#boraviajar? Ative as notificações e receba alertas de passagens aéreas baratas. ATIVAR

Viagem Internacional: Cartão ou dinheiro: Dicas do que usar?

Postado em Jueves 19, Septiembre 2019 em Recomendações

A dúvida de muitos viajantes na hora de fazer uma viagem internacional é: cartão ou dinheiro: O que usar na hora de viajar? Ter moeda estrangeira em mãos, seja em cartão ou dinheiro, é essencial para qualquer pessoa que pretende conhecer destinos internacionais. Antes de começar o passeio, você deve analisar as possíveis maneiras de levar dinheiro ao exterior, como notas em espécie ou cartão. Vale destacar que, para evitar imprevistos durante o passeio, recomenda-se ter a ao menos duas opções de pagamento disponíveis.

Seja peso argentino, peso chileno, dólar americano, dólar canadense, euro, entre outras opções, é muito importante consultar qual moeda levar para o seu destino, lembrando que países como argentina e chile vale a pena trocar os reais por lá e não no Brasil. 

Confira neste post o que usar em sua viagem Internacional: cartão ou dinheiro? 
 

Viagem internacional cartão ou dinheiro, o que usar na hora de viajar?
Viagem Internacional: Cartão ou dinheiro: Qual usar na hora de viajar?

 

Na dúvida de como levar dinheiro na sua viagem, o ideal é ter cuidado e considerar sempre um “plano B”. A gente recomenda embarcar com dólares, ou outra moeda, e também com o cartão de crédito. Dessa forma, você fica preparado para qualquer situação na sua trip pelos Estados Unidos, Europa ou América do Sul. 

Cartão ou dinheiro na hora de viajar?

Em primeiro lugar precisamos entender sobre o IOF, você sabe o que é? O IOF é o Imposto sobre Operações Financeiras, é um imposto federal pago por pessoas físicas e jurídicas ao efetuarem operações de crédito, câmbio, seguros ou operações de títulos e valores mobiliários.

A porcentagem para cada operação é distinta, ou seja, fazer um empréstimo, comprar dólares para viajar, fazer saques com o cartão de crédito, fazer algum investimento, você pagará IOF e será de acordo com o tipo de operação financeira. 
 

Dinheiro em espécie

Quem viaja ao exterior precisa ter um pouco de “dinheiro em espécie” do país, isso é fundamental para qualquer emergência, uma vez que ele está para os pequenos gastos, como metrô, táxis, cafés, artes de rua e gorjetas.  

Dependendo do país que você vai visitar, pesquise o destino para embarcar com moeda local e planejar quanto, em média, poderá gastar em despesas menores, evitando assim perdas de tempo e dinheiro buscando casas de câmbio quando chegar no destino. 

A grande vantagem do dinheiro em espécie em relação aos cartões é que o custo do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) pago na operação cambial é menor, de 1,1%, contra os 6,38% apresentados pelo  cartão de crédito.

 

Dinheiro em espécie serve para pagar metrô, táxis, cafés, artes de rua e gorjetas.
Dinheiro em espécie serve para pagar metrô, táxis, cafés, artes de rua e gorjetas.

 

Vantagens de comprar dinheiro em espécie

- Controlar melhor o dinheiro. Quando você tem um montante em mãos e pode gastar apenas aquilo que está com você, fica mais difícil perder o controle. 

- IOF melhor em relação ao usado com cartões de crédito e débito, sendo 1,1%, contra os 6,38% apresentados pelo  cartão. 

Desvantagens de comprar dinheiro em espécie

-A verdade é que andar com grandes montantes de dinheiro não é nada seguro. 

- Cotação flutuante. A cotação pode mudar em pouco tempo então não é possível ter uma noção de qual valor pagar na moeda amanhã, por exemplo. 

- Notas falsas. Por isso indicamos sempre comprar dinheiro em casas de câmbio autorizadas. Em outras casas de câmbio é muito comum que o dinheiro entregue seja falso. 

- Sobra de dinheiro. Você pode ficar com dinheiro no final da viagem e precisar comprar reais de novo, o que pode te deixar em desvantagem.
 

Cartão de crédito ou débito

A primeira coisa a se fazer se você pretende usar seu cartão no exterior é desbloquear essa função. Na maioria dos bancos é possível fazer isso pelo aplicativo ou pelo site. De qualquer forma, o cartão só poderá ser utilizado com função de uso no exterior desbloqueada.

O IOF aplicado para comprar com cartão de crédito ou débito no exterior é de 6,38% sobre o valor gasto em moeda estrangeira. Bem mais do que a taxa aplicada para compra de moeda em espécie. Além disso, o calculo leva em conta o câmbio do dia. 

Algo que merece uma atenção especial é referente ao saque no exterior. Além da taxa de IOF é cobrada uma taxa de transação do seu próprio banco e do banco que facilita esse serviço. Dessa maneira, é importante saber com o seu banco o valor de cada taxa aplicada para ter certeza se vale a pena ou não. 
 

Cartão de Crédito na hora de viajar? Veja as vantagens e desvantagens.
Cartão de Crédito na hora de viajar? Veja as vantagens e desvantagens.

 

Vantagens de Cartões  de crédito ou débito

- Muito mais segurança. 

- A cotação cobrada é do dólar comercial e não turismo. O turismo, que compramos em espécie, é sempre mais caro. 

- Comodidade. Depois de desbloquear a função internacional você não precisa se preocupar com mais nada.

Desvantagensde viajar apenas com cartões  de crédito ou débito

- Muito fácil perder o controle financeiro. Com o cartão de crédito podemos perder a noção dos gastos. 

-  Você vai pagar o IOF de 6,38% por usá-los no exterior. 

- Alguns serviços e estabelecimento aceitam apenas dinheiro. 

 

Conclusão - Cartão ou dinheiro: na hora de viajar?

Escolher entre o cartão ou o dinheiro, não é fácil, vai depender de como estão as suas finanças na hora de viajar, mas o ideal, ainda mais se é uma viagem internacional é que você tenha as duas opções disponíveis.

Dê preferencia ao uso de dinheiro, evitando assim voltar com dívidas da viagem e deixe o cartão apenas para necessidades mais importantes, uma vez que a taxa do IOF é maior. 

Para evitar problemas com notas falsas, use sempre trocado ao pagar táxis, metrô. Tenha câmbio, isso vai te ajudar muito. 

Vale ler também:

No Turismocity você pesquisa centenas de sites de passagens aéreas em uma única busca, faça download do nosso app de voos baratos e venha fazer parte da nossa comunidade nas redes sociais (TwitterInstagram e Facebook) para descobrir rapidamente as melhores ofertas.




BUSQUE O SEU VOO

Origem - Coloque sua cidade, país ou região
Destino - Coloque sua cidade, país ou região
Ainda não defini as datas