Santiago é a capital do Chile e muitas vezes chamada de Santiago do Chile para distinguir de outras cidades do mesmo nome. É uma cidade metropolitana com mais de 6 milhões de habitantes que está localizada no vale central chileno e muito próxima da Cordilheira dos Andes.
Por ficar em uma região muito rica, Santiago do Chile possibilita uma infinidade de passeios que vão desde passeios à Cordilheira dos Andes, a grandes vinícolas, estações de ski, parques e belezas naturais! Confira nosso Guia de Santiago do Chile para aproveitar ao máximo sua viagem à capital chilena!
Brasileiros que viajam para o Chile não precisam de visto ou passaporte para entrar no país. Lembre-se apenas que a identidade deve ter menos de cinco anos e estar em bom estado.
O Aeroporto Internacional Comodoro Arturo Merino Benítez é o principal aeroporto do Chile. É considerado um dos aeroportos mais movimentados da América do Sul e da América Latina.
O aeroporto tem uma grande estrutura para receber turistas de toda parte do mundo. São mais de 20 restaurantes, cafés, bares e mais de 70 lojas com todo tipo de variedades: lembrancinhas, artesanatos, vinhos e tantas outras. No Aeroporto também tem 4 lojas duty-free e um hotel conectado ao aeroporto. Por ali também é possível encontrar banco, casa de câmbio e agência de turismo.
Em termos de localização o Aeroporto é de fácil acesso, está a cerca de 20 km do centro de Santiago do Chile e da Plaza de Armas. Para ir ao centro da cidade você pode optar por táxi, transfers de van ou carro, transporte por aplicativo ou até mesmo transporte público.
A moeda oficial do Chile é o peso chileno e existem diversas opções para trocar seu real brasileiro em peso chileno. É preciso apenas estar atento quanto a notas falsas e procurar fazer o câmbio em casas confiáveis.
Geralmente não é vantajoso fazer a troca no Brasil e no Aeroporto do Chile, por isso trazemos algumas possibilidades para você fazer a melhor cotação. O mais importante, porém, é estar de olho na cotação do dia que pode variar a ponto de ser um negócio vantajoso ou não. É interessante comprar um pouco de dinheiro no Aeroporto para fazer os pagamentos necessários até chegar ao seu hotel ou até o centro da cidade, mas deixe a maior parte do câmbio para fazer em casas de câmbio mais vantajosas. No aeroporto as casas de câmbio funcionam 24 horas por dia, todos os dias da semana.
A melhor cotação você encontrará no centro de Santiago do Chile. Na Calle Agustinas geralmente é possível encontrar as melhores cotações da capital chilena. O lugar é de fácil acesso e próximo a alguns dos principais pontos turísticos de Santiago do Chile. Outra opção é fazer o câmbio no bairro Providência, essa opção pode ser mais tranquila do que as casas de câmbio do centro da cidade, e costuma ter boas cotações. As melhores opções de casas de câmbios estão localizadas na Avenida Pedro de Valdívia.
Se você gosta da comodidade de usar o cartão de crédito mesmo em viagens internacionais, vale a pena conferir este post onde explicamos quais as vantagens, desvantagens e taxas aplicadas para esse tipo de pagamento.
Se o intuito da sua viagem é aproveitar Santiago para praticar esportes na neve, o ideal é ir pelos meses de junho a setembro. Se você não está com foco em ver neve e quer aproveitar a cidade e gosta do clima mais quente, o ideal são os meses de dezembro a março, o verão em Santiago do Chile.
É muito fácil se locomover em Santiago do Chile. Por ser uma cidade metropolitana o transporte público e outras opções são acessíveis e podem facilitar a locomoção por toda cidade.
Se você está planejando viajar para Santiago do Chile mas precisa fazer uma viagem mais econômica, o ideal é aproveitar as possibilidades de passeios gratuitos e ao ar livre. Dessa maneira você consegue aproveitar para conhecer vários lugares e não fugir do orçamento. Fazendo passeios gratuitos você também pode investir em outras coisas como acomodação e gastronomia. Confira algumas opções de passeios gratuitos em Santiago do Chile:
O Cerro de Santa Lucía é o ponto de onde surgiu Santiago do Chile. Por ser no alto do morro, o lugar é ideal para quem deseja tirar fotos lindas e olhar a cidade de um ângulo completamente. Você só vai precisar de um pouquinho de fôlego para subir as escadas do até o topo do morro.
Outro lugar para ter uma vista incrível é o Cerro San Cristóbal. O lugar fica no Parque Metropolitano e dá acesso a uma vista panorâmica de Santiago do Chile. Para ir até o topo do cerro você pode ir de teleférico ou de funicular, os dois pagos, ou fazer trilha a pé ou de bicicleta, e aí não pagar nada.
Esse é um dos pontos turísticos mais famosos de Santiago do Chile. Ele é a sede do governo chileno e é uma construção importante para a história do país. A troca de guardas do Palácio de La Moneda acontece todos os dias às 10 horas. Outra opção ainda no Palácio e gratuita é o passeio interno que acontece quatro vezes por dia.
Esse é um passeio para quem gosta de realmente provar os gostos e produções locais. O prédio é de 1872 e uma importante construção do país. Para os turistas que gostam de experimentar novas opções da gastronomia, o Mercado Central de Santiago do Chile é um lugar ideal para isso!
A igreja é um passeio imperdível para quem gosta de admirar arquitetura, história e arte. A Catedral foi construída no século 16 e hoje tem um estilo neoclássico. A igreja fica aberta de segunda a sábado das 09 às 19 horas e das 09 às 12 horas no domingo. Se você for religioso é possível verificar o horário para assistir à missa na Catedral.
O Parque Florestal está perto do centro e é um ambiente ideal para quem deseja praticar esporte ao ar livre ou aproveitar um fim de tarde andando de bicicleta ou aproveitando um pique nique. No local está localizada a Fuente Alemana, uma doação da Alemanha para celebrar os 100 anos de independência do Chile.
O Parque é onde está o Museu de Arte Contemporânea, o Museu de História Natural, o Museu Infantil e o Museu Ferroviário. O Parque Quinta Normal tem uma grande lagoa onde os turistas e moradores gostam de andar de pedalinho. Por ali também é possível aproveitar brinquedos para crianças, jardins e uma piscina municipal.
É considerado um dos parques mais bonitos da cidade e conta com quadras esportivas, áreas para piquenique, jardim de rosas, esculturas de obra e um ringue de patinação para os meses de inverno. A áreas também tem um espaço com cafés, restaurantes e centro de eventos.
Museu na lista de passeios gratuitos? Isso mesmo! Em Santiago do Chile é possível fazer visitas a Museus que não cobram entrada. O passeio é ideal
para os apaixonados por arte e história e também para conhecer a cultura local e os artistas do país. Confira algumas opções de Museus com entradas gratuitas:
O Museu Nacional de Belas Artes não cobra nada para entrada. Ele foi inaugurado em setembro de 1880 e é considerado o museu mais antigo da América do Sul. A construção faz referência a arquitetos, pintores e escultores da história da arte. Além disso, o Museu Nacional de Belas Artes tem mais de 5 mil peças que vão desde artistas chilenos até artistas internacionais de todas as épocas. O museu fica aberto de terça a domingo das 10 às 18h35.
Esse é outro museu que tem entrada gratuita, ele teve suas obras divididas com o Museu Nacional de Belas Artes. O acervo do Museu de Arte Contemporânea tem cerca de 2.800 peças fixas de artistas chilenos e internacionais e obras clássicas e modernas. Além das peças fixas, há também a exposição temporárias. O Museu funciona de terça a sábado das 11 às 19 horas. No domingo o museu fecha mais cedo, encerrando suas visitas às 18 horas.
O Museu da Memória e dos Direitos Humanos fica no Parque Quinta Normal e abre de terça a domingo das 10 às 18 horas. Em janeiro e fevereiro o horário é estendido e o Museu fecha às 20 horas. Um dos pontos altos desse museu é a parte que conta a história da ditadura militar chilena, que aconteceu entre 1973 e 1990. Os vídeos, fotos, painéis e documentos dão visibilidade à maneira como a ditadura do país violou os direitos humanos.
O último museu da nossa lista também fica no Parque Quinta Normal. Ele foi fundado em 1830 por Claudio Gay e é um dos mais antigos museus da América Latina. A ideia desse museu é preservar a memória das principais vegetações e minérios do Chile. O Museu também conta com espaço dedicado à botânica, zoologia, etnologia, antropologia, paleontologia e mineralogia com exposições fixas e temporárias. O horário de visitação é de terça a sábado das 10 às 17h20. No domingo o horário é das 11 às 17h20.
Se você gosta de aproveitar a vida noturna, aproveitar bares e baladas, separamos algumas dicas especiais para você aproveitar sua viagem!
O Bairro Bella Vista é um dos lugares mais boêmios de Santiago do Chile. Por ali dá para aproveitar o Pátio Bella Vista, um tipo de praça com bares e restaurantes onde é possível encontrar pubs, restaurantes de comida japonesa e muito mais. Por ficar perto da Universidad de Chile é bastante movimentado pelos estudantes. O lugar sempre tem uma programação para aproveitar ao máximo as noites chilenas!
Na época do inverno é quando os turistas mais procuram o Chile para esquiar e praticar esportes na neve. A época ideal para esse tipo de viagem focada em ver a neve é entre junho e setembro.
Esse é um dos principais locais para esquiar em Santiago por ser o complexo de esqui mais completo e o maior da América do Sul com opções de atividades para todas as pessoas. O local está a 46 km de Santiago do Chile e por isso, tem uma grande rede hoteleira.
El Colorado
O El Colorado está localizado a 36 km de Santiago do Chile e fica na montanha El Colorado. Também há uma rede hoteleira para receber quem deseja passar mais do que só a tarde no complexo. O complexo tem 112 pistas em 1300 hectares e uma altitude máxima de 3300 metros.
Esse complexo é uma estação de esqui procurada por profissionais. No lugar que está localizado a 38 km de Santiago, há um clube de ski que forma atletas para competições mundiais. O complexo tem 40 pistas radicais, escola para iniciantes e vários restaurantes para todos os gostos.
Aproveite para fazer download do nosso app de viagem e fazer parte da nossa comunidade nas redes sociais (Twitter, Instagram e Facebook) para descobrir rapidamente as melhores ofertas. Encontre hotéis baratos em Santiago.