É oficial: amamos experimentar a culinária dos lugares que viajamos! As comidas típicas do Chile são uma experiência à parte que fazem toda a diferença na sua viagem. O país tem pratos diferentes que você só vai encontrar por lá e que vão proporcionar ótimos momentos e sensações.
Uma das razões pelas quais amamos o Chile é por causa da comida. Se você tem viagem marcada para o país, nesse post vamos te contar quais comidas típicas do Chile você tem que provar pelo menos uma vez durante a viagem e viver bem como um chileno.
Encontre passagens aéreas para o Chile e aproveite para ver passeios e atividades no Chile e hotéis no Chile
Você provavelmente já deve ter escutado falar sobre as empanadas. Esse prato é comum em diversos países da América do Sul e ainda mais na Argentina mas as empanadas de pino são comidas típicas do Chile e encontradas com mais facilidade por lá.
Muito populares em todo o país, são consideradas um dos alimentos mais emblemáticos de todos, as empanadas de pino são preparadas com uma massa de manteiga bem grossa que contém carne picada com cebola e muitas especiarias como pimentão, cominho e outros temperos. Também tem ovos, azeitonas e passas, dependendo do lugar e da forma de preparo.
Aproveite também para conhecer 12 comidas típicas da Argentina
Se você ainda não experimentou o Chumbeque, guarde um lugar no seu roteiro quando viajar para o norte do Chile porque é uma verdadeira delícia. Este doce é feito de manteiga, farinha e camadas adicionadas de mel e frutas, como limão ou manga.
O chumbeque evoluiu para outros agregados como guloseima ou chocolate, dependendo do produtor. Uma delícia para quem gosta de doces.
Esta combinação de pão recheado com pasta de chouriço e queijo derretido pode parecer um pouco estranha, mas te garanto que é uma das comidas típicas do Chile que vão te deixar com saudade do país.
Este prato é típico de Punta Arenas, sendo o famoso Kiosco Roca o expoente máximo desta preparação. Aliás, o tradicional é comê-lo com um copo de leite com banana, você tem coragem de experimentar?
Esta preparação indígena típica da região de Chiloé, originalmente chamada de “curanto en hoyo” - curanto em um buraco - devido ao seu método de cozimento particular.
Cozinhar o curanto é um ritual e tanto: cava-se um buraco onde são colocadas pedras e faz-se uma fogueira até ficar em brasa. Em seguida, são introduzidos os ingredientes, que geralmente são batatas, salsichas, carne de porco, carne bovina e mexilhões; é coberto com folhas e uma camada de terra. Assim é deixado para o cozimento do prato.
As machas são um molusco com concha, o prato "machas a la parmegiana" é originário de Viña del Mar, é um prato assado preparado com vinho, sal, creme, manteiga, cebolinha, pimenta e queijo parmesão dentro das conchas. O acompanhamento mais indicado são os pães.
Chancho en piedra é um molho chileno, originário de Talca, que leva seu nome porque seus ingredientes são moídos em um instrumento de pedra .Seus ingredientes são tomates e especiarias de todos os tipos.
A receita é adaptada para todos os gostos em partes diferentes do país e pode sofrer alterações de acordo com a região que você encontrá-lo. Ainda assim é uma das comidas típicas do Chile que você precisa provar seja em qual parte do país estiver!
O companheiro inseparável do Curanto é o Milcao outro prato típico da Ilha de Chiloé, feito com batata, manteiga, sal e torresmo. A batata tem muitas variedades nativas de Chiloé, sendo que algumas delas são usadas exclusivamente para criar este prato.
Originário de Valparaíso, este prato é praticamente um emblema nacional: uma grande travessa de batatas fritas, cebola frita, bife e ovos fritos. Os melhores lugares para experimentar são o El Pimentón e o Bar Victoria, em Valparaíso.
Agora que você conhecer as comidas típicas do Chile é só planejar sua viagem e aproveitar muito. Aqui te deixamos também opções de ônibus e aluguel de carros para ter uma viagem completa.