Renata Coelho Mastandrea

Dicas da Islândia - tudo sobre esse país incrível!

Atualizado em Jueves 12, Agosto 2021 Postado em Jueves 12, Agosto 2021 em Recomendações de viagem

Se você deseja viajar para um lugar de paisagens de tirar o fôlego, ver lugares de locações de séries e ainda experimentar o espetáculo da Aurora Boreal, a Islândia é o lugar perfeito para esse tipo de aventura! Confira aqui as melhores dicas da Islândia e programe agora mesmo sua viagem!

Dicas Islândia

 

Dicas da Islândia: Tudo sobre esse país incrível

A Islândia se tornou um destino turístico popular nos últimos anos após três grandes fenômenos: a crise econômica em 2008, a erupção do vulcão Eyjafjallajökull em 2010 e a utilização das paisagens locais como cenários de vários filmes e séries. O país é cheio de atrações naturais como cavernas, lagoas e montanhas que fornecem uma vista incomparável. Confira que não pode faltar na sua viagem à Islândia:

Reykjavík

Essa é a capital da Islândia e também considerada a cidade mais populosa do país. Ela é uma pequena cidade com atrações como igrejas, bonitas construções e uma vasta área portuária que dá um charme a mais para a cidade.
 

As melhores dicas da Islândia.
Reykjavík, capital da Islândia. 

 

Blue Lagoon

Essa é uma das lagoas mais famosas da Islândia e não é para menos: suas águas são quentes, chegando até a 40 ºC e que por isso solta uma singela fumaça branca. A lama é considerada medicinal e essa lagoa é cercada por bonitas montanhas escuras que contrastam com o azul da água. A lagoa fica a 47 km da capital Reykjavík.

 

Blue Lagoon, Islândia.
Blue Lagoon, Islândia. 

 

Gullfoss Waterfall

Essa catarata é conhecida e apreciada principalmente pela intensidade da queda das águas. Uma dica é fazer esse roteiro a pé, em meio às trilhas, para quem gosta de aventuras e passeios assim, a vista é maravilhosa e as caminhadas chegam bem próximas às beiradas das corredeiras.

 

Gullfoss Waterfall, Islândia.
Gullfoss Waterfall, Islândia. 

 

Geysers de Haukadalur

Os gêiseres são nascentes termais em erupção e também considerados um dos 7 fenômenos naturais mais extraordinários do mundo. Haukadalur está a 108 km de Reykjavík e reúne alguns desses fenômenos.

 

Geysers de Haukadalur
Geysers de Haukadalur

 

Aurora Boreal 

A Islândia é um dos melhores lugares do mundo para assistir a Aurora Boreal. Esse é o fenômeno conhecido pelo show de cores no céu que acontece devido a um fenômeno óptico decorrente do impacto de partículas de vento e a alta atmosfera da Terra que acabam por colorir o céu em fortes tons de roxo, azul e verde e deixar quem observa impressionado. 

Baixe o aplicativo My Aurora Forecast pra acompanhar o índice KP e a probabilidade de ver a aurora boreal nos dias a seguir. O índice KP mede a intensidade do fluxo solar e as perturbações na alta atmosfera terrestre. Esse índice varia entre 1 a 9, a partir de 5 as chances são grandes de você conseguir ver a aurora. Alguns hotéis tem um serviço chamado Northern Lights – Wake Up Call

Você coloca o seu nome em uma lista e caso tenha aurora boreal à noite, eles ligam para o seu quarto pra você descer e conferir o fenômeno.
 

Aurora Boreal, Islândia.
Aurora Boreal, Islândia.

 

Passagens aéreas para a Islândia e hotéis na Islândia 

 

Gravações de Game of Thrones 

Se você é apaixonado pelo mundo das séries, com certeza já ouviu falar de Game of Thrones, ou a Guerra dos Tronos. A série medieval que mistura guerras, dragões e mortos-vivos tem como cenário diversos lugares da Islândia.
 

 

Grjótagjá

Essa é uma caverna localizada perto do Lago Mývatn, no nordeste da Islândia. Em Game of Thrones ela é cenário do Ninho de Amor de Jon Snow e a selvagem Ygritte. É nessa caverna que Jon e Ygritte tomam banho nas águas apesar da neve e das pesadas roupas que os dois usavam até então. Mas há uma explicação: a temperaturas das águas nessa caverna podem chegar a até 50ºC.
 

 

Dimmuborgir 

Perto de Grjótagjá está esse campo com rochas utilizado para ser o acampamento dos selvagens. É nele que Mance Rayder monta seu acampamento e treina seu pessoal.

 


 

Vatnajökull 

Essa é considerada a maior geleira da Europa e é uma grande aérea montanhosa no sudeste da Islândia. Cenário perfeito para representar o território Além da Muralha, lar dos Selvagens e que precisava ser constantemente vigiado pelos patrulheiros da noite para combater os White Walkers.

 

 

Höfoabrekka 

Esse lugar fica próximo à cidade de Vik, a mais austral da Islândia e próximo ao vulcão Katla. O território fui usado para filmar as cenas de traição de Frostfangs.

 


Parque Nacional Thingvellir 

O último cenário islandês de Game of Thrones é o Parque Nacional Thingvellir também Patrimônio Mundial da UNESCO. No lugar foram gravadas algumas cenas da quarta temporada da série.

 

 

Qual a melhor época para conhecer a Islândia?

Se você deseja assistir ao espetáculo de cores no céu proporcionado pela Aurora Boreal, o ideal é entre outubro a fevereiro, ou setembro a abril. O verão no país é em julho então se você deseja ver o sol por mais tempo e ter dias mais longos, essa é a época ideal. 

  • Alta temporada (de junho a agosto): A alta temporada coincide com o período de férias dos islandeses e do restante da Europa. Os dias são mais longos e a maioria das atrações estão abertas. Nessa época do ano, o dia não escurece por completo e dá para aproveitar bastante para passear e fotografar. Além disso, é possível dirigir por várias estradas que ficam fechadas no inverno, como as F-Roads. É no verão que saem os passeios de barco para ver os pássaros puffins.
     
  • Média temporada (abril, maio, setembro e outubro): Seria a melhor época para visitar a Islândia. No outono os dias começam a ficar mais curtos e começa a fazer mais frio. A vantagem é que é mais barato e tem menos turistas, algumas atrações já estão mais vazias do que no verão. O início da primavera (abril e maio) pode ser interessante por motivos parecidos com o outono, já que os preços são mais baixos e tem menos turistas que no verão.
     
  • Baixa temporada (de novembro a março): A maioria dos visitantes de baixa temporada utiliza Reykjavík como cidade-base, e combinam atividades culturais e noturnas na cidade com atividades como: cavalgadas, andar de snowmobile e visitar as piscinas termais e os spas.

É interessante sempre estar de olho nas previsões para a época para evitar pegar muita neve que impeça de realizar passeios e aproveitar ao máximo esse destino.

Veja também:

Escócia e a rota do Harry Potter

 

Origem - Coloque sua cidade, país ou região
Destino - Coloque sua cidade, país ou região
Ver datas mais baratas
1 passageiro, econômica

Você quer ser o primeiro a saber quando houver voos baratos??