dos novos moradores ilustres, os moradores da classe trabalhadora passeiam ao lado de tipos boêmios criativos em avenidas atraentes como Lavaud, vestidas com uma variedade diversificada de fachadas barrocas, Bauhaus e Art Decor.
Yungay abriga vários museus fascinantes e o exuberante espaço verde do Parque Quinta Normal, enquanto uma cena gastronômica promissora inclui restaurantes que servem pratos tradicionais chilenos ao lado de pizzarias e cafés especializados.
Para o almoço, o clássico chileno e as empanadas da Casa Kiltro são um perfeitos. O Museo Peluquería Francesa é um bom lugar para comprar antiguidades e porque não cortar o cabelo?
A agenda do Teatro Comunitário Novedades está repleta de música ao vivo, então planeje uma visita em torno de um dos shows de bolero e tango do teatro comunitário.
Busque passagens aéreas baratas para Santiago e hotéis em Santiago.
É claro que o nosso país também colabora para essa lista dos bairros mais legais da América Latina! O bairro paulistano da Vila Madalena deve seu caráter boêmio aos alunos da Universidade de São Paulo, que chegaram na década de 1980 seduzidos pela atração do aluguel barato e das caipirinhas mais baratas.
Hoje, ainda encontramos muitos jovens por ali: os de cerca de 20 anos e cheios de tatuagens são encontrados nos bares da Rua Aspicuelta do final da tarde até o amanhecer, embora os shows de samba noturnos também atraiam multidões de várias gerações.
Cafés artesanais e galerias de ponta completam o cachê cultural da Vila Madalena, mas o destaque aqui é o Beco do Batman: uma galeria de grafite a céu aberto de propriedade da comunidade que mostra o trabalho dos principais artistas de rua de São Paulo.
Realizada no último domingo de agosto, a Feira de Artes da Vila Madalena atrai artesãos de qualidade e artistas independentes do Brasil e do exterior.
Aproveite para buscar passagens aéreas baratas para São Paulo e hotéis em São Paulo
Se você planeja visitar Cuba este ano, você tem que visitar o San Isidro em Havana Velha.
Suas ruas estreitas já foram designadas "zona de tolerância" para a prostituição e hoje são concentração da arte, em grande parte graças ao elogiado ator cubano Jorge Perugorría. Perugorría transformou uma fábrica de pães abandonada na Galeria Taller Gorría em 2016 e iniciou uma explosão de murais de nomes locais e internacionais que vem consumindo lentamente as mansões do bairro desde então.
Também deu origem ao seu próprio movimento de resistência contra o regime restritivo de Cuba, liderado por artistas e músicos locais. Bares no terraço, casas de salsa obscuras e um sistema de som em cada esquina: San Isidro tem tudo.
Uma boa época para ir é durante o carnaval de Havana em julho e agosto, que transforma cada rua em uma festa.
Encontre passagens aéreas para Cuba
O bairro Chacarita se tornou o novo centro cool de Buenos Aires. Vizinhos de Palermo Hollywood e Villa Crespo, com arquitetura baixa semelhante, ruas de paralelepípedos e restaurantes independentes, se destaca por seu estilo underground, que lembra um pouco Berlim.
Chacarita tornou-se o centro gastronômico de Buenos Aires, famoso por suas duas principais ruas da moda: Avenidas Dorrego e Jorge Newbery. Este último combina uma ciclovia recém-inaugurada com pontos de acesso locais como o legítimo mexicano Ulúa, o torrador Cuervo e o especialista vegano em café e cogumelos Donnet, enquanto outros notáveis incluem as tapas do sudeste asiático de Apu Nena e Anchoita, que atualmente são duas das mesas mais procuradas na cidade.
Há também uma cena de vinhos iniciada pelo bar Naranjo, o bar preferido de Dua Lipa em sua recente turnê pela América do Sul, e apoiado por Anchoita Cava e Lardito.
Quanto à cultura, destacam-se o Teatro El Regio, Santos 4040 e C Complejo.
Outros destaques culturais para visitar incluem a livraria Falena (seu porão se torna o clube de jazz de inspiração japonesa Floresta Negra) e o estúdio de móveis Ries Studio.
Encontre passagens aéreas baratas para Buenos Aires e hotéis em Buenos Aires
Embora Porto Rico não pareça um destino legal ou cultural, o bairro de Santurce em San Juan é incrível quando se trata de arte, comida e história.
Primeiro habitada pelos Taínos, os indígenas de Porto Rico, depois pelos colonizadores espanhóis, Santurce de San Juan tornou-se um centro de cultura afro-caribenha quando escravos libertos de ilhas vizinhas se estabeleceram no bairro em meados do século XVIII.
A fusão de culturas ainda está muito viva hoje: a arquitetura de Santurce mistura casas da era colonial com edifícios art decor pastel da década de 1940 e modernas casas de praia. E os que moram e trabalham no bairro também são diversos: estudantes universitários, famílias que estão aqui há gerações, expatriados de outras ilhas do Caribe e dos Estados Unidos.
A rua Loíza é repleta de restaurantes, bares e lojas, nas áreas do Condado e do Ocean Park você pode aproveitar a praia e para terminar o dia o seu lugar é La Placita. A temporada de Natal em Porto Rico vai até meados de janeiro: uma época divertida para visitar, com muita música ao vivo e eventos de artesanato.
Busque passagens aéreas para Porto Rico
Durante muito tempo, a capital da Costa Rica foi um local de passagem para chegar às praias costarriquenhas. Mas recentemente, uma geração de chefs locais voltou para casa, tendo viajado e treinado ao redor do mundo, e se concentrou no Barrio Escalante, dando à Calle 33 um novo apelido: Paseo Gastronómico.
O Franco Restaurant redirecionou alguns dos melhores cafés da Costa Rica, historicamente exportados, para mãos locais, enquanto Sikwa trabalha em estreita colaboração com agricultores indígenas Bribri para reproduzir antigas receitas nativas. Enquanto isso, o Isolina Restaurante domina uma fusão distinta de alta cozinha e comida caseira no que costumava ser a casa da família Escalante, que dá nome à área.
Nas noites de quarta-feira, filmes experimentais são exibidos na Cooperativa Española Cultura e há um DJ set em Sikwa. A noite continua no Apotecario com coquetéis e kombucha antes de uma noite na pista de dança do clube LGBTQ+ Neon Ice.
Encontre passagens aéreas para Costa Rica
Milhões de pessoas visitam a cidade de surfe de Puerto Vallarta, no Pacífico mexicano, todos os anos, mas apenas uma parte se encontra em Versalles. É uma parte discreta da cidade, emoldurada pelas lojas comerciais das avenidas Francisco Villa e Francisco Medina Ascencio, mas no meio há um bairro em forma de L que abriga um punhado das melhores lojas e restaurantes de Vallarta: Versalles.
Esta área encantadora parece uma pequena cidade em si, com seus caminhos de paralelepípedos e casas térreas tradicionais, e sua calma é um contraste refrescante com os bairros turísticos próximos do Centro, Cinco de Diciembre e Zona Romantica.
Mas nem tudo é paz e sossego aqui: a Calle España tem a melhor vida noturna e gastronomia da cidade, com tacos de rua esperando no La Mucca e coquetéis de mezcal defumado no La Tatema Mezcaleria. E certamente não faz mal que as praias da cidade estejam a apenas alguns quarteirões de distância.
Nas noites de sexta-feira durante a alta temporada turística de dezembro a maio, Versalhes abriga um mercado semanal ao ar livre, com vendedores de comida e artesanato.