Gabrielle Barbosa

Viajar de avião dentro do Brasil precisa do teste de Covid?

Atualizado em Miércoles 19, Enero 2022 Postado em Miércoles 19, Enero 2022 em Dicas de Viagem

Viajar de avião dentro do Brasil precisa do teste de Covid ? Viajar dentro do Brasil precisa de vacina? Essas podem ser algumas perguntas que você tem se feito quando planeja sua viagem nacional ou até mesmo preparando a documentação necessária para embarcar. Nesse post vamos tirar suas dúvidas e explicar se para viajar de avião dentro do Brasil precisa de teste de Covid, vacinação completa e outros detalhes. 

Viajar de avião dentro do Brasil precisa do teste de Covid?

Com as mudanças constantes nas regras de viagens e também com a possibilidade da companhia aérea fazer suas próprias exigências, muitas pessoas podem ficar confusas se para viajar de avião dentro do Brasil precisa do teste de Covid.

A verdade é que a ANAC, Agência Nacional de Aviação Civil, não obriga que o teste de Covid seja feito para andar de avião. Sendo assim, o passageiro não é obrigado a apresentar um resultado de exame negativo de Covid-19 para o embarque de voos nacionais. 

Em viagens nacionais, o passageiro deve apenas seguir os protocolos recomendados de segurança como uso de máscara, respeito ao distanciamento social e também se atentar às exigências da própria companhia aérea. 

Para viagens nacionais, o teste de Covid-19 é uma medida preventiva que pode ser feita por passageiros que desejam garantir a segurança já que o avião é um espaço fechado que pode colaborar para a proliferação do vírus. Mesmo sabendo que não é obrigatório, existem duas modalidades de teste de Covid-19 que você pode fazer: o teste RT-PCR ou o teste rápido e sorológico. O teste RT-PCR é o considerado mais eficaz por conseguir detectar em qual fase de contaminação o vírus está.

Viajar de avião dentro do Brasil precisa do teste de Covid?

Encontre passagens aéreas para o Brasil com vários destinos nacionais e opções de saída. 

Em quais casos é necessário fazer o teste de Covid?

Os únicos casos em que é necessário apresentar o exame de Covid-19 com resultado negativo é para viagens internacionais. O teste é necessário para esses casos e dependendo da exigência do país, você pode realizar o teste nos aeroportos brasileiros e também em muitos aeroportos dos destinos internacionais. Nos aeroportos, o teste exigido para embarque internacional é o RT-PCR. 

Documentos permitidos para embarque nacional 

Viajar de avião dentro do Brasil precisa de vacina? 

Não é obrigatório a vacinação completa para viajar de avião dentro do Brasil. Se você tem apenas uma ou duas doses de vacina do Covid-19 e ainda não tem o reforço, pode viajar de avião normalmente. O único problema é que, dependendo do destino escolhido e dos lugares que você frequentar, pode ser que o comprovante de vacina seja exigido até mesmo em território nacional para entrar em restaurantes, museus e outros tipos de lugares. 

Para garantir a sua segurança e a segurança de outras pessoas, o mais indicado pela ANVISA e pelo Ministério da Saúde, é que você viaje apenas quando estiver pelo menos com duas doses da vacina. Além disso, outras recomendações são: 

  • Não viajar se apresentar qualquer um dos sintomas da Covid-19 como febre, tosse, dor de garganta, coriza ou falta de ar. 
  • Usar sempre a máscara de proteção recomendada. 
  • Não tocar nos olhos e bocas.
  • Usar álcool em gel 70% para a desinfecção quando não houver água e sabão.
  • Evitar aglomeração.
  • Manter a distância de 1 metro em lugares públicos. 
Viajar de avião dentro do Brasil precisa do teste de Covid?

Como comprovar a vacinação

Mesmo não sendo obrigatório, é importante estar vacinado e ter meios para comprovar a vacinação. Você pode fazer isso através do aplicativo Conecte SUS. Esses dois posts podem ser importantes pra você:

Origem - Coloque sua cidade, país ou região
Destino - Coloque sua cidade, país ou região
Ver datas mais baratas
1 passageiro, econômica

Você quer ser o primeiro a saber quando houver voos baratos??