Renata Coelho Mastandrea

8 destinos para fazer trekking na América do Sul!

Atualizado em Miércoles 29, Septiembre 2021 Postado em Miércoles 29, Septiembre 2021 em Recomendações de viagem

De deslumbrantes geleiras na Patagônia a impressionantes cânions no Peru, a bela natureza da América do Sul pode ser apreciada quase totalmente nestes 8 destinos de para fazer trekking na América do Sul. Com cenários naturais incríveis, esses destinos América do Sul têm algo a oferecer a todos os turistas. 
 

Saiba quais são os 8 destinos para fazer trekking na América do Sul.
Destinos para fazer trekking na América do Sul.

 

Trekking na América do Sul: Destinos

Caminho Inca a Machu Picchu, Peru

Quando os amantes do trekking pensam sobre o que os apaixonam, um dos destinos que primeiro vêm à mente é a clássica Trilha Inca. 

Esta caminhada, reconhecida mundialmente para chegar às antigas ruínas incas de Machu Picchu, leva quatro dias e o número de visitantes por dia é limitado, sendo a temporada principal nos meses de abril a outubro.
 

Trekking Machu Picchu,Peru.
Destinos para fazer trekking na América do Sul -  Machu Picchu, Peru.


Não há praticante de trekking, mochileiro e turista que aprecia natureza que não sonhe em percorrer o Caminho Inca (o mais famoso dos acessos a Machu Picchu). 

Na trilha você encontrará apenas paisagens imponentes que o deixarão maravilhado, mudando ecossistemas de um dia para o outro: montanhas cobertas de neve, geleiras, selva tropical e por último a impressionante cidade inca, Machu Picchu.

Todo o trajeto pode ser feito de 4 a 7 dias. A trilha, entretanto, exige preparo físico e disposição para os turistas que se dispuserem a fazer o caminho inca. Encontre passagens aéreas para Cusco.

Cidade Perdida, Colômbia

“Cidade Perdida” (Ciudad perdida em espanhol) vale a pena e é a melhor opção de trekking de vários dias em toda a Colômbia, além de ser um destino muito escolhido por viajantes e mochileiros do país.

Com opções de 3, 4 e 5 dias, embora a maioria das pessoas opte por 4 dias, a caminhada percorre belos bosques e rios da Serra Nevada de Santa Marta, terminando com uma subida de 1000 degraus para chegar à misteriosa e maravilhosa Cidade Perdida.
 

Trekking Cidade Perdida, Colômbia.
Destinos para fazer trekking na América do Sul - Cidade Perdida, Colômbia.


O local, pouco difundido e é considerado o Machu Picchu colombiano com paisagens de selva tropical com fauna e flora típicas da Amazônia. 

Durante o percurso os praticantes de trekking acampam na própria trilha.  Para fazer essa trilha é obrigatório de ter guia turístico. Encontre passagens aéreas para Santa Marta

Torres del Paine, Chile

As impressionantes montanhas de Torres del Paine não são apenas uma das paisagens naturais mais espetaculares do Chile, mas também uma das paisagens mais emblemáticas do continente. 

O Parque Nacional Torres del Paine, na Patagônia chilena, possui uma das rotas mais famosas do mundo para fazer trekking.
 

Torres del Paine, Chile
Destinos para fazer trekking na América do Sul - Torres del Paine, Chile.


A famosa trilha W que atravessa Torres del Paine é o sonho de qualquer amante de trekking. 

O trajeto exige boa forma física e planejamento do praticante de trekking. Com um total de 55 km ao todo, leva de 2 a 4 dias para ser completado.

O caminho central do passeio entra no Vale do Francês, onde você pode ver Los Cuernos, a Barbatana de Tubarão e muitas outras formações rochosas em um ambiente imperdível de rios, lagos e florestas da Patagônia. Encontre passagens aéreas para o Chile

Fiz Roy, Argentina

O Monte Fitz Roy está localizado na fronteira da Argentina com o Chile e é um dos principais cartões postais da Patagônia e um dos principais destinos de trekking na Argentina. 

Viajantes do mundo inteiro cruzam o planeta para ver de perto essa obra incrível da natureza.

Considerado um dos lugares mais fantásticos que você pode conhecer no mundo é o Monte Fitz Roy e a Laguna de Los Tres, na Patagônia Argentina. 

A viagem de El Calafate até El Chaltén dura aproximadamente 3h – são 214 km em estrada de boas condições e cenários lindíssimos.
 

Trekking Monte Fitz Roy, Argentina.
Destinos para fazer trekking na América do Sul - Monte Fitz Roy, Argentina.

 

A montanha, considerada perigosa e somente indicado para quem esteja mentalmente e fisicamente preparado para o passeio, possui 3.405 m de altura e é o símbolo da província argentina de Santa Cruz. 

A escalada por lá é de dificuldade extrema e, por isso, já vitimou vários escaladores por isso. O circuito de trekking ao Fitz Roy tem duração de 3 a 9 dias de duração, dependendo do preparo físico do praticante. Encontre passagens aéreas para a Argentina

Travessia Serra Fina, Brasil

A Travessia da Serra Fina é um destino para fazer trekking no Brasil maravilhoso. É um dos mais desafiadores e bonitos do sudeste do Brasil.

A Travessia da Serra Fina, está localizada entre as cidades de Passa Quatro e Itamonte na Serra da Mantiqueira na divisa de Minas Gerais com São Paulo é um dos trekkings mais belos do Brasil, percorrendo as mais altas montanhas da Serra da Mantiqueira com paisagens de deslumbrantes. 
 

Travessia Serra Fina, Brasil
Destinos para fazer trekking na América do Sul - Travessia Serra Fina, Brasil.

 

É considerada a trilha mais difícil do Brasil e um verdadeiro clássico do montanhismo sul-americano. 

A contratação de guia não é obrigatória, mas é recomendada, tendo em vista que o trajeto demora em média 4 dias e por ele pode ser apreciado a fronteira dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. O trajeto exige preparo físico e mental de quem quer conhecer este trajeto. Encontre passagens aéreas para São Paulo

Petrópolis x Teresópolis, Brasil

A Travessia Petrópolis x Teresópolis na Serra dos Órgãos no Estado do Rio de Janeiro é considerada um dos trekkings mais bonito do Brasil, possuindo em torno de 30 quilômetros de extensão, tendo a trilha com uma duração estimada de 3 dias.

Para fazer a travessia é preciso ter certo preparo físico e equipamentos adequados, sendo indicado também a presença de um guia. 

Da Pedra do Sino, o ponto mais alto do trekking, é possível ver a cidade do Rio de Janeiro.
 

Trekking Travessia Petrópolis x Teresópolis, Brasil.
Destinos para fazer trekking na América do Sul - Travessia Petrópolis x Teresópolis, Brasil.

 

Já a melhor época para realizar a trilha é entre os meses de maio e outubro, quando o clima está ameno e as chuvas são escassas, evitando assim acidentes no percurso. Encontre passagens aéreas para o Rio de Janeiro.

Vale do Pati, Brasil

O trekking Vale do Pati é uma das primeiras atrações que surgem na lista de quem vai para a Chapada da Diamantina.

Essa trilha está localizada dentro do Parque Nacional da Chapada Diamantina  conta com um trajeto com vales escarpados, formações rochosas, rios, cachoeiras, cavernas, platôs e a flora predominantemente do cerrado, mas com alguns pontos de Mata Atlântica.
 

Vale do Pati, Brasil
Destinos para fazer trekking na América do Sul - Vale do Pati, Brasil.

 

Ao seu redor estão vários municípios que têm suas próprias belezas naturais e culturais, como Mucugê, Ibicoara, Palmeiras, Lençóis e Andaraí. Então, ir à Chapada Diamantina e não conhecer o Vale do Pati é super comum, pois há muitos outros destinos turísticos por lá. Lembrando que a contratação de um guia é fundamental. 

Existem diferentes roteiros, mas a maioria dura em torno de 3 a 7 dias, percorrendo cerca de 70 quilômetros, divididos em caminhadas mais leves ou com um nível de dificuldade maior.

O nível de dificuldade da trilha é considerado moderado a difícil, portanto é necessário um nível de experiência e um bom condicionamento físico. De abril a outubro, o clima está seco e as chuvas não dão sinal, por isso é uma boa opção para evitar problemas durante o trajeto.

Monte Roraima

O Monte Roraima está localizado na divisa do Brasil com a Venezuela e a Guiana. O trekking dura de 6 a 10 dias, dependendo da velocidade da visitação e da amplitude do roteiro. 

Apesar de serem bastante semelhantes, a mais tradicional é a de 8 dias, que explora a maior parte do cume do Monte em um ritmo mais avançado do que os roteiros de 10 dias.
 

Monte Roraima leve na viagem.
Destinos para fazer trekking na América do Sul -  Monte Roraima

Foto: Leve na Viagem

Para fazer a trilha, é fundamental a presença de um guia te leve para conhecer o Vale dos Cristais, as quedas d’água, o Ponto Triplo que marca as 3 fronteiras e as famosas Jacuzzis naturais. 

O melhor momento para praticar trekking por lá é entre os meses de dezembro a março, quando não há previsões de chuva para a região. Encontre passagens aéreas para Boa Vista

E aí, curtiu? A América do Sul é linda demais e destinos de para fazer trekking, não faltam! 

Veja também: 

Trem do Fim do Mundo em Ushuaia 

5 lugares imperdíveis em Mendoza 

12 lugares imperdíveis para conhecer na Argentina 

Faça parte da nossa comunidade nas redes sociais (TwitterInstagram e Facebook) para descobrir rapidamente as melhores ofertas. 

Origem - Coloque sua cidade, país ou região
Destino - Coloque sua cidade, país ou região
Ver datas mais baratas
1 passageiro, econômica

Você quer ser o primeiro a saber quando houver voos baratos??