Gabrielle Barbosa Fiorderize

5 destinos do Chile para conhecer esse ano!

Atualizado em Miércoles 24, Abril 2024 Postado em Miércoles 24, Abril 2024 em Recomendações de viagem

Quer viajar para o exterior sem precisar ir tão longe? Nesta nota, contamos sobre 5 destinos no Chile imperdíveis que você não sabia que existiam mas que são lindos e uma excelente opção para as suas férias!

O Chile é um dos países mais completos em termos de turismo, podendo encontrar destinos espetaculares em todo o país com diversas atrações: turismo de aventura, cultural, enológico, astronômico e muito mais.

Sendo um país vizinho, não é preciso ir tão longe para desfrutar de paisagens inesquecíveis que provavelmente não conhecia.

Aproveite para pesquisar passagens aéreas baratas para o Chile , hotéis e passeios e atividades no Chile 

5 destinos no Chile

1- Deserto do Atacama

O Deserto do Atacama está localizado na região de Antofagasta, no norte do país, fazendo fronteira com a Bolívia e a Argentina. É o deserto mais seco do mundo e é o lugar com menos chuva que qualquer viajante pode visitar.

Está localizado a mais de 2.000 metros de altitude, chegando a atingir 6.000 em suas montanhas mais altas.

No deserto você pode passar por vales de areia entre enormes formações rochosas, desfrutar de paisagens corrompidas pelo vento, salinas e lagoas onde centenas de flamingos chegam para se alimentar.

O que fazer no Deserto do Atacama?

Gêiseres de Tatio

Um gêiser é um tipo de fonte termal que ejeta grandes colunas de água fervente com grande força.

Esta atração está localizada ao norte de San Pedro de Atacama, a uma altitude de aproximadamente 4.264 metros. El tatio em quíchua significa “O velho que chora”, é o terceiro maior campo de gêiseres do mundo.

As fumarolas emergem do solo atingindo uma temperatura de 85°C. Este show pode ser melhor visto entre 6 e 7 horas da manhã, quando a temperatura está abaixo de zero.

Para visitar este local, vários cuidados devem ser levados em consideração, como manter uma distância segura ao se aproximar dos gêiseres, não cheirar ou inalar os vapores e não esquecer de usar roupas quentes.

Lagunas de Baltinache

As lagoas de Baltinache são formadas por um sistema de sete lagoas de água salgada conectadas no subsolo no meio do deserto do Atacama, cercadas pela incrível paisagem da região. As lagoas variam de 3 a 30 metros de diâmetro, cobertas de águas azul-turquesa, que destacam o interior da Cordilheira do Sal.

Uma particularidade destas lagoas é que devido à elevada concentração de sal na água, o corpo flutua sem qualquer esforço.

Cuidado: você só pode entrar em 2 deles.

5 destinos no Chile para conhecer esse ano - Lagunas de Baltinache

Astroturismo no deserto

O Deserto do Atacama também é conhecido por ser possivelmente o melhor lugar do mundo para observar as estrelas.

Existem várias visitas guiadas ao redor de San Pedro que o levarão ao parque de telescópios para se maravilhar com os anéis de Saturno, crateras lunares, nebulosas e até uma supernova.

No entanto, para desfrutar desse espetáculo noturno que o deserto oferece, não é imprescindível contratar uma dessas excursões. Basta se afastar alguns metros da cidade, encontrar um local sem poluição luminosa e observar as constelações.

5 destinos no Chile para conhecer esse ano - Deserto do Atacama

Como chegar ao Deserto do Atacama?

Para chegar ao Deserto do Atacama da Argentina, você deve primeiro voar para Santiago e depois pegar outro voo para Calama.

Calama tem um aeroporto que recebe entre 7 e 10 voos diários, a maioria deles de Santiago do Chile. De Calama a San Pedro há apenas uma hora de carro.

Confira passagens aéreas baratas para Calama e hotéis no Deserto do Atacama 

2- Patagônia Chilena

A Patagônia chilena se estende de Cochamó ao Cabo Horn e, portanto, abrange (de norte a sul) parte da região de Los Lagos, toda a região de Aysén e parte da região de Magallanes.

É quase impossível ver tudo em uma única viagem, entre outras coisas porque inclui quilômetros e quilômetros de fiordes, áreas isoladas, parques nacionais, geleiras, trekking e outras atrações naturais que levarão mais tempo do que você imaginava.

Que lugares visitar na Patagônia Chilena?

Cochamó

Cochamó em Mapudungún significa "o lugar onde os estuários de água doce e o mar se encontram". A Patagônia Chilena começa oficialmente aqui.

Reconhecida por suas várias trilhas, que margeiam rios tumultuosos e cristalinos, uma de suas maiores atrações é o Vale de Cochamó: La Junta: um lugar mágico para acampar cercado por gigantescas montanhas de granito e atrações naturais para admirar.

Vulcão Osorno

O Vulcão Osorno está localizado a poucos quilômetros das cidades que circundam o espetacular Lago Llanquihue, como Puerto Varas, Puerto Octay e Puyehue, e Osorno, um pouco mais distante. Este vulcão se tornou uma das maiores atrações do sul do Chile, especialmente no inverno.

Chaitén

Chaitén é uma comuna da zona sul do Chile localizada na província de Palena. Dentro desta comuna, as principais atrações são o vulcão Chaitén, que devastou a cidade em 2008 (você pode fazer a subida), as Termas El Amarillo e o Parque Pumalín, um exemplo único de conservação.

Futaleufú

Futaleufú é um daqueles lugares que você não pode perder se você é um amante do turismo de aventura. Muitas trilhas saem da cidade, entre as quais as mais famosas são a Sierra Teta, o Mirador e a Garganta del Diablo. Além disso, fazer rafting neste local é quase uma obrigação.

Puerto Río Tranquilo

Às margens do Lago General Carrera, um dos maiores da América do Sul, Puerto Río Tranquilo é o lugar ideal para desfrutar de uma das formações naturais mais incríveis da Patagônia chilena: as capelas de mármore.

Este santuário natural da Capilla de Mármol é um monumento nacional chileno, composto por um conjunto de formações minerais de carbonato de cálcio. Ali mesmo, nas barracas do porto, você pode contratar excursões para explorá-las de barco ou caiaque.

É aconselhável ter uma margem de tempo, pois em dias de muito vento, os barcos não saem porque é perigoso.

5 destinos no Chile para conhecer esse ano - Capelas de Mármore

Puerto Natales

Puerto Natales é bastante visitada devido à sua proximidade com o Parque Nacional Torres del Paine, que os chilenos afirmam ser a Oitava Maravilha do Mundo. Conhecida mundialmente pelas Torres del Paine, que são gigantes de granito modelados pela força do gelo glacial.

Verdade ou não, a verdade é que o parque é maravilhoso e merece uma visita. É um daqueles lugares para ver pelo menos uma vez na vida.

5 destinos no Chile para conhecer esse ano - Torres del Paine

Como chegar na Patagônia Chilena?

Viajar de carro tem o charme e a vantagem de organizar o percurso à vontade sem depender dos outros é um plus a ter em conta.

Aproveite para fazer o aluguel de carros

3- Santiago e arredores

Santiago é a capital do Chile e é considerada a terceira cidade da América do Sul com melhor qualidade de vida. É uma cidade que, pela sua localização geográfica, proporciona paisagens únicas, além de ser um grande centro económico e cultural.

Enormes parques urbanos de arranha-céus com vistas incríveis, museus fascinantes e arquitetura moderna excepcional coexistem em sua área metropolitana.

Localizado em um vale, é cercado por montanhas que oferecem planos atraentes como esquiar no inverno, trekking, cavalgadas, escaladas e descobrir os sabores das comidas típicas em um piquenique.

Pela localização central, Santiago também está a poucas horas da praia, assim é possível conhecer Valaparíso, Viña del Mar e outros balneários da região como o porto de San Antonio, Rocas de Santo Domingo, Isla Negra , entre outros.

Confira passagens aéreas baratas para Santiago e hotéis em Santiago

Busque também mais opções de passeios e atividades em Santiago do Chile 

O que fazer em Santiago?

Dentro de Santiago também existem grandes parques e áreas naturais. Um deles é o Parque Metropolitano localizado no Cerro San Cristóbal, onde você pode visitar o Zoológico, trilhas de trekking, piscinas, o Santuário da Imaculada Conceição que está localizado em seu cume, o funicular e o teleférico.

Além disso, Santiago representa cultura e história e isso pode ser visto na grande presença de museus, incluindo o Museu de Belas Artes, Museu da Memória, Museu de Arte Contemporânea e Museu Pré-Colombiano.

E como não falar de compras. Embora a mudança não seja mais tão favorável para os argentinos, viajar para Santiago ainda é sinônimo de compras. Por ter as melhores marcas internacionais, muitas das quais não estão na Argentina, é uma oportunidade de encontrar boas oportunidades em roupas.

Além disso, em poucos dias abre a primeira loja Ikea, uma verdadeira oportunidade de adquirir móveis e decoração para a casa, a bons preços.

5 destinos no Chile para conhecer esse ano - Santiago 

O que visitar nos arredores?

Valparaíso

A apenas duas horas de Santiago, Valparaíso é um dos principais portos do país e seu centro histórico tem a categoria de Patrimônio Mundial concedido pela UNESCO em 2003.

É uma cidade portuária, conhecida por suas colinas coloridas, casas e murais pintados pelos próprios portenhos (como são chamados, assim como os de Buenos Aires), por sua atmosfera boêmia e por seus famosos funiculares, dos quais 16 foram declarados Patrimônio Histórico Nacional Monumentos.

5 destinos no Chile para conhecer esse ano - Valparaíso

Viña del Mar

Viña del Mar é a cidade irmã de Valparaíso, eles ficam a apenas 20 minutos, então você pode visitar os dois na mesma viagem.

Você encontrará um belo calçadão costeiro e belas praias de areia branca para explorar e desfrutar no verão, além de outras atrações como o Relógio de Flores, a Quinta Vergara onde se realiza o famoso "Festival de Viña del Mar", entre outros.

4- Praias chilenas

Não é necessário ir ao Caribe para encontrar boas praias. O Chile tem um longo litoral que circunda quase todo o seu território, onde você pode encontrar um grande número de praias, ideais para aproveitar o sol.

Embora suas águas sejam muito frias em comparação com outras praias da América Latina, suas cores, areia e belas paisagens naturais posicionam o Chile como um destino muito sedutor para o turismo de verão.

Baía Inglesa

A apenas 6 km da cidade de Caldera fica o balneário de Bahía Inglesa, o "Caribe chileno". Esta praia ganhou um lugar na lista das melhores praias do Chile pela beleza de sua costa, onde se formam pequenas piscinas naturais que pontilham as praias de águas cristalinas.

Playa Blanca, El Chuncho e La Piscina são as três praias que fazem parte da área, embora existam muitas mais nos arredores. Todos adequados para esportes aquáticos e caminhadas.

5 destinos no Chile para conhecer esse ano - Baía Inglesa

Praia da Cavancha

O centro de Iquique, no norte do Chile, abriga esta praia de águas mornas e ondas suaves, perfeita para nadar.

Também será apreciado pelos fãs de esportes como o surf. Nos arredores, palmeiras tropicais, áreas de lazer, parques e casas noturnas o tornam um destino perfeito para toda a família.

Playa la Virgen

A cerca de 40 minutos de carro da Baía Inglesa você encontrará outra das melhores praias do Chile: Playa la Virgen.

Você ficará surpreso com sua semelhança com uma praia do Caribe, exceto pela temperatura da água, talvez muito fria em comparação com outras do norte do país.

5- Rapa Nui

Você sabia que a apenas 5 horas de Santiago do Chile você pode estar em uma ilha habitada no meio do Oceano Pacífico?

Rapa Nui ou também chamada de "Ilha de Páscoa" é uma das ilhas habitadas mais isoladas do mundo. Suas tradições, seus moais gigantes, seus mitos e suas lendas encantaram viajantes de todo o mundo.

O mais particular desta ilha é que ainda se desenvolve a cultura nativa ou da Ilha de Páscoa dos "rapanui", que preservam e praticam os costumes de seus ancestrais, com destaque para os Moais erguidos há centenas de anos, que ainda estão de pé e são altamente protegido.

O que fazer em Rapa Nui?

Os lugares turísticos de Rapa Nui são muitos, e as formas de visitá-los são variadas. Se você quer saber o que ver e o que fazer na ilha, aqui estão algumas ideias:

Experimente a sua gastronomia

A comida típica de Rapa Nui resgata preparações tradicionais de seu passado ancestral, como o umu ou o tunu ahi, e ao mesmo tempo incorpora novos ingredientes e preparações que são reflexo do intercâmbio cultural e gastronômico da ilha.

Entre os pratos mais comuns estão as empanadas fritas de atum, o Umu Rapa Nui, também conhecido como curanto pascuense.

Confira esse post:

Pôr do sol e nascer do sol em Ahu Tongariki

Ahu Tongariki é a plataforma cerimonial Moai mais visitada de toda a ilha e de onde você pode ver os melhores nascer e pôr do sol. Uma excursão a este local é essencial para fazer em Rapa Nui, pois é considerada a plataforma mais bem preservada dos Moais.

5 destinos no Chile para conhecer esse ano - Rapa Nui

Mirantes 

Ir aos diferentes mirantes da Ilha de Páscoa também é essencial. Os mais importantes com as melhores vistas são:

  • Vulcão Rano Kau: daqui você pode ver a cratera do Vulcão Ranu Kau,
  • Hanga Roa: aqui você pode ver as praias e pedras pretas da ilha com alguns Moais ao fundo.

Banho de sol na praia de Anakena

A Praia Anakena é a principal praia de Rapa Nui e um destino imperdível para todos os visitantes.

Este spa está localizado a 25 minutos da cidade de Hanga Roa, com águas transparentes e areias brancas que rondam os 20°C durante todo o ano.

Como chegar a Rapa Nui?

A LATAM é a única companhia aérea que voa para a ilha. Seus voos partem do Aeroporto Internacional de Santiago e levam cerca de cinco horas para a viagem de ida. Neste mesmo mês a companhia aérea retomou estes voos, depois de a ilha ter estado fechada ao turismo durante 2 anos devido à pandemia.

Normalmente operam três vezes ao dia na alta temporada (outubro a abril) e até duas vezes ao dia (quarta e domingo) na baixa temporada (maio a setembro).

Com essas opções de destinos no Chile você só precisa escolher a sua favorita, se preparar e fazer as malas! 

Origem - Coloque sua cidade, país ou região
Destino - Coloque sua cidade, país ou região
Ver datas mais baratas
1 passageiro, econômica

Você quer ser o primeiro a saber quando houver voos baratos??