Gabrielle Barbosa

Qual a melhor época para visitar as praias do Nordeste?

Atualizado em Viernes 14, Enero 2022 Postado em Viernes 14, Enero 2022 em Recomendações de viagem

O Nordeste é uma das regiões mais encantadoras e lindas do nosso país. As belezas naturais atraem turistas de todas as partes do Brasil e do mundo. Mas você sabe qual a melhor época para visitar as praias do Nordeste

Nesse post vamos te contar tudo o que você precisa saber para viajar na melhor época para visitar as praias do Nordeste e aproveitar tudo que essa região cheia de atrativos tem a oferecer! 

Qual a melhor época para visitar as praias do Nordeste? 

O Nordeste do Brasil é uma região extensa com mais de 3 mil km de litoral e nove estados: Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. Por ser uma região tão grande também é bastante variável sobre a melhor época para visitar as praias do Nordeste de acordo com o estado e cidade que você pretende conhecer. 

Temperaturas 

Para saber qual a melhor época para visitar as praias do Nordeste vale a pena dizer que temperaturas baixas não serão um problema. 

Essa região do Brasil é conhecida pelas altas temperaturas e pelos dias de sol. Sendo assim, dificilmente você irá encontrar temperaturas abaixo dos 21ºC até mesmo nos dias mais frios, o que facilita bastante para os dias de sol nas praias. Quando o assunto é temperaturas altas, no Nordeste os termômetros podem ultrapassar bastante 30ºC e quem não está acostumado, é bom se preparar e nunca esquecer o protetor solar e a garrafinha de água.

Período de Chuva 

Já que as temperaturas não são o problema, o que levar em consideração para escolher a melhor época para visitar as praias do Nordeste?

Bom, as chuvas podem atrapalhar seus dias de passeio. O período de chuva é principalmente de janeiro a julho, e as chuvas se espalham por todo estado. Se você pretende viajar para o Nordeste entre esses meses é importante ficar de olho na previsão do tempo.

Alta Temporada 

Por ser uma região muito turística, ter praias e muitas belezas naturais, não é de se admirar que em período de férias as cidades do nordeste fiquem bastante cheias. Em época de férias escolares que compreendem os meses de janeiro, julho e dezembro, apesar de ser uma boa escolha para alguns estados por ter pouca chuva, pode ser uma má escolha para quem gosta de lugares mais tranquilos e menos cheios. 

Um ponto negativo da alta temporada é que os preços também podem subir em comparação com meses em que os destinos turísticos não são tão procurados. Inclusive, grande parte das promoções e ofertas de viagens acontecem para períodos de baixa temporada. Vale a pena pesar o que vale mais a pena pra você e se você fará uma viagem sozinho ou em mais pessoas.

Carnaval

Apesar de não ser período de férias escolares, março também é uma época que as praias e cidades nordestinas podem ficar bem cheias por coincidir com a época do Carnaval. Destinos como Salvador, Olinda, Recife e outras cidades do Nordeste costumam ter festas de ruas e muitos foliões por toda a cidade. Se você é daqueles que gostam da agitação e comemora a época de Carnaval, essa é com certeza a melhor época para visitar as praias do Nordeste! 

Qual a melhor época para visitar as praias do Nordeste? 

Festividades 

O Nordeste é conhecido pela festa de São João, considerada uma das melhores festas juninas do Brasil. Nessa época as cidades nordestinas ficam ainda mais coloridas e decoradas para receber turistas de toda parte. Assim, junho se torna a melhor época para visitar as praias do Nordeste e ainda aproveitar uma festa local e regional com comidas típicas e muita alegria.

Estado por Estado

1- Maranhão

Períodos mais secos: agosto a novembro 

Períodos mais chuvosos: janeiro a maio 

Qual a melhor época para visitar o Maranhão 

Encontre passagens aéreas para São Luís

2- Piauí 

Períodos mais secos: junho a setembro

Períodos mais chuvosos: janeiro a maio 

Qual a melhor época para visitar o Piauí?

Encontre passagens aéreas para Teresina

3- Ceará 

Períodos mais secos: agosto a dezembro

Períodos mais chuvosos: fevereiro a junho

Qual a melhor época para visitar o Ceará?

Encontre passagens aéreas para Fortaleza

4- Rio Grande do Norte 

Períodos mais secos: setembro a janeiro

Períodos mais chuvosos: março a julho

Qual a melhor época para visitar o Rio Grande do Norte?

Encontre passagens aéreas para Natal

5- Paraíba

Períodos mais secos: setembro a dezembro

Períodos mais chuvosos: março a agosto

Qual a melhor época para visitar Paraíba?

Encontre passagens aéreas para João Pessoa

6- Pernambuco

Períodos mais secos: setembro a dezembro 

Períodos mais chuvosos: março a agosto 

Qual a melhor época para visitar Pernambuco?

Encontre passagens aéreas para Recife 

7- Alagoas 

Períodos mais secos: outubro a janeiro 

Períodos mais chuvosos: maio a julho 

Qual a melhor época para visitar Alagoas?

Encontre passagens aéreas para Maceió

8- Sergipe 

Períodos mais secos: outubro a janeiro 

Períodos mais chuvosos: maio a agosto

Qual a melhor época para visitar Sergipe?

Encontre passagens aéreas para Aracaju

9- Bahia 

Períodos mais secos: outubro a fevereiro 

Períodos mais chuvosos: março a agosto 

Qual a melhor época para visitar a Bahia? 

Encontre passagens aéreas para Salvador 

Por serem também estados grandes é importante verificar não apenas a previsão para o estado do nordeste que você pretende conhecer, mas as previsões de tempo para as cidades podem mudar também e entendê-las pode te ajudar a definir a melhor época para visitar as praias do Nordeste. 

Confira esse post com 14 destinos no nordeste para conhecer e ter uma viagem incrível!

Origem - Coloque sua cidade, país ou região
Destino - Coloque sua cidade, país ou região
Ver datas mais baratas
1 passageiro, econômica

Você quer ser o primeiro a saber quando houver voos baratos??